Maratona de palestras e workshops agitaram segundo dia da Latinoware 2011
20 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaA Conferência Latino Americana de Software Livre – Latinoware 2011, realizada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), seguiu agitada no segundo dia do evento. Palestras, exposições, mesas redondas e workshops impuseram o ritmo das atividades e lotaram os espaços de eventos. O encerramento da conferência deste ano, que bateu recorde de inscritos, acontece nesta sexta-feira (21), às 17 horas, com uma palestra de Jon 'Maddog' Hall, diretor executivo da Linux International e uma das figuras mais famosas do software livre.
A programação do segundo dia, repleta de atrações, contou com o Workshop Internacional sobre e-Health em Economias Emergentes - IWEEE 2011, organizado pela associação GNU Solidário. Na pauta das discussões, os avanços tecnológicos para melhorar a saúde e a educação nos países emergentes como ferramentas que podem ser oferecidas aos médicos e instituições de cada país.
Em uma das apresentações, o diretor de inovação tecnológica da Presidência do Paraguai, Nicolás Caballero, apresentou os benefícios do uso do software livre na medicina de seu país. “Com as tecnologias livres, podemos contribuir na formação de pessoas livres, independentes, críticas e autônomas. O software livre é uma solução madura e de êxito em vários países”, destacou.
4Linux Caça Ideias na Latinoware
20 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaA 4Linux está em busca de novos talentos na Latinoware 2011. Nesta sexta-feira (21), às 10h, a empresa realiza em seu estande o Caça Ideias Android e Arduino. Entre os inscritos na promoção, três foram selecionados para apresentar em 10 minutos os seus projetos no evento. O autor da melhor ideia será premiado com um Tablet Galaxy 10' Android 3.0.
Caça-níqueis se transformam em inclusão social
20 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários ainda
A preocupação socioambiental parece mesmo estar ganhando cada vez mais força na Latinoware e um bom exemplo disto são as ações do Centro Marista de Inclusão Digital (CMID). O Projeto Alquimia – desenvolvido em parceria com o Ministério Público Estadual (RS) – transforma a sucata dos caça-níqueis em inclusão social.
Como o funcionamento destes equipamentos é proibido no Brasil, eles são apreendidos pelo Ministério Público e alguns deles posteriormente doados ao projeto, que tem a missão de reaproveitar estas peças e transformar em outros computadores, artesanato ou até mesmo em um motor para cadeira de rodas.
O trabalho é realizado em bairros carentes de Porto Alegre (RS) e Santa Maria (RS), e também tem um cunho educacional. Os instrutores - professores do próprio centro – enxergam na sucata a matéria-prima ideal para a produção de outros materiais e oferecem aos adolescentes aulas de robótica livre, eletrônica, física e outras disciplinas técnicas.
Paraguai apresenta as suas ferramentas livres da área da medicina
20 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaComo parte da programação da Latinoware 2011, nesta quinta-feira (20), iniciou o Workshop Internacional sobre e-Health em Economias Emergentes - IWEEE 2011. O evento, organizado pela associação GNU SOLIDÁRIO, está discutindo como os avanços tecnológicos podem auxiliar para melhorar a saúde e a educação nos países emergentes.
Em uma das apresentações, o diretor de inovação tecnológica da Presidência do Paraguai, Nicolás Caballero, apresentou os benefícios do uso do software livre na medicina de seu país. “Com as tecnologias livres, podemos contribuir na formação de pessoas livres, independentes, críticas e autônomas. O software livre é uma solução madura e de êxito em vários países”, destacou.
Além disso, Caballero fez um breve histórico do uso das tecnologias livres no Paraguai, que iniciou em 2008 em órgãos públicos como a Empresa de Servicios Sanitarios Del Paraguai (ESSAP), a Comision Nacional de Telecomunicaciones Asuncion Paraguay (CONATEL) e a própria presidência do país.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia faz parte da programação da Latinoware
20 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), está promovendo em todo o país a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. Em Foz do Iguaçu o evento está acontecendo paralelo a Latinoware, entre os dias 19 e 21 de outubro.
Durante os três dias, os participantes poderão participar de um Showroom Tecnológico, que conta com a exposição de serviços oferecidos por empresas parceiras do Sebrae, palestras e apresentações.
Osvaldo César Brotto, gerente regional oeste do Sebrae/PR, conta que a equipe está satisfeita com a participação e as visitas ao estande. Segundo ele, empresários estão buscando informações ligadas à tecnologia, meio ambiente e inovação, e analisando de que forma o Sebrae pode contribuir para a melhoria de seu negócio.
“Nós disponibilizamos recursos financeiros para micro e pequenas empresas que estão buscando por alguma forma de inovação. Com esse subsídio o empresário implanta qualidade, inovação, melhora o processo produtivo, desenvolve o produto, melhora a embalagem, ou seja, faz com que a empresa cresça”, completa. A expectativa é que os empresários conheçam o serviço e passem a utilizar mais este recurso que o Sebrae disponibiliza.