Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Latinoware 2011 presente no Fisl12

29 de Junho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A Conferência Latino-Americana de Software Livre - Latinoware 2011 está sendo divulgada no 12º Fórum Internacional Software Livre (Fisl 11). Representantes da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que estão à frente da organização do evento, estão em Porto Alegre participando do Fisl.

Além do contato com palestrantes e representantes de comunidades e grupos de usuários, também estão sendo distribuídos materiais promocionais da Latinoware 2011, no estande da Libre Office.

Aberto oficialmente nesta quarta-feira (29), o Fisl está sendo realizado no Centro de Eventos da PUC e, até o próximo sábado, reunirá centenas palestras, discussões e novidades do mundo do software de código aberto.

O Fisl é o maior evento de software livre da América Latina e é um lugar estratégico para captar participantes e patrocinadores para a Latinoware. Serão quatro dias de divulgação intensa, com distribuição de material promocional, folders, guppies (bonecos mascotes do evento), sorteio de camisetas e inscrições”, explica Daniela Veronezi, gerente da Assessoria de Comunicação do PTI.

leia mais



Dries Buytaert, criador do Drupal, confirma presença na Latinoware 2011

28 de Junho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Dries Buytaert virá ao Brasil pela primeira vez em sua vida. O inventor do Drupal decidiu transformar seu hobby em um modelo de negócios livre, de código aberto e ele vai contar tudo sobre isto na Latinoware 2011. Abaixo vemos um bate-papo entre ele e nosso coordenador do evento, Cesar Brod, sobre as raízes do Drupal e em como ganhar vida com software livre.

Cesar Brod: Primeiro, Dries, obrigado por concordar em participar da Latinoware 2011. Tenho certeza de que todos os participantes ficarão muito felizes em comemorar com você o décimo aniversário do Drupal. Qualquer um pode pesquisar na Internet e encontrar a história do Drupal e como ele evoluiu de uma espécie de edital de dormitório de Universidade para um Sistema de Gestão de Conteúdo de pleno direito com código aberto. Bem, há dez anos, você teve uma ideia clara sobre como realmente ganhar dinheiro com software livre e de código aberto?

leia mais



GTInfo representa Arapiraca na Latinoware 2011

27 de Junho de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Como parte do projeto Viva Arapiraca, um grupo de especialistas do Grupo de Tecnologia da Informação (GTInfo) da Prefeitura de Arapiraca vai representar o município e o Estado de Alagoas na sétima edição da Conferência Latinoamericana de Software Livre- Latinoware 2011.

O evento será realizado no próximo mês de outubro, no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná.

Jon Maddog, considerado o Padrinho do Software Livre e do Código Aberto, já confirmou a presença no encontro. Ele é responsável por disparar o primeiro Linux fora da família de processadores Intel 386, e um dos maiores visionários na indústria de TI em todo o planeta.

O Latinoware 2011 deve reunir cerca de 2.500 pessoas, entre estudantes, profissionais e especialistas da área.

O evento é uma promoção da Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, Companhia de Informática do Paraná e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

“A conferência será um espaço destinado para discussões, reflexões e troca de informações acerca da utilização do software livre na América Latina”, afirmou Lucas Leão, coordenador do GTInfo.

leia mais



Maddog confirma participação na Latinoware 2011

30 de Maio de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

           
Os participantes da Latinoware não conseguem sequer imaginar o evento sem o Maddog. Padrinho do software livre e do código aberto e responsável por disparar o primeiro Linux fora da família de processadores Intel 386, Maddog é um dos principais visionários na indústria de TI e estará voltando para a Latinoware 2011 onde, mais uma vez, será seguido por inúmeras pessoas querendo uma fotografia ao seu lado.
      
Provavelmente, um dos principais motivos pelos quais Jon "Maddog" Hall (presidente da Linux International e um dos principais líderes do projeto Cauã) sempre atrai muita gente para suas palestras são, ao mesmo tempo, o eterno evangelismo de suas palavras e a capacidade de abrir os olhos das pessoas para novas e excitantes oportunidades com tecnologias livres e abertas. Nesta entrevista, Maddog responde a algumas perguntas provocantes, feitas por um amigo de longa data, o coordenador da programação da Latinoware, Cesar Brod.
     
Cesar Brod: As pessoas que vêm todos os anos para a Latinoware já esperam a sua presença no evento e, como sempre, haverá uma audiência lotada para ouvir as suas palestras. Já se passaram mais de dez anos desde a primeira vez que você veio ao Brasil para falar sobre software livre e código aberto. O que você acredita que as pessoas realmente entendem e o que elas ainda não entenderam em relação ao software de código aberto?
              

leia mais



Lixo eletrônico é tema da primeira palestra

26 de Maio de 2011, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O 1º ENTRÍ iniciou oficialmente com uma apresentação do diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Miguel Friedrich, sobre o problema do lixo eletrônico. De acordo com Friedrich, aproximadamente 50 mil toneladas de lixo por ano são geradas em todo o mundo, e, entre os países emergentes, o Brasil é o que mais produz esse tipo de lixo (cerca de 0,5 kg/ano por habitante).

Poucos fabricantes possuem esquemas para recolher o lixo eletrônico e dar um destino correto a estes produtos”, destacou. A preocupação principal está na composição destes produtos, que conta com elementos perigosos – como o chumbo, o níquel e o cádmio – que podem causar problemas sérios ao meio ambiente (solo, esgoto e lençol freático) e aos próprios seres humanos. “Ainda falta uma lei mais rígida quanto ao problema do lixo eletrônico”, completou.