Na tarde desta sexta-feira, o projeto Rede Livre - que visa a inclusão digital e o uso de software livre por meio de uma rede de comunicação em MESH (em malha) – foi apresentado na Latinoware 2011. O trabalho é desenvolvido pelo Centro Social Marista, em parceria com a Associação Software Livre (ASL) e é realizado em bairros carentes de Porto Alegre (RS) e Santa Maria (RS).
As antenas wireless utilizadas no projeto são provenientes do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), da CESMAR, órgão que recebe do Ministério Público parte dos equipamentos eletrônicos apreendidos e contrabandeados. Por meio de uma rede interna, a população dos bairros tem acesso a diversos serviços como rádio online, chat, jogos educativos, wikitécnica – com tutoriais sobre aplicativos e instalações - e um blog com informações e serviços oferecidos nas comunidades.
Atualmente, o grupo também está desenvolvendo serviços na plataforma Moodle, um ambiente virtual de aprendizagem, onde os professores poderão disponibilizar aos alunos diversos conteúdos didáticos.
Mesh: implementando um bairro digital
21 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 39 vezes
0sem comentários ainda