Quem esteve nesta manhã no Latinoware 2011 teve a oportunidade de assistir a uma “mini-maratona” sobre a principal ferramenta de comunicação eletrônica do Serpro, o Expresso. Duas palestras, uma sobre o Expresso em Nuvem e outra sobre o monitoramento dos serviços da suíte usando o Projeto Farol foram apresentadas, a segunda logo em sequência à primeira.
A apresentação do Expresso em Nuvem foi feita por Frederico Câmara, da sede do Serpro em Brasília. Frederico começou mostrando à plateia um panorama do que é hoje o Expresso, englobando as funcionalidades de correio eletrônico, comunicação em tempo real e agenda eletrônica, com possibilidade de definição de tarefas comuns a diversos usuários. Além disso, o conceito de nuvem eletrônica para o Serpro foi exposto, onde a localização física dos recursos não é importante, sua utilização é elástica e são também tratados de forma elástica.
A transição para o uso da nova ferramenta ocorre desde o ano passado, quando os componentes começaram a ser virtualizados em servidores. E com significativos ganhos: para Frederico, “a agilidade da virtualização trouxe mais ganhos que a perda de performance”, que normalmente ocorre quando se coloca um serviço em nuvem. Mais melhorias estão por vir no futuro, como a simplificação do gerenciamento.
0sem comentários ainda