David Emmerich Jourdain, consultor na área de Software Livre, começou a manhã de sexta-feira, 21, falando sobre a formação de mão de obra qualificada em desenvolvimento de softwares, com base em tecnologias livres. O Núcleo de Desenvolvimento de Software Livre (NDSL) deseja aproximar as instituições de ensino superior dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3) com o objetivo de compartilhar conhecimentos e buscar os melhores alunos dessas instituições para que façam parte do NDSL como desenvolvedores de código.
Por conta dos objetivos da Itaipu Binacional, em adquirir melhorias no Libre Office, e do relacionamento direto da Associação Libre de Tecnologias Abertas (ALTA) com a TDF, o primeiro software beneficiado a ter profissionais qualificados desenvolvendo melhorias será o Libre. Para desenvolvimento de software, o NDSL vai considerar a utilização de algumas IE's e algumas linguagens de programação para MS-Windows e para GNU/Linux.
Alguns projetos desenvolvidos pelo NDSL envolverão a participação de universidades interessadas em desenvolvimento de software livre, principalmente com o objetivo de fomentar experiência profissional de alunos participantes de grupos de pesquisa de estudo.
0sem comentários ainda