“Demoiselle como padrão e contribuições à comunidade e não como uma implementação particular”, afirmou Flávio Lisboa, sobre o futuro do Demoiselle. O analista do Serpro apresentou hoje, 19, na Latinoware 2011, o framework Java da empresa. Baseado na ferramenta Pinhão da Celepar (Companhia de Informática do Paraná), o projeto Demoiselle é implementado pelo Serpro desde 2008 e pretende se tornar um padrão de referência para a Java Community Process (JCP).
O Demoiselle é um projeto inovador, não pela sua natureza em si, mas por representar o primeiro projeto em que a empresa adotou a comunidade como modelo de governança. Inclusive, o código-fonte está disponível em diversos espaços e todo o ambiente de desenvolvimento do framework está hospedado no Sourceforge. Agora, “o desafio é sair da implementação e chegar na especificação”, analisa Lisboa.
A Comunidade Demoiselle é mantida pelo Serpro e conta com a colaboração de empresas e usuários da linguagem Java. O framework já possui pacotes de instalação para Debian, Ubuntu e Windows. “Nesse momento, estamos trabalhando em um projeto de instalador unificado”, comenta o analista. Os resultados dessa atitude de disponibilizar à socieade uma ferramenta, desenvolvida pelo governo, já podem ser percebidos em alguns projetos.
0sem comentários ainda