Nos últimos dias tenho me dedicado a estudar um pouco de Python e GTK+ motivado pelas novas funcionalidades que estou adicionando em meu fork do código da ferramenta de streaming de vídeo Landell.
A principal funcionalidade nova presente no repositório git "landel-fgdp" é o suporte ao protocolo de streaming FGDP utilizado pelo sistema Flumotion, que é a mais completa solução de streaming livre. Agora é possível enviar vídeo Ogg ou WebM do landell para um servidor Flumotion. Como o código do flumotion é python licenciado pela GPL, bastou copiar o código das classes que implementam o protocolo FGPD e fazer a integração com o sistema de Outputs do landell.
Outra inovação é um protótipo de overlay de mensagens de redes de microblogging [screenshot abaixo]. Já é possível configurar a ferramenta para carregar as mensagens do Twitter (postadas por um usuário ou todo o feed de uma #hashtag) e apresentá-las na tela do streaming com o avatar e a mensagem. O elemento gstreamer utilizado é o rsvgoverlay o qual desenha imagens SVG nos quadros de vídeo. Em breve vou incluir o suporte a rede Identi.ca e ajeitar a interface gráfica de configuração.
Outras modificações não menos importantes são a inclusão de novos parâmetros no encoder do codec VP8 [imagem abaixo] e a geração de nomes válidos para arquivos de saída que já existam no disco (de suma importância para evitar que dados já gravados sejam sobrescritos acidentalmente).
Com este fork + um servidor flumotion é possível realizar transmissões profissionais no padrão WebM.
(crédito para o belo logotipo do projeto criado pelo amigo Valéssio)
lucasa
0sem comentários ainda