Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Antonio Terceiro - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Programa Onda Digital: difundindo o software livre

12 de Abril de 2014, 12:18, por Juliana Oliveira - 1Um comentário

É com muito prazer que compartilho com vocês a notícia de que a palestra do Programa Onda Digital, o qual faço parte desde 2011, foi aprovada para integrar a programação do #FISL15. A nossa apresentação será no dia 08 de maio, às 12h00 na sala 41D.

Confira a palestra na íntegra:

563 - Programa Onda Digital: difundindo o Software Livre

candidaturas

autores

  • Cíntia Mercês - UFBAmini-currículo
  • Debora Abdalla Santos - Universidade Federal da Bahiamini-currículo
  • Juliana Maria Oliveira dos Santos - Universidade Federal da Bahiamini-currículo

resumo

A palestra visa apresentar e refletir sobre o impacto das estratégias utilizadas, desde 2004, pelo programa permanente de extensão Onda Digital da UFBA para difundir a filosofia do Software Livre na comunidade acadêmica e comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica da região metropolitana de Salvador.

proposta

O Programa Onda Digital (POD) foi criado em 2004, sob a coordenação do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática, como um programa permanente de extensão da Universidade Federal da Bahia. O POD tem como missão “contribuir com a inclusão sociodigital na Bahia, envolvendo a Universidade em ações educativas e de difusão da filosofia do Software Livre”. Ao longo dos anos, o Onda Digital desenvolve diversas estratégias para promover a difusão do Software Livre entre os membros da equipe e comunidades atendidas, como por exemplo: a) realização de oficinas de software livre com duração de 3h, que capacitou em sua última edição cerca de 60 pessoas; b) sensibilização de gestores de TI de instituições para o uso do software livre; c) uso de tecnologias livres na comunicação interna da equipe através da ferramenta FOSWIKI, do gerenciador de projetos Redmine e do sistema de Mailman; d) utilização do sistema GNU/Linux nas distribuições Debian, Ubuntu e openSUSE em nossas estações de trabalho; d) realização de cursos de inclusão digital com sistemas e aplicativos livres; e) envolvimento de estudantes em projeto de desenvolvimento de rede social para educação, o TecCiencia, utilizando a plataforma livre Noosfero; f) incentivo ao desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso na área de Inclusão Digital e Software Livre. O POD conta com o apoio de estudantes das diversas áreas do conhecimento. Alguns tem pouco ou nenhum contato com o software livre e existe uma dificuldade inicial em abandonar os softwares proprietários. Como meio de estimular o uso e incorporar o software livre no dia a dia dos estudantes extensionistas, os mesmos recebem estações de trabalho móveis com sistemas e aplicativos livres. Tais iniciativas possibilitam dar visibilidade e fomentar o debate sobre o software livre e sua filosofia na comunidade acadêmica e nas comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica de Salvador, mas sentimos que um longo caminho ainda precisa ser trilhado em prol da difusão do software livre.



Revista Espírito Livre - Edição especial CPBR7

12 de Abril de 2014, 12:08, por Juliana Oliveira - 0sem comentários ainda

Expectativas superadas! Este foi o sentimento que ficou ao término da Campus Party Brasil 2014, em sua sétima edição. Com uma programação bastante diversificada e contemplando todas as “tribos” relacionadas a tecnologia e cultura digital, haviam atividades para os mais variados gostos. Gamers, geeks, programadores, okatus, cinéfilos e nerds tinham o seu lugar garantido no Pavilhão Anhembi, local onde ocorreu o evento entre os dias 27 de janeiro a 2 de fevereiro.

Esta foi a primeira vez que nossa equipe participou da Campus Party e como era de se esperar, nos dirigimos ao evento com várias expectativas. A estrutura era colossal e realmente impressionou. Muitos levaram seus computadores e gadgets, para que durante uma semana, respirassem tecnologia.

As ações relacionadas à Rede Espírito Livre ocorreram predominantemente no Palco Sócrates, local escolhido para as atividades relacionadas predominantemente sobre Software Livre.

Marcamos presença com uma oficina sobre Produção Editorial com Software Livre, demonstrando aos presentes, os programas usados na produção da Revista Espírito Livre. Foi tudo de forma simples e clara, com os participantes verificando como o processo acontece e tirando dúvidas conforme a conversa ia desenrolando. Nesta mesma atividade, pude conhecer pessoas bacanas, interessadas em aprender, em compartilhar conhecimento e que gostariam de ajudar. Este foi um momento muito bacana.

Palestras e minicursos puderam demonstrar aos presentes um pouco mais sobre temas diversos como segurança, softwares embarcados, desenvolvimento para novas plataformas como celulares e dispositivos móveis e muito mais.

A TV Espírito Livre também esteve colhendo materiais e entrevistas durante o evento. Vários destes já podem ser acessados em nosso canal tv.espiritolivre.org.

Parabéns a todos os envolvidos na produção e organização do evento, em especial Paulo Santana, curador da área de Software Livre. O evento foi tudo de bom!

Fonte: http://www.revista.espiritolivre.org/lancada-edicao-n-60-da-revista-espirito-livre

 

 

Confiram na página 35 a matéria da qual fui colaboradora! =) 

Clique aqui e baixe a revista



CPBR7 - Painel: O uso e desenvolvimento de Software Livre na Universidade

12 de Abril de 2014, 0:26, por Juliana Oliveira - 0sem comentários ainda

Confira o que aconteceu