Dica de Segurança: MORPHUS Segurança da Informação
8 de Novembro de 2010, 0:00 - sem comentários ainda
A Morphus, é uma empresa especializada na área de Segurança da Informação, é reconhecida pelo mercado como referência em projetos de consultoria, como provedor de serviços gerenciados (MSSP), na integração de soluções tecnológicas e no desenvolvimento e aperfeiçoamento de profissionais em seu Education Center.
Atuando desde em 2002, a Morphus tem sede em Fortaleza e filiais em Recife e no Rio de Janeiro. Contamos com uma equipe de profissionais com vasta experiência prática e as principais certificações de Segurança da Informação.
Sempre buscando alinhar melhores práticas de Segurança da Informação aos requisitos das organizações de diversos segmentos, entregamos soluções customizadas e que agregam real valor ao cliente.
Contatos
Site: www.morphus.com.br
Fone: +55 (85) 3535.5700
Twitter: @morphus_si
IV ENSL (Encontro Nordestino de Software Livre)
26 de Outubro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaO IV Encontro Nordestino de Software Livre & IV Encontro Potiguar de Software Livre (IV ENSL) é um evento que ocorrerá em Natal-RN, a cidade do sol, nos dias 5 e 6 de novembro de 2010, no Praiamar Hotel & Convention. O evento é organizado pelo Projeto Software Livre RN (PSL-RN) em parceria com o SEBRAE-RN e tem, assim como o PSL-RN, o objetivo principal de promover o uso e desenvolvimento de Softwares Livres como uma alternativa de liberdade de expressão, econômica e tecnológica. Dessa forma, o PSL-RN recebe, com muito orgulho, o evento regional e pretende realizar o maior encontro sobre cultura livre realizado no Nordeste.
No IV ENSL serão apresentadas palestras técnicas, painéis e casos de sucesso em empresas, instituições de ensino e órgãos públicos com o uso e desenvolvimento de Software Livre. Esse ano, em especial, dentro do IV ENSL também ocorrerão o VII Fórum GNOME e o III Fórum KDE Brasil – Edição Nordeste, ambos eventos de âmbito nacional. O público estimado para esta edição do evento é composto por profissionais e entusiastas da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), professores e estudantes, reunindo representantes das esferas empresarial, governamental, acadêmica e da sociedade civil.
As temáticas prioritárias do IV ENSL, que guiarão a sua programação, são: Casos de Sucesso e Negócios; Cultura Livre; Desenvolvimento; Educação e Inclusão digital; Ferramentas e Soluções; Segurança e Redes. Dessa forma, o evento buscará gerar negócios e renda através da democratização do conhecimento tecnológico, além de promover a inclusão digital para a comunidade. Através de todas essas iniciativas, o IV ENSL visa estimular o desenvolvimento tecnológico local, através do uso e desenvolvimento de Softwares Livres.
Em breve, anunciaremos a chamada de trabalho para que a comunidade colabore com o conteúdo do evento.
Venha discutir software livre e rever amigos no calor do Nordeste.
Fonte: http://ensl.org.br
E se o sistema operacional mais usado fosse o Linux???
14 de Setembro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaEu compreendo o indivíduo que declarou ter problemas em passar do Windows para o Linux. Senti o mesmo ao experimentar o Windows. Decidi experimentá-lo, depois de alguns amigos que o usam a toda a hora me dizerem que era ótimo.
Fui até ao site da Microsoft para baixá-lo mas não estava lá disponível. Fiquei frustrado porque não consegui descobrir como se baixava o mesmo. Por fim tive que perguntar a um amigo e ele disse-me que tinha de o comprar.
Fui até o carro, fui até uma loja especializada em venda de softwares diversos e pedi a um dos vendedores uma cópia do Windows. Ele perguntou-me qual, eu disse-lhe: “Quero a mais completa, por favor” e ele respondeu: “São R$ 599,00 por favor…”. Soltei um palavrão e voltei para casa de mãos abanando.
Um dos meus amigos deu-me uma cópia do Windows XP mas disse-me para não dizer nada a ninguém. Achei estranho porque faço sempre cópias do Linux para qualquer pessoa que me peça e digo sempre para passar essa cópia a qualquer outra pessoa que esteja interessada, uma vez que já precisem dela. De qualquer forma coloquei o CD no leitor e esperei que iniciasse o sistema do “Live CD”. Não funcionou. A única coisa que fazia era perguntar-me se o queria instalar. Telefonei para um dos meus amigos, para saber se estava a fazer alguma asneira, mas ele disse-me: “O XP não roda o sistema diretamente do CD”.
Decidi, então, instalá-lo. Segui as instruções que apareciam na tela mas comecei a ficar nervoso porque não perguntou nada sobre os outros sistemas operacionais. Quando instalei o Linux, ele reconheceu que tinha outros sistemas operacionais na máquina e perguntou-me se queria criar uma nova partição e instalar o Linux lá. Voltei a ligar para o meu amigo e ele disse-me que o Windows elimina qualquer outro sistema operacional que encontra, ao instalar-se.
Fiz uma cópia de segurança das minhas coisas e joguei-me de cabeça na instalação. A instalação foi bastante simples, tirando a parte em que tive que escrever umas letras e um código. Tive de ligar outra vez para o meu amigo mas ele ficou chateado e veio escrever ele próprio o código. Voltou a dizer-me para não dizer nada a ninguém (!!!).Depois de reiniciar o computador, dei corrida de olhos pelo sistema.
Fiquei chocado quando me deixou mudar as configurações do sistema sem pedir o acesso de root. O meu amigo começou a ficar um bocado irritado quando liguei outra vez para ele, mas acabou por aparecer em minha casa. Disse-me que o acesso de root era dado logo na inicialização. Tratei logo de fazer outra conta de usuário normal e passei a usá-la.
Comecei a ficar confuso quando tentei fazer mudanças e o sistema, ao invés de pedir acesso de root, disse-me que tinha que fechar a sessão de utilizador normal e abrir uma sessão como administrador. Comecei, então, a perceber porque é que tantas pessoas entram sempre como root e tive um arrepio na espinha.
Bom, mas já era hora de trabalhar. Fui ao menu “Iniciar -> Programas”, para abrir uma planilha que eu precisava terminar, mas não consegui encontrar a aplicação de planilhas. O meu amigo disse-me que o Windows não trazia nenhuma aplicação dessas e que eu teria que a baixar da Internet. “Oh…”, pensei, “uma distribuição básica”. Fui ao “Adicionar/Remover Programas” do painel de controle (tal como no Linux), mas não havia lá programas para adicionar. Apenas deixava remover os programas. Não consegui encontrar o botão para adicionar aplicações. O meu amigo disse-me que eu tinha que procurar as aplicações por minha conta. Depois de muita pesquisa no Google, lá encontrei, descarreguei e instalei o OpenOffice.org.
Para dizer a verdade, diverti-me à brava com o Windows. Não entendi muito da terminologia… porque é que há um drive A, depois um C… onde é que está o drive B? Achei a distribuição demasiado básica, não inclui nenhuma aplicação que seja verdadeiramente de produtividade e torna-se muito confuso procurá-la. O meu amigo disse-me que eu precisava de software anti-vírus e anti-spyware, mas o Windows não
vinha com nada disso.
Achei-o difícil, confuso e demasiado trabalhoso para mim. Pode ser bom para uma pessoa que seja do tipo técnico, como o meu amigo, mas eu fico-me pelo Linux, obrigado.
Fonte: Desconhecida
Instalação e configuração do TFTPD no Ubuntu
31 de Agosto de 2010, 0:00 - sem comentários ainda1. Instalar o tftpd e os pacotes relacionados.
$ sudo apt-get install xinetd tftpd tftp
2. Criar o arquivo /etc/xinetd.d/tftp e colar a entrada abaixo:
service tftp { protocol = udp port = 69 socket_type = dgram wait = yes user = nobody server = /usr/sbin/in.tftpd server_args = /tftpboot disable = no }
3. Criar e configura o diretório /tftpboot
$ sudo mkdir /tftpboot $ sudo chmod -R 777 /tftpboot $ sudo chown -R nobody /tftpboot
4. Iniciar o tftpd através do xinetd
$ sudo /etc/init.d/xinetd start
5. Teste. Transferir o arquivo hda.txt a partir do 192.168.1.100 (Cliente usando tftp) para 192.168.1.100 (Servidor 192.168.1.100). Obter um arquivo de exemplo para transferir (ex. hda.txt)
$ touch /tftpboot/hda.txt $ chmod 777 /tftpboot/hda.txt $ ls -l /tftpboot/ total 0 -rwxrwxrwx 1 johnantan johnantan 0 2010-08-31 15:34 hda.txt $ tftp 192.168.1.100 tftp> put hda.txt Sent 722 bytes in 0.0 seconds tftp> quit $ ls -l /tftpboot/ total 4 -rwxrwxrwx 1 johnantan johnantan 707 2010-08-31 15:34 hda.txt
TOP500 – Sistemas Operacionais
14 de Agosto de 2010, 0:00 - sem comentários aindaO projeto TOP500 lista os mais poderosos sistemas operacionais de computadores conhecido no mundo. O projeto foi iniciado em 1993 e publica uma lista atualizada dos supercomputadores duas vezes por ano. O projeto visa fornecer uma base confiável para monitoramento e detecção de tendências em computação de alto desempenho, a primeira dessas atualizações sempre coincide com a Conferência Internacional de Supercomputação em junho, e a segunda é apresentada em novembro na ACM/IEEE Conferencia de Supercomputadores.
O sistema operacional LINUX lidera esse ranking quando o assunto são computadores de altíssima performance, ou “supercomputadores“.
As distribuições de plataforma open source avançam cada vez mais nesse mercado com uma fatia de 95,60 %.
Família de Sistemas Operacionais / Sistema
Família de Sistemas Operacionais / Performace
Fonte: http://www.top500.org/stats/list/35/osfam