Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog do Joenio
Tela cheia

Caixa Mágica na Vivência Amazônica 2016

18 de Março de 2018, 3:00 , por Joenio Marques da Costa - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 40 vezes

Logotipo do projeto Caixa Mágica

A Caixa Mágica é uma plataforma física e digital personalizável de raqueamento cívico, projetado originalmente com ferramentas capazes de simplificar o processo de diagnóstico e deliberação dentro de um exercício participativo de tomada de decisões coletivas.

A caixa é uma porta de entrada ao universo da participação cidadã, permitindo que pessoas se conectem diretamente a um processo real e imediato de participação. Mais do que uma máquina, a Caixa Mágica é um legado do processo de participação social e inclusão digital para o empoderamento cidadão.

Fisicamente, é um objeto modular, auto armável, possibilitando que seu exterior seja personalizável, o interior contém um hardware de baixo custo (Raspberry Pi ou Cubeboard). Em Dezembro de 2016 a Caixa Mágica projetada num Raspberry Pi embarcou na Vivência Amazônica organizada pelo Núcleo de Estudos da Amazônia da Universidade de Brasília (NEAz/CEAM). Mais detalhes sobre o projeto da Vivência Amazônica pode ser encontro nos links abaixo:

Nesta Vivência a Caixa Mágica viajou de ônibus durante duas semanas por cerca de 11 mil quilômetros entre os estados de Mato Grosso, Roraima e Acre. Grande parte do tempo da viagem se passando em locais sem conexão com a Internet onde a Caixa Mágica proporcionou conexão numa rede local sem fio, estimulando e possibilitando comunicação e compartilhamento de conteúdo entre todos os participantes da viagem.

Nesta experiência foi utilizado um Raspberry Pi 2B com o sistema operacional livre Raspbian e um dongle wireless usb, transformado num access point simples sem necessidade de senha para conexão ou autenticação, foi instalado um software chamado Known para publicação e compartilhamento de conteúdo.

O Known é uma plataforma para aprendizagem social voltada para a criação de comunidades educacionais e empoderamento de estudantes, estimulando publicação de trabalhos, feedbacks, comunicação e compartilhamento através de mídias sociais. É software livre escrito em PHP, com interface simples e intuitiva, boa usabilidade e setup simples e funcional.

Durante a viagem a Caixa Mágica foi especialmente útil nos momentos sem conexão com Internet, num contexto onde praticamente todos possuem smartphones com capacidade de conexão sem fio, o software Known foi extremamente útil por possibilitar que conteúdos de texto, fotos e vídeos fossem compartilhados, estimulando a troca de informações e olhares diversos sobre a viagem em tempo real, incluindo e envolvendo todos os participantes da Vivência.

O Raspberry Pi com o dongle wifi servindo como access point local suportou conexão simultânea de ao menos 40 pessoas trocando conteúdos entre sí, como fonte de energia foi utilizado diversas baterias externas com conexão mini-usb, nos pontos de paradas as baterias eram recarregadas para suportar longos trajetos de estrada, além de proporcionar conexão em pontos remotos e sem conexão.

Foi uma experiência muito interessante, especialmente por proporcionar troca de saberes sobre a tecnologia empregada na Caixa Mágica, proveniente de conhecimentos da Ciência da Computação, com os participantes da Vivência, em sua maioria alunos das áreas de conhecimento das Ciências Biológicas e Agrárias.

Para saber mais sobre o desenvolvimento e evolução do projeto Caixa Mágica acesse:


Fonte: http://joenio.me/caixa-magica-na-vivencia-amazonica-2016/index.html

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.