Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Bem vindo, bem vinda!

 Voltar a Blog
Tela cheia

SOMASES É O BICHO!

20 de Agosto de 2015, 14:20 , por João Alberto Garcia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 90 vezes
Somases cor

EXEMPLO

Esta função implementada no Libroffice a partir da versão 4 é “o bicho” mesmo! Muito fácil de usar. Para quem está acostumado a usar o SOMASE() pode ficar um pouco confuso porque ela inverte um pouco a lógica, mas depois simplifica muito no uso de uma soma com mais de um critério. Para quem quer fazer uma contabilidade com partida dupla… é muito legal! Diminui muito a quantidade de contas a serem criadas já que aumenta as possibilidades de combinação de itens a serem testados antes de uma soma.

Por exemplo:

Digamos que a empresa tem uma série de departamentos e precisa também de relatórios por departamentos, então invés de criar as contas.

301 – Dpt Setor de pessoal – alimentação 302 – Dpt Setor de vendas – alimentação 303 – Dpt Setor de depósito – alimentação 304 – Dpt Setor de informática – alimentação 305 – Dpt Setor de limpeza – alimentação

Simplesmente criaria somente a conta 301 – Alimentação e criaria 5 setores em uma nova coluna. Assim quando surgisse a necessidade de criar uma nova conta, não teria que criar 5 novas contas, ou, ao surgir um novo setor ter que criar uma infinidades de contas.

Vamos explorar a função =SOMASES:

E você o que acha dessa função, gosta de usá-la? Espero que tenha conseguido passar como se aplica esta função a quem não conhecia. Fique a vontade para fazer seu cometário complementando a explicação.

Artigo copiado do meu blog: http://betobyte.blogspot.com.br/


Tags deste artigo: tutorial libreoffice

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.