O Inkscape é um programa livre (de código aberto) para desenho vetorial (similar ao Corel DRAW), que implementa o padrão abeto SVG, que também pode ser usado diretamente na web.
Saída CMYK no Inkscape a caminho
9 de Dezembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaAlguns membros da comunidade brasileira do Inkscape (específicamente eu, Farid, Jonata Bolzan e Cezar Farias) formularam uma especificação para desenvolvimento do suporte a CMYK no Inkscape, que já começou a ser implementada por nosso amigo Felipe Sanches, o Juca.
O Inkscape já tinha o seletor CMYK desde sua criação e o suporte a perfis de cores foi completado com ajuda de Juca para a versão 0.47, mas o Inkscape ainda registrava apenas valores RGB no SVG e não gera saídas em CMYK. Na versão de desenvolvimento, nos repositórios do projeto, já temos o Inkscape registrando valores CMYK no arquivo SVG e esperamos ter uma saída neste espaço de cor para gráficas na versão 0.48.
Quer ajudar o Juca a realizar esse trabalho? Quer agradece-lo por tudo o que ele já fez? Envie a quantidade que quiser ou puder para a conta dele.
Inkscape 0.47, depois de MUITO trabalho, chegou!
26 de Novembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaDepois de mais de um ano de muito trabalho e um necessário atraso no lançamento, acaba de sair o Inkscape 0.47!
Veja as principais melhorias desta versão:
- Salvamento automático Temporizado: o fim do trabalho perdido
- Spiro splines: uma nova e excitante forma de trabalhar com caminhos, totalmente fumcional no lápis, caneta e editor de nós
- Auto suavização de nós: um novo tipo de nó que mantém o caminho o mais suave possível enquanto você move seus vizinhos
- Novos modos na ferramenta Ajustador: empurrando e modelando objetos inteiros, redimensionando/rotacionando objetos, deletando e duplicando usando o "pincel macio"
- Sistema de alinhamento e barra de configuração de alinhamento, refeitos e muito mais usáveis
- Novos efeitos em caminhos, incluindo sketch, hatching, envelope; Efeitos podem ser empilhados e aplicados a grupos
- Uma grande coleção de filtros pré-definidos no novo menu Filtros
- Nova exportação para PS e EPS baseada em Cairo: melhor qualidade, suporte a mais funcionalidades, resterização para filros e transparência
- Corretor ortográfico para textos no documento
- Muitas extensões novas: restacking, calendário, marcas de impressão, grades cartesiana e polar, interpolação de atributos
- Opções de otimização de código SVG, agora com sua própria página de preferências
- Muitas outras melhorias, ajustes de usabilidade, correção no vazamento de memória, e vários bugs corrigidos
3 das minhas extensões aparecem nessa lista das principais melhorias! Essa lista só não está melhor porque não cita o suporte a fontes SVG do Juca, mas veja a lista completa abaixo, para conhecer todos os detalhes e ver a referência às fontes SVG:
Afinal, é fácil ou não instalar programas e drivers no Linux? E remover?
14 de Novembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaMais um assunto que dá “pano-prá-manga” quando dois técnicos resolvem conversar sobre tecnologia:
1) É ou não é afinal fácil adicionar e remover programas no Linux?
2) É ou não é mais fácil que no Windows?
3) E os drivers, qual dos dois se saem melhor na escolha e instalação?
Bom, minha missão neste blog é ser coerente, e não fundamentalista, procuro apresentar as coisas da forma mais fácil e clara possível, e tentarei não arrastar a asa para lado nenhum, e ser justo com as partes envolvidas, Linux, Windows e Você!
Sendo assim, desenvolvi uma simples tabela comparativa que pode ser muito útil para você visualizar e tirar suas próprias conclusões, apresentando os recursos disponíveis, similares ou não entre os dois sistemas operacionais.
Diante dos comparativos apresentados acima, tecnicamente conferimos um empate técnico às nossas questões, todos tem sistemas muito eficientes de instalação e remoção de programas, desde os mais simples e triviais aos mais técnicos.
Mas há algumas ressalvas:
- Creio que o Windows possui uma leve vantagem no fato de possuir o “Desinstalar” dentro do menu do próprio programa.
- A ausência disso no Linux acaba sendo superada pelos seus outros meios.
- O Linux possui o fantástico recurso de Repositório unificado de programas, permitindo a instalação segura e tranquila de dentro do próprio Ubuntu, sem a necessidade de recorrer à fontes externas como sites, cds e dvds, o que já não ocorre em sua totalidade no Windows, que reserva este fantástico recursos apenas às suas atualizações automáticas de segurança e algumas outras raras exceções.
Para mim, os Repositórios colocam o Linux na vantagem.
Mas e os Drivers?
Tutorial Básico: Como fazer um cubo (dado, caixa, etc) no Inkscape
21 de Julho de 2009, 0:00 - 2 comentáriosAo iniciar o programa, abre-se um novo documento. Clique com o botão esquerdo do mouse no ícone que mostra a imagem de um quadrado e traga o mouse até a área de desenho. Posicione o mouse em alguma parte da área de desenho e com o botão esquerdo pressionado, arraste o mouse dimensionando a área do quadrado que se deseja.
As setas que aparecem na parte externa do quadrado indicam que ele poderá ser redimensionado.
Agora, passe o mouse sobre a área do quadrado até que o cursor se mostre como uma mão. Isso indica que o objeto criado poderá ser arrastado por toda a tela. Quando o cursor mostrar a mãozinha, clique com o botão direito e uma pequena janela em cascata será aberta, com opções para modificar este objeto. Escolha a opção “Duplicar ” ou apenas o atalho Ctrl+D.
Repita essa operação, formando quatro quadrados em uma única coluna.
Agora duplique mais duas vezes os quadrados, mas posicione-os dos lados do segundo quadrado no sentido de cima para baixo.
Por último faremos as abas que serão dobradas para dentro e onde se passará a cola para formar o sólido. Para fazer as abas, utilize a ferramenta Desenhar Curvas Bezier, cujo atalho é Shift+F6.
Clique no ponto de encontro entre os quadrados que forma a cruz; este é o primeiro ponto que formará a curva (no nosso caso reta) da aba. Leve o mouse até um ponto acima do primeiro, numa inclinação de 45° em relação ao primeiro ponto. Dê um novo clique. Veja que um traço é formado. Novamente mova o mouse horizontalmente na direção oposta ao centro da cruz formada por quadrados. Dê um novo clique para formar a sequência de retas que desenhará a primeira aba.
Repita o mesmo processo, movendo o mouse e dando cliques para formar os outros pontos da aba.
Lembre-se de que o último ponto deve se sobrepor ao primeiro, fechando, dessa maneira, o objeto desenhado.
Duplique as abas (Ctrl+D) posicionando-as junto aos quadrados, como mostra a figura a seguir.
Para fazer as outras abas, primeiro duplique uma delas (Ctrl+D), arraste-a para uma área limpa da tela e utilize o botão para invertê-la. Esse botão é o sétimo ícone da barra horizontal superior, logo abaixo da régua que delimita a área de desenho.
Duplicada e invertida a aba, posicione-a e duplique-a, para formar mais duas abas. O desenho deverá ficar igual ao mostrado abaixo:
Agora faremos as duas últimas abas e para isto vamos duplicar uma e girá-la a 90°. É muito fácil. Após duplicar o objeto, com ele selecionado, clique no quarto ícone da barra horizontal superior. A aba duplicada se posicionará na vertical. Arraste-a até a lateral do último quadrado e duplique novamente. Agora repita o passo de inverter a posição, clicando no sexto ícone da barra superior horizontal.
Finalmente, o desenho do cubo está pronto para ser impresso, recortado e montado.
Prof. Andréia Castagini - Coord. Multimeios - DITEC - SEED Paraná
Saiba mais sobre Multimeios, aqui ...
Queimando Fotografias
17 de Julho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaAcabei de concluir mais um tutorial sobre uso do Inkscape, ensinando a aplicar um efeito de borda queimada em fotografias.
A idéia veio de uma pergunta no site, que preferi responder com um tutorial onde poderia descrever alguns fundamentos relacionados no processo.
Aproveitando o momento, se sua instituição quiser saber mais sobre Inkscape, SVG ou correlatos, contrate a Colivre! Podemos ministrar cursos, prestar consultoria ou desenvolver automação para processos internos (dentre outras expertises).