Projeto: Portar o cliente Bacula para o Netware
29 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaSim, sei que o Netware está obsoleto. Entretanto, trata-se de um legado que muitas empresas ainda possuem.
Como ponto de partida, separei dois sites que podem ajudar nesta tarefa:
http://developer.novell.com/wiki/index.php/Category:NetWare_Developer_Suite_for_C
http://www.linux.org/docs/ldp/howto/NLM-HOWTO.html
Alguém se habilita a ajudar?
Abraços!
“Status” dos Volumes no “Bacula”
24 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaUma das coisas mas importantes para se entender no Bacula, são os estados de seus volumes. São eles:
- Append: é o primeiro “status” que uma mídia recém etiquetada (através do comando label) recebe. Neste estado o volume pode ser gravado mas apenas no espaço livre que ainda resta. O que já estaria gravado não é sobrescrito.
- Full: o volume está cheio. Neste caso não é mais possível gravá-lo sem que haja perda de informações. Para gravá-lo novamente, é necessário que o volume seja reciclado (seja automaticamente pelo bácula, seja através do comando “purge”).
- Used: O volume ainda possui espaço, mas neste caso não pode mais ser gravado. A mudança de append para used é importante pq, só neste momento, o tempo de retenção irá começar a contar. Esta mudança, pode ser feita de maneira manual ou automática pelo bacula, através da configuração de limites (jobs, bytes, tempo de uso - tudo isso por volume).
- Error: Por algum motivo o volume terminou em erro - o que não significa que não possa ter seus arquivos restaurados. Se vc tiver certeza que não se trata de um problema físico, pode simplesmente mudar seu status manualmente para “used”, e esperar que ele seja reciclado.
- Recycled: O volume foi reciclado e está pronto para ser sobrescrito pelo Bacula.
- Archive: o administrador explicitamente informa que aquele volume deve ser mantido intacto - ou seja, não será reciclado. Útil para preservar backups marcos (ex.: primeiro backup de um servidor).
- Disabled: o volume está completamente indisponível para o uso do “Bacula” (ex.: fitas que foram retiradas do robô, e que portanto não podem ser acessadas de maneira automática).
- Cleaning: indica que é uma fita de limpeza.
- Read-only: o “Bacula” poderá ler, mas não sobrescrever a fita.
FISL X - Primeiro Dia
25 de Junho de 2009, 0:00 - sem comentários ainda<!-- Easy AdSenser V2.41 --> <!-- Post[count: 2] -->O evento integrou definitivamente o calendário de eventos de Porto Alegre, que inclusie refletiu na precificação das diárias dos hotéis.
Como fatos negativos, temos a escolha da data (São João, época de grande importância para nós Nordestinos), e a ausência do festejado Julio Neves, especialista em Shell que não está na grade do evento.
O SERPRO marcou presença forte no evento, inclusive trazendo uma réplica em tamanho real do Demoiselle, um dos aviões criados por Santos Dummond e que também é o nome do Framework Java desenvolvido por aquela empresa.
Dentre as primeiras palestras, destaque para a “TDD e Rails: Mais rápido, mais forte e melhor”, que demonstra “cases” de desenvolvimento em Ruby, através do desenvolvimento orientado por testes. Constitui um indício de que a linguagem vem ganhando maturidade, novos adeptos, e de que não se trata sobremaneira de um modismo.
O Google falou sobre seu programa “Summer of the Code”, que consiste em um incentivo concedido a estudantes para o desenvolvimento de código aberto. A pergunta que fica, é sobre os projetos que foram desenvolvidos com investimento nas comunidades, mas que originaram programas de código fechado (ex.: Google Docs).
Conversei com o fundador do Clamav Tomasz Kojm, sobre a relação desta comunidade com a do Clamwin (ativirus para Destops Windows), e sobre sua deficiência de varredura em tempo real. O mesmo disse que não tem nenhuma relação com o Clamwin, e que grande dificuldade residia na engenharia reversa necessária para desenvolver drivers para o Windows. Em sua palestra, ele falou (obviamente) sobre segurança, com dicas bastante úteis e práticas.
No stand da casa civil, Corinto Meffe foi mais uma vez protagonista ao conseguir a liberação de mais um software para o Portal do Software público brasileiro, que já conta com mais de 40 mil usuários cadastrados.
Mestrado em Software Livre [E@D - Portugal]
8 de Junho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaPara quem deseseja fazer um mestrado e se aprofundar no Software Livre, o Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação de Lisboa traz uma ótima opção (à distância): http://moss.dcti.iscte.pt/index.php
Grupo Bacula Google Groups
2 de Junho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaGalera,
Criei um grupo para falarmos sobre o Bacula em língua portuguesa: http://groups.google.com/group/bacula-backup-pt-br
Este grupo é do Google. O anteriormente criado, do Yahoo, será deletado.
Abraços!