A Proteção Contínua de Dados (CDP), também chamada de backup contínuo ou backup em tempo real, refere-se ao backup de dados do Cliente salvando automaticamente uma cópia de cada alteração feita nesses dados, essencialmente capturando todas as versões dos dados que o usuário salva. Ele permite que o usuário ou administrador restaure os dados a qualquer momento.
Exemplo CDP
O recurso Bacula Enterprise CDP é composto de dois componentes: Um aplicativo (cdp-client ou tray-monitor) que monitorará um conjunto de diretórios configurado pelo usuário e um plugin Bacula FileDaemon responsável por proteger os dados usando a infraestrutura do Bacula.
O aplicativo do usuário (cdp-client ou tray-monitor) é responsável por monitorar arquivos e diretórios. Quando uma modificação é detectada, uma cópia dos novos dados em um diretório de spool é feita. Em um intervalo regular, um trabalho de backup do Bacula entrará em contato com o FileDaemon e salvará todos os arquivos arquivados pelo cliente cdp. Os dados copiados localmente podem ser restaurados a qualquer momento sem uma conexão de rede com o Diretor.
Veja o capítulo CDP (Continious Data Protection) do Manual do Bacula Enterprise para mais informações.
0sem comentários ainda