Retenção é o período de tempo que determinada informação não deve ser apagada pelo sistema, a não ser que haja uma intervenção humana. No “Bacula” temos diversos tipos de retenção. Vamos explicar as duas que aparecem no Recurso “Client”:
Client { Name = bruxaria-fd Password = "senhadabruxaria" Address = x.x.x.x FDPort = 9102 Catalog = MyCatalog AutoPrune = yes File Retention = 30 days Job Retention = 6 months }
As duas retenções em negrito servem apaenas para preserva informações do catálogo do “Bacula” (banco de dados), especificamente para este cliente. Se o “Auto Prune” estiver ativo, após este tempo, as informações de “file” e “jobs” serão automaticamente apagadas. Ou seja: essas retenções servem para limitar o tamanho do Catálogo do “Bacula“.
File Retention
O “file” são as informações sobre os arquivos gravados em cada volume do backup. É um verdadeiro índice que permite a restauração parcial de arquivos de um de terminado “job”. Se esta informação for expirada, não é mais possível selecionar alguns arquivos de um “job” para restauração, mas apenas o “job” inteiro.
Job Retention
A informação do “job” permite que ele seja restaurado pelo “Bacula”. Sem esta informação, só é possível a restauração através do “bextract”, ou se o “bscan” for utilizado no volume para restaurar as informações do catálogo.
Conclusão
Cuidado com essas duas opções. Se vc tem um bom espaço em disco para o seu banco de dados “Bacula” deve sempre aumentar estes parâmetros, principalmente a retenção do “job”. Se estas duas retenções forem maiores do que o tempo de reciclagem (ou retenção) do volume não há problema, pois a reciclagem do volume também irá apagar estas informações do catálogo, para aquele volume específico.
Abraços,
Heitor Faria
0sem comentários ainda