Breve relato sobre o FISL10
4 de Julho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaDesde semana passada eu tento escrever algo sobre o FISL10, mas não tive tempo. Esta semana pós-fisl foi um caos total e tive que resolver muita coisa que acabou ficando atrasada por conta do evento. Mesmo totalmente atrasado, resolvi fazer um breve relato sobre o FISL, apenas para não passar em branco.
Este ano assisti poucas palestras. Quase nenhuma, na verdade. Mesmo assim pude aproveitar muito mais que o FISL passado. Vi amigos, conheci muita gente nova (alguns que eu já trocava emails), fiz muito contato profissional importante, troquei muito código, contribui com alguns projetos e algumas pessoas, participei de reuniões e, no final de tudo, saí de lá um cara com um mente muito maior e com um sorrido enorme por ter trocado tantas idéias.
Uma outra coisa que me deixou bastante feliz é que o Arch Linux (Brasil) estava muito bem representado este ano. Tivemos o 1º Encontro Nacional de Usuários do Arch Linux e um stand de grupo de usuários, onde muita gente apareceu para tirar dúvidas, conhecer a distro e trocar idéias com os membros do projeto. Ano que vem repetiremos a dose com certeza.
Também rolou uma reunião do PSL-NE para confirmar o local da realização e o formato do IV Encontro Nordestino de Software Livre (ENSL), um evento que cresceu bastante e que vale totalmente a pena. Para quem ainda não sabe, o evento vai acontecer em Natal, em setembro de 2010. Se você está interessado no evento, o resultado da reunião sobre o formato do ENSL está disponível.
Antes do FISL eu fui para Gramado com o pessoal do Arch Linux Brasil. Lá encontrei o Rafael Gomes, Anne (sua esposa) e o pessoal de Manaus. A cidade é linda e foi muito bacana o tempo que passamos lá.
Se for a Gramado não deixe de visitar o lago negro, o mini-mundo, a pizzaria Toca da Bruxa e conhecer toda a arquitura da cidade. Só não pague pelo passeio da jardineira, pois é bem entediante.
Eu só tenho a agradecer ao Carlos "A Lenda" Campos, Douglas Soares, Farid Abdelnour, Gilfran Ribeiro, Guilherme Oliveira, Késsia Pinheiro, Marcelo Cavalcante, Morgana Larceda, Nilo Dantas, Rodrigo Flores. Essa galera é fenomenal e me rendeu muitas, muitas risadas.
O pessoal do GNOME, Fedora-BR e do Ubuntu-BR também é super gente fina. É sempre bom revê-los e ver que continuam participando e contribuindo com os projetos que curtem.
Espero todos anos que vem para a gente tomar um chopp, jogar sinuca/poker e curtir o FISL. E se tudo der certo vamos para a Argentina antes do evento. Quem quiser pode se juntar a nós. :)
NOTA: Se você tirou foto do stand do Arch Linux Brasil não deixe de postar um link para a mesma nos comentários ou de me enviá-la.
Ian - Agora com um ano!
8 de Junho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaNotei que já faz algum tempo que postei notícias sobre Ian aqui. Como essa semana um monte de gente veio me cobrar fotos, resolvi fazer este post para atualizar todos. Vale lembrar que sempre que lembro coloco fotos de ian no meu flickr.
Ian agora está com 1 ano e 3 meses. Já anda há algum tempo e está extremamente danado. Vive correndo a casa toda, mexendo em tudo, brincando, caindo e dançando. Ele também já solta algumas palavrinhas como "papá", "mãmã" e sua preferida: "cocó".
Ele é louco por cocoricó, backyardgians, chuva e motos. Meu pai faz trilha e tem uma daquelas motos de rally, daí coloca Ian junto dele e saem passeando pela casa. A carinha de felicidade de Ian é impagável. O ruim é só conseguir tirá-lo da moto, pois ele dá um escândalo.
Falando em escândalo, Ian às vezes age como um malcriado e dá um escândalo. Eu o distraio (ou dou bronca) e ele até que me obedece, mas às vezes consegue dar um nó na mãe (mulheres geralmente têm mais pena e crianças sabem disso).
O engraçado da história é que sempre que via uma criança desobediente eu pensava "Meu filho nunca fará isso". Mas o fato é que, definitivamente, corrigir essas atitudes não é tão fácil quanto parece na teoria (principalmente porque eu não gosto de bater) e leva tempo.
De um ano para cá muita coisa mudou e ele é bem diferente da época em que não conseguia nem ficar durinho para tirar uma foto. Quanto mais o tempo passa, mais eu me divirto. Acho que dentre todas as "fases" que Ian teve, esta é a melhor.
O único "problema" é que tem que ficar de olho nele o tempo todo, se não é dor de cabeça na certa. Um dia desse Tânia o encontrou de cabeça para baixo num balde, só com as perninhas balançando no ar. Pense na cena!
Agora Ian está frequentando uma creche. Eu não sou muito a favor da idéia, mas eu e Tânia precisamos trabalhar e não encontramos outra solução.
Apesar de eu não ser a favor da creche, não posso negar que meu garotão evoluiu muito depois que passou a frequentá-la. Infelizmente, ele também ficou bastante doente há algum tempo e acho que a creche tem sua parcela de culpa nisso.
Modéstia a parte, eu estou me saindo bem como pai. Além de todas as obrigações (banho, fraldas, alimentação etc), sempre estou tentando brincar com ele e inventar coisas novas para fazer.
Parques e passeios sempre rolam. Eu e Tânia já o levamos até para um show de rock (em uma praça aberta e afastado do palco, claro). Ele também adora piscinas e brincadeiras com água em geral.
Ah! Ian também já começou a paquerar. Um dia desses mesmo ele estava sozinho numa festa e, logo depois, já estava com duas paqueras do lado:
Esse é meu garoto! :P
Manual de sobrevivência do FISL
4 de Junho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaHá algum tempo o blog Racum Tecnologia fez um ótimo manual de sobrevivência do FISL, que eu reproduzo abaixo, na íntegra, pois acredito que seja uma ótima fonte de informação. Obviamente, o manual serve para todos os eventos de Software Livre, e não só o FISL.
Seguem as dicas:
Preparação
- Reserve seu hotel com antecedência: Se possível reserve com pelo menos 2 meses antes do evento, os hotéis de Porto Alegre não dão conta de atender toda demanda, e caravanas costumam reservar vários quartos com antecedência.
- Reserve dinheiro para a alimentação: Prepare-se, a comida no local do evento é cara, e não existem muitas opções na região.
- Descanse durante a viagem: Se você vai por uma caravana de ônibus, em uma viagem longa que atravessa a noite, tente pegar os primeiros bancos do ônibus. É o único lugar que se pode dormir de forma decente.
- Marque um Ponto-de-Encontro: Se estiver em grupo marque locais e horários para as chegadas, saídas e palestras. Ligações interurbanas e roaming não são baratos.
- Visite o Museu da Ciência: Tire pelo menos o tempo de uma palestra para visitar o museu da ciência, anexo aos prédios do evento. A entrada é barata e vale a pena!
- Não use a mesma peça de roupa mais de um dia: Em um evento com mais de 10000 pessoas circulando por 4 dias isso é bastante óbvio, mas muita gente esquece disso.
Coisas para levar
- Cartões de Visita: O FISL é um ótimo lugar para fazer contatos e conhecer pessoas, tenha vários cartões na carteira ou outro lugar de fácil acesso.
- Currículos Impressos: É uma prática comum as empresas coletarem Currículos nos estandes ou nas palestras, algumas oferecem brindes em troca.
- Pen-Drive: Essa é a forma mais fácil de trocar códigos-fontes e demais arquivos. Considere levar um “descartável” (menor ou antigo) caso precise passar arquivos importantes para outras pessoas que você não verá mais durante o evento.
- Régua de Energia (Extensão) com cabo longo: As tomadas nas salas de palestras são escassas, se precisar de energia para notebooks ou câmeras é bom se preparar. Aproveite o espírito de compartilhamento do FISL e deixe outras pessoas usarem as suas tomadas.
- Cronograma das Palestras: Imprima a programação do evento e marque os eventos do seu interesse. É impossível aproveitar tudo, então se organize para tirar o máximo.
- Softwares abordados nas palestras: Se você vai participar de alguma palestra sobre um tema que não domina já leve instalado no seu notebook os softwares abordados, você poderá aproveitar melhor as palestras assim.
- Alternativa de Conexão: Não dependa exclusivamente da rede do evento, considere uma alternativa, como modem 3G ou tethering via celular.
Primeiro Dia
- Chegue cedo: A fila no primeiro dia é longa, especialmente se quiser ver uma palestra no primeiro horário.
- Pegue suas credenciais fora do horário de pico: Caso não consiga chegar cedo como na dica anterior considere chegar mais tarde, perto da hora do almoço, até lá a fila já deve estar menor.
- Compre camisetas na manhã do primeiro dia: As camisetas das comunidades vendem logo, especialmente as de tamanho popular.
Palestras
- Tradução Simultânea: Se precisar de tradução em alguma palestra chegue mais cedo para pegar o headset, e tenha seus documentos em mãos.
- Peça o arquivo de apresentação: Se um palestrante não divulgar uma URL para baixar o arquivo da apresentação peça para ele, de preferência na sessão de perguntas, para os demais participantes tomarem nota.
- Converse com os palestrantes: Eles geralmente estão abertos à conversas logo depois da palestra, e podem gerar discussões interessantes.
- Inclua os eventos não-oficiais: Passe pelos estandes das comunidades e tome nota dos eventos menores, como workshops, mini-palestras e oficinas de programação.
- Evento de Encerramento: Apesar de todas as salas de evento replicarem o vídeo do auditório principal, participar pessoalmente é uma experiência bem melhor. Chegue uma ou duas palestras antes no auditório principal.
Acredito que o Racum tenha resumido muito bem o espírito da coisa e dado dicas valiosas. Apesar disso, gostaria de contribuir com mais algumas:
- Evite ficar sempre com seus amigos de longa data. Eventos como esse são ótimos locais para se conhecer gente nova, principalmente aquelas com quem você já contribuiu em algum projeto ou conversa sempre virtualmente.
- Leve algo para se alimentar durante o evento, mas durante o intervalo das principais refeições. Barra de cereal é uma ótima opção.
- Se você for com algum grupo de usuário tente chegar bem cedo no primeiro dia para conseguir um bom stand. As melhores posições são tomadas logo.
- Leve algo para se distrair. Passar o dia todo no evento é cansativo e as vezes é bom relaxar. PSP, Nintendo DS e jogos no notebook ajudam muito. Se for jogar poker não esqueça de me chamar.
- Não falte com respeito às garotas dos stands (e nem as usuárias). Sim, elas são gostosas, mas é preciso ter respeito acima de tudo. Situações como as do último campus party são ridículas.
I Encontro de Usuários do Arch Linux será no FISL
4 de Junho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaNa décima edição do FISL (Fórum Internacional de Software Livre), que acontecerá entre os dias 24 e 27 de junho em Porto Alegre, teremos o I Encontro de Usuários Brasileiros do Arch Linux.
O dia e o horário do evento ainda não estão confirmados, mas avisaremos assim que tivermos estes dados. Fiquem ligados!
Durante o encontro teremos as seguintes palestras:
- Introdução ao Arch Linux - por Rodrigo Flores
- Migrando para o Arch - por Kessia Pinheiro
- Arch Linux Brasil: o que fomos, somos e seremos - por Douglas Soares de Andrade
- Construindo pacotes para o Arch Linux - por Hugo Dória
Além do evento, também teremos espaço como grupo de usuários, onde venderemos adesivos, mídias de instalação do Arch e camisetas.
Mas como nem tudo é marketing, o espaço também servirá para demonstramos a distribuição, tirarmos dúvidas dos usuários e trocar aquele papo agradável.
Não deixe de nos visitar, participar do encontro e trocar uma idéia conosco. :)
Tema para monografia. Sugestões?
3 de Junho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaPreciso definir o tema da minha monografia e gostaria das sugestões de vocês. Ainda falta um ano para me formar, mas como quero fazer algo bem legal decidi que vou começar a monografia no penúltimo período mesmo.
Meu interesse principal é fazer algo na área de segurança. Já comecei a ler algumas tendência, mas não decidi nada. Cloud computing, virtualização, IDS também são tópicos bacanas.
Gostaria que o tópico fosse interessante o suficiente para que eu pudesse emplacar um mestrado logo depois da monografia, caso eu decida fazer isso.
Ah! E se alguém for desta área e estiver procurando um orientando é só avisar. :)