Depois de vários anos participando do Arch Linux Brasil resolvi que estava na hora de deixá-lo. O projeto continuará super vivo, claro, mas sem mim.
Vários motivos fizeram com que eu tomasse esta decisão. O principal deles? Tempo. Eu andava sem tempo algum para me dedicar ao projeto e não estava confortável levando-o com a barriga.
No início eu pensei apenas em largar a liderança do mesmo, mas decidi que era melhor sair de vez. Se não fosse assim eu sempre tentaria participar e palpitar em algo, o que também me tomaria tempo. Sabe, não é fácil conciliar trabalho full-time, universidade à noite, filho, empresa, vida social e vários projetos. Algo sempre acaba não saindo tão bem quanto deveria.
Sou extremamente grato por tudo que o projeto fez por mim e por tudo que consegui graças a ele. Foi uma experiência fenomenal e posso dizer, sem zoação, que hoje sou uma pessoa bem mais madura e com uma experiência profissional melhor por causa do projeto.
Consegui várias oportunidades de emprego importantes por causa desse tempo que passei à frente do projeto. O melhor de tudo, entretanto, foram as grandes amizades que fiz. Conheci muita gente fantástica e algumas se tornaram amigos(as) bastante próximos(as). :)
Enquanto líder acertei em várias coisas e errei em várias outras, o que me ensinou bastante. Logo depois o projeto passou a ter uma comissão (ao invés de apenas um líder) e passei a ter ajuda de duas pessoas extremamente competentes (Paulo Matias e Renato Leão), que também me ensinaram muito.
Eles também decidiram deixar a liderança do projeto, o que resultou na escolha de uma nova comissão. Os 3 novos líderes (Kessia "SEM ACENTO" Pinheiro, Marcelo Cavalcante e Rodrigo Flores) são pessoas que já ajudam bastante o projeto e que vão mandar muito bem como líderes. O Arch Linux Brasil vai crescer ainda mais com eles.
Minha última participação como membro do grupo será no FISL, onde teremos um stand e realizaremos o 1º Encontro de Usuários do Arch Linux (mais detalhes em breve). Eu ainda continuarei como desenvolvedor do Arch e a postar sobre a distribuição, mas farei isso independente do Arch Linux Brasil.
Bem, é isso. Fiz este post para dar uma satisfação e agradecer a todos que confiaram em mim durante todo esse tempo. E, desde já, desejo muito boa sorte à nova comissão. :D
0sem comentários ainda