Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

Primeiras impressões do Ubuntu 10.04

16 de Abril de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 670 vezes

Antes de colocar minhas impressões segue uma pequena historinha:

Eu sempre fui um simpatizante do Ubuntu. Acho que ele é bastante importante e, sem dúvida, merece todo o destaque que vem recebendo. Além disso, gosto muito das idéias do Mark Shuttleworth e do jeito que ele toca a distribuição.

Gosto tanto do Ubuntu que sempre o recomendo quando me perguntam qual distribuição utilizar. Apesar disso, eu nunca parei para usá-lo como sistema principal. É aquela velha história: em casa de ferreiro ...

NOTA: Um dos motivos pelo qual eu nunca usei o Ubuntu a fundo é que eu sou extremamente satisfeito com o Arch Linux. É distribuição ideal para mim. Funciona exatamente como eu penso e preciso. Mas, claro, ela não é perfeita e acredito que só sirva para a minoria dos usuários.

Entretanto, esses dias eu precisei criar um pacote deb para o HnTool, mas não tinha nenhuma máquina Debian (ou derivada) por perto. Foi aí que eu resolvi remover o Arch do meu computador do trabalho e instalar o Ubuntu 10.04 Beta.

Impressões:

Baixei o beta, dei boot no LiveCD e, de cara, fiquei surpreso com a arte do sistema. A tela de boot é linda e o tema padrão do GNOME também. A velocidade de boot é bastante satisfatória e melhor do que a maioria das distros.

Ubuntu 10.04 boot

Fiquei um pouco decepcionado em ver que o GNOME está meio parado no tempo (IMHO, o KDE4 está bem melhor), mas isso não é bem culpa da distribuição, né?

Pelo LiveCD o Ubuntu funcionou perfeitamente. Detectou a maior parte do meu hardware (vídeo, rede, som etc), com exceção do meu teclado. Fiquei surpreso, pois é um abnt2. Fui nas configurações e mudei meu teclado sem problemas. Infelizmente o instalador pediu para eu configurar meu teclado novamente ao invés de usar as configurações que eu tinha feito.

A instalação foi super simples e direta. O particionador funcionou como deveria, assim como a criação dos usuários. Na verdade, a instalação foi tão direta que não tenho nem muito o que comentar aqui.

Eu notei que muita gente não gostou do fato dos botões das janelas estarem no canto esquerdo agora. Confesso que achei estranho no começo, mas depois de 10 minutos já estava confortável com isso. Acho que com um pouco de boa vontade as pessoas irão se acostumar rapidamente com o novo layout.

O Ubuntu Software Center (um adicionar/remover programas da vida) também é legal e bonito. O único problema que tive com ele foi a ausência de uma opção para remover vários softwares ao mesmo tempo. Eu tive que sair removendo um por um (e olha que desinstalei vários, hein).

Boa parte dos aplicativos que uso estão disponíveis nos repositórios do Ubuntu (Chrome, smplayer, nmap, wireshark, kismet, aircrack-ng, thunderbird etc). Codecs proprietários também estão, mas não por padrão. Foi preciso ativar novos repositórios. Senti falta do skype e do handbrake também. Recomendo a adição dos repositórios do medibuntu.org para resolver estes problemas.

As notificações ficaram melhores e aparecem para tweets, emails, mensagens instântaneas e, claro, coisas do próprio sistema. O legal é que agora parece que elas realmente fazem parte da distribuição e não tem mais aquela mistura de várias notificações diferentes como antigamente.

A parte de impressão funcionou muito bem. O Ubuntu detectou todas as minhas impressoras de rede e perguntou se eu queria imprimir uma página de teste assim que escolhi a impressora que desejava. E né que ele imprimiu certinho?

Uma coisa que eu não gostei foi que o Firefox (e consequentemente o Chrome quando eu importei as preferências) agora usa o Yahoo como buscador padrão. Boooooooo. Shame on You!! (EDIT: Na versão final o Google voltará a ser o padrão. Valeu pela correção, Laudeci).

De forma geral achei o desempenho do Ubuntu pior que o do Arch Linux, mas ele não chega a ser ruim. Pelo contrário, tem o melhor desempenho dentre as distribuições "populares" que testei.

O Ubuntu One simplismente não funcionou comigo e dava erro toda hora:

Outra coisa engraçada que aconteceu é que quando eu usava a opção "Open with another application..." alguns softwares apareciam duplicados:

Eu sei que resolver esses problemas é muito fácil pelo terminal. Mas minha ideia aqui é usar o máximo da interface gráfica e recorrer o mínimo possível para a linha de comando.

Considerações finais:

Como eu já imaginava, o Ubuntu é um excelente distribuição e realmente é indicada para a maior parte dos usuários novatos ou que não querem ter muito trabalho. O desempenho é melhor do que eu esperava, a detecção de hardware e impressoras funciona muito bem e a nova arte é muito bonita. Sem dúvida, o Shuttleworth e a Canonical estão no caminho certo. Parabéns. ;-)

Infelizmente ela não é a distribuição ideal para mim. Gosto de coisas mais simples (KISS FTW) e mais poder. O Ubuntu vai continuar na minha estação de trabalho por mais algum tempo e eu devo rever minha análise quando eu completar um mês de uso. Mas meu desktop e notebook continuarão rodando Arch Linux. ;-)


Fonte: http://blog.hugodoria.org/2010/04/primeiras-impressoes-do-ubuntu-10-04/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.