Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Como Funciona?

É um evento que busca reunir pessoas que tem interesse em criar mecanismos para facilitar o acesso a informações públicas sobre mobilidade Urbana/Copa do Mundo em Salvador - Bahia.

Não apenas para desenvolvedores de software, mas também com designers, jornalistas, estatisticos, artistas, professores e todas as outras linhas de conhecimento que possam agregar a ideia.

Apoiadores (1)

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

O que já rolou

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Relato da Mapping Party e Wikiday - Janeiro de 2014

19 de Janeiro de 2014, 23:48, por Wille Marcel

A primeira Mapping Party (de que temos notícia) de Salvador foi realizada no último sábado (18/01/14). Fizemos uma caminhada de mais de duas horas pelo centro da cidade e depois passamos toda a tarde em uma sala realizando a edição dos dados no OpenStreetMap.

Durante a caminhada contamos com apenas quatro pessoas. Fizemos fotos, marcamos alguns pontos com o aplicativo OSMTracker, porém o método mais utilizado foram as anotações com FieldPapers.

Em conjunto com a Mapping Party foi realizado o Wikiday, um dia para colaboração com a Wikipédia e outras wikis do Movimento Wikimedia. Assim, além de realizar o mapeamento, publicamos várias fotos no Wikimedia Commons, acrescentamos coordenadas geográficas em artigos da Wikipédia e acrescentamos a informação de página da Wikipédia em alguns Pontos de Interesse.

Fizemos também um vídeo da Mapping Party:

Pontos positivos:

  • Novos colaboradores para o OpenStreetMap e Movimento Wikimedia;
  • Os iniciantes tiraram várias dúvidas;
  • Apesar de não termos mapeado muitos pontos de interesse, conseguimos melhorar bastante as informações de nomes e sentido de ruas em uma região bastante importante da cidade.

O que pode melhorar

  • Mapear uma área muito movimentada em horário de grande movimentação não é muito produtivo, pois é dificil de caminhar e fazer boas fotos;
  • O horário também não estava muito adequado… sol e calor intensos!
  • Fazer mais fotos e tentar capturar mais informações como semáforos, acessibilidade, números de casas, superfície das ruas e calçadas.

Veja como estava o mapa do centro antes e como ficou depois da Mapping Party:

Participantes:

  1. Aurium
  2. Lucas
  3. Neia
  4. Pyter
  5. Raylton
  6. Rodrigo
  7. Wille
  8. Macello


Primeiro Virote Hacker

26 de Novembro de 2013, 14:28, por Rafael Brito Gomes - 0sem comentários ainda

Esse primeiro encontro foi MUITO massa. Melhor impossível.

Com as presenças especiais de Daniela do Transparência Hacker, Christiane do Instituto Ethos e Guimba da Quequeré Jogos, o encontro bombou! Tivemos aproximadamente 20 pessoas, entre as que chegavam e saiam a todo momento da sede da Colivre (Até mesmo no meio da madrugada!!!).

A noite foi regada a muita conversa e um ótimo lanche fornecido pelo Rango Vegan, que por sinal estava uma delícia! Esse lanche foi patrocinado pelo Instituto Ethos, que na presença de Christiane bancou o rango da madrugada, assim como os sucos também.

Com um recurso financeiro cedido pelo programa Onda Digital para nossos hacking day de código, pudemos comprar alguns energeticos e financiar a criação de nosso cartaz. Obrigado Debora.

Começando as atividades

Depois de um brainstorm organizado por Daniela Silva, chegamos a esse quadro:

Listando o conhecimento e vontade de cada um, pudemos nos reunir em alguns projetos:

  1. Multirão de pedido a acesso a informação : http://pad.w3c.br/p/hackdayssa-pedidos
  2. 501 coisas mais fáceis construir do que o metro de Salvador : http://metrossa.tumblr.com/
  3. Criar jogo de cartas com personalidades de Salvador : Playtest do jogo : http://www.youtube.com/watch?v=RyCdalP7PaY#t=0 e versão impressa para download :
    https://ia601003.us.archive.org/31/items/Baculejo/Baculejo.zip
  4. Desenvolvimento de plugin do http://www.queremossaber.org.br/ para solicitiar informações, de forma transparente, em Salvador
  5. Desenvolvimento de mapa com pontos de ônibus, criado de forma colaborativa, em Salvador.
  6. A conta da copa é nossa

E assim os subgrupos foram criados e o trabalho começou, com muita conversa e descontração, mas sem deixar de focar no mão na massa que nos deixava tão animados.

Em alguns momentos parávamos pra "testar" novamente o jogo que criamos essa noite, chamado Baculejo, um jogo cheio de violência, blefes e baculejadas entre PMs, vereadores, celebridades, juízes. Que já está disponível para download, basta baixar, imprimir e jogar.

Pudemos enfim criar um grupo legal de pessoas, interessadas em desenvolver algo pela cidade e não ficar na posição comoda de apenas reclamar. A ideia é essa, reunir, atuar e tocar o que puder ser feito.

Agradeço muito a iniciativa de Christiane, do Instituto Ethos, que através de Pablo Florentino, chegou a mim com essa ideia massa, que já tentávamos colocar pra "rodar", mas não tinha "engatilhado" ainda. Fico muito feliz de ver tanta gente focada nessa ideia.

O resumo do encontro e atividades, segue nesse pad: http://pad.w3c.br/p/hackdayssa-atividades

Nosso próximo encontro será no dia 14 de dezembro, no mesmo lugar, lá na Colivre, às 10:00 da manhã, sem hora pra terminar. Não perca.

 



HackingDay v0.3

26 de Novembro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 1Um comentário
1 de Dezembro de 2012, 0:00 http://softwarelivre.org/hackingday Rua Marechal Floriano, nº 28, ed. Norma Camozzato, sala 301, Canela, Salvador-BA

Esperar para que? O próximo HackingDay será em menos de uma semana. Neste sábado, dia 1 de dezembro, na sede da Colivre, às 14:00 horas!

Nosso projeto de macros está bem avançado. Esperamos criar alguma interface de usuário neste encontro. Nossos hackers conseguirão? Acompanhe as emoções do próximo capítulo, ou participe diretamente dele.   ;-)

Voltamos para a sede da Colivre por dois motivos: Não teremos gente da organização no CPD-UFBA neste sábado e aparentemente o modelo "mesa de reunião" promove mais interação entre os presentes e é mais eficiente para a transmissão.

Sim! Claro, Continuaremos com a participação via Hangout.

ParticipeCurtasiga no Twitter e siga no Identi.ca.



Relato do HackingDay v0.2

26 de Novembro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil

Novamente tivemos um atraso de uma hora, mas pudemos trabalhar e avançar no projeto. O local não ajudou muito desta vez. O CPD é ótimo, especialmente a área da escola superior de redes, mas os presentes ficaram afastados em, mesas muito separadas, e com o ar condicionado quebrado ficamos divididos entre o calor e o ruido dos ventiladores. Maaaas... apesar dos pesares, a primeira macro nasceu neste encontro do dia 24 de novembro.

Panorâmica da Sala

Participantes

O que foi feito

...

O que deu errado

...

Comits

...



HackingDay v0.2

20 de Novembro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
24 de Novembro de 2012, 0:00 http://softwarelivre.org/hackingday Avenida Ademar de Barros, s/n - Campus de Ondina, Salvador, BA

Verbo codarNeste sábado, dia 24 de novembro,  faremos o nosso terceiro encontro, no CPD da UFBA, em Ondina. O evento continua sendo aberto e gratuito, basta aparecer lá, mas se você puder confirmar com antecedência será bom. Neste encontro continuaremos o projeto das macros e promete-se muta emoção!  :-)

Neste sábado, dia 24 de novembro,  faremos o nosso terceiro encontro, no CPD da UFBA, em Ondina. O evento continua sendo aberto e gratuito, basta aparecer lá, mas se você puder confirmar com antecedência será bom. Neste encontro continuaremos o projeto das macros e promete-se muta emoção!  :-)

Se você está em SSA, apareça no CPD da UFBA, no sábado 24/11 as 14:00.

Se você não está em SSA, se ligue no hangout!
(acompanhe-nos nas redes e pegue o convite que publicaremos no sábado)

ParticipeCurtasiga no Twitter e siga no Identi.ca.

Verbo codar