Linguagens de programação, histórias, arte e patos
30 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaSempre vejo alguém dizendo aqui ou acolá que uma linguagem de programação é melhor que a outra, porque é mais verbosa, porque é mais rápida, porque é mais bonita. Os motivos são vários. Eu concordo com muitas destas afirmações, porém a coisa não é tão simples assim.
Há beleza em todas as linguagens, mas, para enxergar, é necessário um pouco de conhecimento sobre ela. O Akita escreveu no seu blog que grandes artistas roubam. Eu concordo com ele. E quero tentar explicar, através disto, o porque não acho certo ficar focado em uma só linguagem de programação.
Bang.sh, o framework para shell script, terá primeira versão em breve
19 de Março de 2012, 0:00 - sem comentários aindaSim, o título parece mais uma matéria jornalística que um post em blog. Mas é verdade. Em breve será lançada a versão 0.1 do Bang.sh. Ele ainda tem muito o que crescer, mas já tem várias coisas interessantes como: exceções e try/catch, biblioteca de testes unitários, mocking e stubs e modularização.
Abaixo explico algumas das funcionalidades e como utilizá-las. Por último, há alguns itens que pretendo concluir antes de lançá-lo. Junto do Bang.sh, provavelmente, irei lançar o Shocs: um gerador de documentação para API's em Shell Script. Estou escrevendo ele em Elixir, uma linguagem que roda na VM de Erlang. Contribuições são bem vindas em ambos os projetos!
- Instalação e Configuração
- Modularização
- Exceptions e o try/catch
- Registry Pattern x GLOBALS
- Os módulos unittest e opt
- Mocks e Stubs
- O que ainda planejo
GitHub hackeado, Homakov, Rails e o que isso tem a ver com CakePHP
11 de Março de 2012, 0:00 - sem comentários aindaOlá! Dia primeiro de março de 2012, um carinha conhecido como Homakov abriu uma issue no projeto do Rails no GitHub. Ele a abriu porque, segundo ele, muitos não conheciam ou não praticavam uma prática de segurança que protegia certas colunas do banco de dados e eram expostas nos models do framework.
Infelizmente só consegui parar para escrever este post 10 dias depois. Mas acredito que vá valer a pena. Além de explicar o caso, também abordei como se proteger disto ao utilizar CakePHP. Por fim, selecionei algumas imagens de memes que surgiram depois deste caso para nos alegrar um pouco =).
Git e suas magias: alguns comandos úteis
29 de Fevereiro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaO git realmente é um poderoso sistema de versionamento de códigos. O melhor, ele é distribuído, o que permite ainda mais diversão. Às vezes, acostumados com outros, como o svn, acabamos ignorando o real potencial do git. Aqui vão algumas dicas que podem ser úteis ao utilizá-lo:
- Restaurar um arquivo removido num reposório git
- Visualizar graficamente os logs do repositório git
- Mudar o autor de commits num repositório git
- Mover commits para outro branch
- Como criar branch remoto no git
- Desfazer-se do último commit
Ubuntu 12.04 e o HUD, uma interface orientada à inteção
6 de Fevereiro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaTodos sabem que sou muito fã do ArchLinux, pois é uma versão light weight do linux que permite que eu configure do modo que me deixa mais produtivo, com poucos aplicativos iniciados no boot e interface sem muita frescura.
Mas, sendo franco: como sou eu mesmo que configuro o Awesome, tema do GTK, fonte, cores do urxvt, tema do slim e etc, acaba não ficando muito bonito o conjunto da obra. Fica um terminal colorido pra cá, com cores destoantes para lá, e, ... Sinceramente, não tenho paciência para lidar com aparências.
Já o Ubuntu 12.04, que sofre mudanças em sua aparêcia há anos, tem crescido muito na preferência dos usuários para computadores desktop. A razão principal para este crescimento está na qualidade do sistema.
Na verdade, o Ubuntu reboca a parede esburacada que é um OS baseado em linux. Por parede furada, leia-se um monte de software e ferramentas isolados com funções específicas, e, por reboco, leia-se um sistema que é capaz de orquestrar estes softwares com muito poucos erros, tapando os buracos.