Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Tecnologia L...
Tela cheia

O Diabinho está de volta

27 de Novembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 413 vezes

O PC-BSD é um sistema operacional destinado a usuários comuns, nota-se: “O PC-BSD” não é uma distribuição de linux.

BSD (Berkeley Software Distribution) é um Sistema Operacional UNIX desenvolvido pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, durante os anos 70 e 80. Apesar de possuir um código fonte livre como o sistema operacional linux, o BSD possui uma licença de uso própria que é diferente da licença GPL do linux.

A licença BSD permite que o software distribuído sob a licença, seja incorporado a produtos proprietários. Trabalhos baseados no material podem até ser liberados com licença proprietária. Alguns exemplos notáveis são: o uso de código do BSD (funções de rede de computadores) em produtos da Microsoft, e o uso de muitos componentes do FreeBSD no sistema Mac OS X da Apple Computer.

Também é possível que softwares sejam distribuídos pela licença BSD junto de outra licença. Isto ocorreu em versões antigas do BSD Unix, que incluíam material proprietário da AT&T.

“O PC-BSD é então uma variante do sistema Free-BSD destinado a usuários domésticos. Este sistema possui algumas facilidades que são superiores até a distribuições famosas de linux.”

O projetista do PC-BSD é Kris Moore um usuário apaixonado do FreeBSD que aprimorou o sistema com ações pré-configuradas e o gerenciador de janelas KDE afim de ajudar a usuários iniciantes no sistema.

Com o grande sucesso do seu projeto a empresa IXsystems especializada em servidores opensource comprou o PC-BSD de Kris Moore e o contratou como responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema.

O PC-BSD é distribuido em imagens de cds semelhante as distribuições de linux, mas não pense que as semelhanças são muitas. Um exemplo disto é o seu sistema de instalação de pacotes e sua estrutura de arquivos.

O sistema de instalação de pacotes do PC-BSD é chamado de PBI- Push Button Installer (Instalador apertando um botão). Pelo nome você já deve ter uma idéia do que se trata. Basta acessar um site ou ftp que tenha pacotes com a extensão PBI como o site oficial: (http://pbidir.com).

Clicar no pacote para fazer o download, aceitar o contrato de licença e pronto! o aplicativo já será instalado no seu sistema.

inst-jre

Apesar das criticas severas pois os downloads se tornam maiores os aplicativos disponibilizados pelos pacotes PBI possuem uma estrutura completa que se instala em : /Programs/<aplicacao>/ onde cada aplicação tem suas próprias bibliotecas e sua própria estrutura bin/ e o que mais for preciso para garantir a instalação e o funcionamento do pacote, indiferente das bibliotecas do sistema.

A vantagem disto é que a desinstalação de um programa é bem limpa (mas não pense que é semelhante ao sistema Windows) pois aqui não existe rastro de registro nem arquivos dlls espalhados pelo sistema que não são removidos.

Nvidia e ATI

O PC-BSD tem claro suporte a todo dispositivo de vídeo que o Xorg tem por padrão, mas complementarmente tem ainda o módulo de aceleracão 3D de placas ATI Radeon e NVidia, que normalmente temos que fazer download no site da NVidia para FreeBSD.

Adobe Flash Player é padrão

A adobe possui um acordo formal com a IXsystems e o flash player 9 já vem configurado no navegador Firefox do Pc-BSD.

Minha opinião:

Se você gosta de conhecer diferentes distribuições de linux talves seja hora de conhecer um pouco do mundo BSD. Para tarefas rotineiras do dia a dia o PC-BSD é mais que completo.

E suas facilidades de uso impressionam. O sistema PBI é uma mão na roda para quem não gosta de digitar nada no terminal, além disto, não temos mais erro de falta de biblioteca. Tudo se instala ao alcance de um “click”.

Então na minha opinião: O PC-BSD faz o que promete, é um ótimo sistema operacional para usuários domésticos!

Link para download:

http://www.pcbsd.org/content/view/106/11/


Fonte: http://tecnologialivre.com.br/blog/?p=960

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.