Há algum tempo atrás, tive conhecimento do luakit(1), um navegador escrito em Lua licenciado pela licença GNU GPLv3(2), através do meu amigo Jundaí. Depois que vi Marx mais Rogerio utilizarem e gostarem assim como o Jundaí, resolvi tomar coragem e instalá-lo na minha máquina com o sistema GNU/linux com a distribuição Debian versão Wheezy (32 bits).
O mais legal de tudo é que no momento em que escrevo esse post, tem pacote debian nos repositórios oficiais das versões Wheezy e Sid com a versão 2012.03.25-1 (no site do projeto tem uma versão mais recente).
Instalando através do aptitude:
#aptitude install luakit
Trata-se de um simples browser, porém bastante rápido consumindo poucos recursos e no meu caso, bastante útil quando acesso a internet através de conexões lentas, por exemplo 3G de algumas dessas operadoras aí sem fronteiras, fora de seus pacotes pós-pagos.
Nos primeiros contatos tive a impressão de uma certa semelhança com outros navegadores em modo texto, como o w3m(3), outra coisa também que assusta é utilizá-lo sem ler a documentação, uma vez que ele é todo baseado em atalhos de teclado. Ele tem suporte a abas (ou guias). A única coisa que não gostei da versão a qual utilizo é a falta de uma configuração de remover os cookies após fechar o programa, fora algumas vezes que travou, mas acredito que foi devído ao tipo minha conexão mesmo, no caso 3G.
Em fim, depois de superado a barreira inicial é só conferir se é uma boa alternativa ao chromium(4) para uma navegação básica, deixando as demandas mais críticas por segurança para navegadores mais maduros como iceweasel(5) e etc.
Links:
(1) http://mason-larobina.github.com/luakit/
(2) http://www.gnu.org/licenses/gpl-3.0.html
(3) http://w3m.sourceforge.net/
(4) http://www.chromium.org/
(5) http://www.geticeweasel.org/useragent/
Sugestão de leitura:
http://www.linuxjournal.com/content/luakit-extensible-micro-browser
http://crunchbanglinux.org/forums/topic/11206/luakit/
1Um comentário