Sabe aquela história de que um graveto sozinho é fraco, mas junto de vários outros gavetos ele se torna forte? Pois a mesma máxima também é válida para computadores. Foi o que provaram os engenheiros da Universidade de Southampton, no Reino Unido, que construíram um supercomputador a partir de 64 modestos Raspberry Pi ligados em conjunto.
Como parte de um experimento, o grupo decidiu construir uma máquina com a mesma arquitetura de um supercomputador, mas gastando a menor quantidade de dinheiro possível. E o eleito para dar vida ao projeto foi o pequenino Raspberry Pi, que pode ser adquirido (lá fora) por camaradas US$ 35.
Como cada unidade do computadorzinho tem processador de 700 MHz e armazena até 16 GB unidades de cartão SD, juntos os 64 Raspberry Pis resultaram numa máquina com mais de 1 TB de espaço em “disco” e capacidade relativa de processamento equivalente a 11 GHz. O sistema operacional é o Debian, e o pequeno grande computador foi batizado de Iridis-Pi, em homenagem à supermáquina (de verdade) Iridis, que pertence à universidade.
Já a estrutura escolhida para abrigar o sem-número de fios e cabos responsáveis por deixar toda estrutura funcionando é um gabinete construído com as peças de Lego, gentilmente doadas pelo filho de 6 anos de um dos pesquisadores responsáveis pela criação do projeto.
Exatas 2.240 libras foram gastas na compra dos 64 Raspberry Pis, e o custo total do computador acabou sendo de 4 mil libras (R$ 13 mil) , graças a conectores e outros equipamentos. Nada de muito impressionante e ainda muito longe de entrar para a lista dos supercomputadores mais fortes do mundo, mas certamente muito mais divertido que qualquer outra máquina do estilo.
Aos que têm um dinheiro a mais sobrando e estão interessados em ter seu próprio supercomputador feito a partir de Raspberry Pis, pode seguir a receita do grupo de engenheiros, que pode ser encontrada no site deles.
Fonte:
http://www.tecnoblog.net/113637/rapsberry-pi-supercomputador/
Maiores informações:
http://www.southampton.ac.uk/mediacentre/features/raspberry_pi_supercomputer.shtml
Notícia divulgada por Daniel Nascimento.
0sem comentários ainda