1ª Semana de Educação e Arte Digital do Tocantins
21 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaVem aí a 1º Semana de Educação e Artes Digitais, uma realização da Casa da Arvore – Projetos Sociais que reunirá do dia 5 a 9 de abril deste ano em Palmas, pesquisadores, educadores, alunos e artistas representantes de projetos inovadores desenvolvidos em várias partes do Brasil. São iniciativas que têm provocado profundas reflexões sobre o universo de possibilidade de produção de conhecimento na era digital, através da arte e da educação.
A programação conta com três oficinas voltadas para artistas, estudantes, profissionais liberais e demais interessados em experimentar novas possibilidades de criação a partir de novas tecnologias de informação, comunicação e mobilidade. Para fazer sua inscrição envie um email com o nome, idade, telefone, área de atuação para os e- mails abaixo e aguardar instruções:
Jornalismo na web 2.0 – Nacho Duram (SP) jornalismoweb2.0@gmail.com
Animação Básica em Blender 3D – Erick Henrique (TO) anima.blender.3d@gmail.com
Processamento de som e imagem em tempo real – Jarbas Jácome (PE) processamento.tempo.real@gmail.com
Os painéis serão gratuitos e aberto a toda sociedade.
As oficinas serão cobradas R$ 10,00 e o limite de vagas é 15 pessoas por oficina.
1ª Semana de Educação e Artes Digitais – Palmas – TO
de 05 a 09 de Abril na Av. Teotônio Segurado, 402 Sul, Área Verde, Palmas-TO
Gimp Paint Studio 1.4 lançado!
18 de Março de 2010, 0:00 - Um comentárioRamón Miranda acaba de anunciar o lançamento da versão 1.4 do Gimp Paint Studio (GPS) em seu blog.
De acordo com Ramón, essa versão centra-se em efeitos especiais, que vão tornar a vida do artista muito mais fácil ao pintar coisas complexas, como os efeitos do fogo, vegetação, etc. É uma versão onde os conceitos experimental são bastante evidentes.
Não conhece o GPS? É uma coleção de pré-configurações, pinceis, gradientes e paletas que facilitam a vida do artista e conferem mais qualidade ao trabalho. Veja o vídeo de introdução e a galeria do projeto com algums exemplos.
Aproveitando, veja detalhes adimiráveis:
Se quiser saber mais, Existe um manual muito bom, produzido por Ramón Miranda e traduzido para português por Mozart Couto.
Como instalar o GPS
- Baixe o arquivo
GPS_1_4 release.zip
- Mova o conteúdo do
zip
para o diretório de configuração do usuário, que no GNU/Linux fica em/home/<usuario>/.gimp-2.X
(onde "X
" pode ser "4
", "6
", "8
",...) - Abra o GIMP e aproveite!
A ilustração de teste acima, eu fiz muito rapidamente, com pinceladas sobrepostas do pincel grama (N_Grass) 1 e 2 de verde escuro para quase preto.
O pincel varia seu formato de forma aleatória graciosamente para ajudar a dar um aspecto mais natural ao gramado, aliás, essa é uma característica bastante comum aos pinceis do GPS.
Depois foi só aplicar um gradiente de por do sol na camada de baixo. Se quiser ver o original: gramado.xcf.gz
(o GIMP abre a extensão .xcf.gz
diretamente)
Eco-Dropz
16 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaCaros,
faz algum tempo alguém me perguntou se era possível transformar alguma coisa relativamente “sem graça” como uma cenoura ou mesmo um abacate em uma peça digna de ornamentar um desktop. Bem, no meu ramo eu descobri que nada é impossível =]. Então hoje nós vamos aprender a adiconar conceitualmente “cor, sabor e vida” a tal objeto , vamos lá ?
A gente começa escolhendo a imagem do dia:
Feito isso, vamos dar um reforço de cor e luz a imagem para que a mesma possa estocar um leque maior de conceitos.Como existem diversas maneiras de proporcionar tais alterações, vamos optar por uma não muito convencional oriunda de um plug-in já visto por nós aqui denominado “National Geografic”, sua serventia se dá em adicionar o mesmo nível de cor e luz vistos na revista a uma imagem . O artigo citado abaixo mostra como baixar, instalar e utilizar o referido plug-in : http://razgrizbox.wordpress.com/2009/06/20/alem-do-espaco-fabrica/
Uma vez instalado o plug-in é hora de usa-lo sobre a imagem, o caminho até o mesmo pode ser visto abaixo:
Não são necessárias alterações nos parâmetros da referida ferramenta, bastando clicar em “OK”:
Eis o resultado póst-filterm : Repare como o ganho de luz e cor fez com que a imagem em si assumisse traços de ilustração, isso agraças a combinação do uso de máscaras e dessaturação de camadas ricas em cor luz acima da original :
Feito isso, hora de adicionar uma ou mais mensagems ao nosso trabalho, uma das maneiras mais eficazes de se executar tal tarefa é anexando uma moderada composição com pincéis racional e coesa a nossa imagem =]:
Comece obtendo a tonalidade mais escura da cor predominante no trabalho , feito isso escolha um pincel que seja compativel com o que você deseja dizer e ao mesmo tempo compatível com o conceito original do trabalho, aplicando o mesmo sobre uma nova camada transparênte:
Feito isso hora de brincar um pouquinho com a luminosidade do trabalho, crie uma nova camada transparente e sobre a mesma, aplique pincéis de tamanho grande *(grande raio) sob preenchimento branco em áreas preenchidas do trabalho:
Feito isso, aplique o efeito de camada denominado “Sobrepor” e veja o que acontece =] : Note que agora a composição branca se tornou um filete de luz fundida ao tranalho =] :
Para faze-lo novamente visível basta duplicar tal camada quantas vezes desejar =]:
Feito isso, volte para a camada onde está a composição em tons escuros e complete-a com outros elementos do seu interesse =]:
a
E assim ficou o nosso exemplo do dia =] :
Então hoje meus caros, nós aprendemos a dar vitalidade a uma imagem através da anexação de composições e do ganho de cor e luz =]! Dito isso meus caros aprendizes, vejo vocês no nosso próximo assunto!
a
Inver-Flora
6 de Fevereiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaCaros,
O assunto do dia remete a inversão da estrutura coloral de uma imagem a fim de que se possa transformar o artefato original em um espectro formado por bordas de luz e cor.
A gente começa escolhendo a imagem do dia :
Escolhida a imagem do dia, duplique a camada base da mesma e aplique sobre a nova camada o efeito de camada denominado “Diferença”:
Isto fará com que a imagem fique sem luz devido ao perfeito encaixe dos polos entre as camadas o que é perfeitamente normal.
A nossa mágica começa aqui , selecione a ferramenta de movimentação presente na caixa de ferramentas do Gimp e mova delicadamente a imagem até que uma fina borda se forme =] :
Feito isso, vamos adicionar um pouco de luz :
Duplique novamente a camada base e torne-a invisível combinando em seguida as camadas restantes:
Feito isso, duplique a camada resultante e sobre a mesma aplique o efeito de camada aditivo denominado “Adição” :
Repare que agora temos o ganho de luz =] . A gente até poderia parar por aqui, mas vamos dar uma amplificada nele dispersando a luz de maneira enevoada como um neon :
Para tal vamos fazer uso do filtro denominado “Desfocagem Gaussiana” sobre a camada na qual estamos trabalhando:
Utilize valoração uniforme acima de 20,00 isso irá garantir um padrão contínuo e uniforme sem trancos:
Agora basta clicar em ok e aguardar =]
Para amplificar o resultado basta duplicar esta mesma camada quantas vezes desejar =]!
E assim fica o nosso exemplo do dia =] !
Dito isso meus caros aprendizes, vejo vocês no nosso próximo assunto!
18 Tutoriais sobre GIMP da Linux Radar
5 de Fevereiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaA Revista Lux Radar está encerrando sua coluna sobre o GIMP. Mas resolveu liberar para o público os seus últimos 18 tutoriais escritos pelo Michael J. Hammel, escrito de um ótimo livro sobre o GIMP. Todos os tutoriais estão em alta resolução, a mesma que é disponibilizada para a gráfica que imprime a revista.
We’re giving you the high-res PDFs – the same ones we use to actually print the pages of the magazine – which means they’ll look awesome on your screen, or printed out. The down-side of this is that the files are quite big – the total download is 90MB.
You’re free to use these tutorials for personal use or for non-commercial offline redistribution – ie, you can give them away at your LUG, share them with colleagues at your office, or burn them to a CD as a backup.
Mais informações e download aqui.