Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade do GIMP - GNU Image Manipulator Program

4 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Yellow OH Yeahh…

22 de Maio de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Caros,

hoje fiquei pensando em um cara que marcou a adolescência de muitos de nós, Ferris Bueler*(“Curtindo a vida adoidado”), 0s mais novos precisam assistir esse filme, mas sem prolixianismos voltando aonde estávamos gostaria de citar a cena onde Ferris e seu amigo pegam uma raríssima Ferrari “emprestada” . Assim este pequeno documento é uma homenágem a todos os transgressores das regras imbecis que acorrentam a nossa vontade de viver intensamente.

A gente começa escolhendo a imagem do dia, no caso a dita Ferrari*(Não é a mesma do filme.):

Nosso assunto do dia trata da restauração parcial da qualidade da imagem incluindo reforço coloral em sua essência, repare que apesar do aparente acabamento temos gritantes problemas com a qualidade da mesma.(vide lateral e front):

A gente começa duplicando a camada base e alterando diretamente o seu tom coloral fazendo uso do filtro tão já por nós estudado denominado “Matiz saturação” cujo caminho pode ser visto abaixo:

Feito isso, repare na cor majoritária que atua sobre o carro, feito isso vamos seleciona-la para que apenas esta seja alterada de maneira seletiva:

Como o objetivo é manter a tonalidade mais próxima a original, modifique-a para uma cor que seja próxima a esta, no caso optei por um laranja claro:

Repare que isto não foi suficiente, pois pela qualidade ruim da imagem os estágios de cor acabaram por se dividir, sendo necessária mais uma intervenção em outro canal, note que isso depende muito das peculiaridades de cada imagem, no caso desta o canal que leva as discrepancias é o vermelho apesar de as mesmas serem voltadas para o tom amarelado*(vide parte inferior do para choque):

Repare como a nova intervenção nivelou os tons :

Terminada a tarefa acima ficamos assim:

Hora da fusão por nivelamento :

Aplique sobre a nova camada modificada o efeito de camada denominado “Sobrepor” e veja o que acontece =] :

Agora vamos incrementar um pouquinho mais =] :

Crie uma nova camada transparente e sobre a mesma crie uma pequena composição com pincéis de ação tênue :

Eis aqui :

Procure abranger apenas a pintura do veiculo:

Agora, aplique sobre a camada portadora da composição o efeito de camada denominado “Sobrepor” e veja como a mesma agora se adequa aos contornos do veículo =] :

Mas não é suficiente =], Duplique esta mesma camada e inverta as cores da nova camada resultante:

Sumiu?? Não mesmo , experimente mover essa nova camada DELICADAMENTE:

E veja oque acontece ! =] Temos auto relevo!

E assim ficou o nosso exemplo do dia =] .

Então hoje meus caros aprendizes, nós aprendemos a nivelar e a restaurar uma imagem com danos por perda de qualidade e ainda homenageamos a todos aqueles que aproveitam a vida intensamente. Dito isso vejo vocês nos nosso próximo assunto!

SAVE Ferris!



O que é que o GIMP tem?

22 de Abril de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

No meu último post sobre o GIMP ("A última inovação do Photoshop já existia no GIMP"), o leitor Alemão perguntou:
Gravatar Alemão E as outras novas funcionalidades do photoshop? como por exemplo a de redimensionar... e também as do illustrator? como por exemplo as grid em pespectiva.

Comecei a escrever a resposta-dica como comentário naquele post, mas achei que seria bastante útil para outros que ainda não conheceram o GIMP (ao menos não de forma adequada). A idéia básica é: São tantas funcionalidades! Que tal testar? ;-)

Ao falar sobre GIMP estamos falando de um editor de imagens maduro e com pretensões de ser um editor profissional. Para muitos (como eu) o GIMP já é um editor profissional, para outros (que já entendem como ele funciona) só falta o suporte real a CMYK, o que pode ser tratado com o plugin Separate+, ou outros.

Bom, então seria impossível (ou muito chato) falar sobre tudo isso em um post. O melhor mesmo é testar e pesquisar vou ajudar os iniciantes, dando o caminho das pedras, mas não vou deixar de comentar sobre o que Alemão perguntou especificamente:

Redimensionar: Certamente ele não está falando sobre redimensionamento básico, só pra isso o GIMP já tem 4 algorítimos, ele deve estar falando do Redimensionamento Liquido (inteligente) está no plugin Redimensionamento Liquido.

flickr:2232398039 flickr:2232398095
Veja outros exemplos!

Alemão também perguntou sobre o "Grid em Perspectiva", mas o que seria isso exatamente? É o "Perspective Grid" do Freehand? Se sim, o GIMP tem algo diferente mas nos leva ao mesmo fim: Clonagem em Perspectiva.

 

Com GIMP você...

Cai de Amor
Se Anima
Melhora a Vida
Comida com HDR

e muito mais...

Então, como começar?

Primeiro entenda que o GIMP é um Software Livre, construído por uma Comunidade Internacional. O GIMP não é apresentado ou citado em revistas com a mesma frequência dos softwares proprietários similares por ser fraco, não mesmo, ele não aparece porque não existe uma empresa para promove-lo com fins comerciais. Isso não quer dizer que por isso ele não tem foco profissional, ele tem sim, porque é o interesse da comunidade de usuários e desenvolvedores.

GIMP O GIMP foi criado de forma que tudo fosse "plugavel". Praticamente tudo o que você vê nele são plugins, mas a maior parte do que você precisa já vem pré instalado. Depois que você adiciona um plugin ele se mescla a interface do GIMP como botão ou item do menu, onde for necessário, como os plugins do Firefox. Por isso é tão comum falarmos de plugins do GIMP e do Firefox, eles facilitam o acesso a funcionalidades que não são realmente úteis a todos os usuários, mas ninguém vive sem alguns deles. ;-)

Linux Para instala-lo no GNU/Linux (Debian, Ubuntu e derivados):

sudo aptitude install gimp gimp-gap gimp-plugin-registry gimp-resynthesizer gimp-texturize gimp-ufraw

Com o comando acima instalamos de uma vez o GIMP e uma ótima coleção de plugins. (gimp-plugin-registry contém vários plugins)

Windows Para instala-lo no Windows:

  1. Baixe o instalador no site do GIMP-Win;
  2. Instale-o como qualquer outro software;
  3. Baixe plugins no site que agrega a maioria deles (use a busca do site!);
  4. Leia a orientação sobre como instalar os plugins. (use o tradutor no topo da página!)

Para saber mais: (essa é a parte importante!)

Se você tem habilidade com computadores e gosta de testar versões beta, também pode procurar pelo beta da próxima versão que une toda a interface em uma janela, mais fácil pra quem é acostumado com a interface do Photoshop.



Nascemorten

15 de Abril de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Caros,

hoje vamos estudar o processo de amplificação seletiva de luz e cor a uma imagem através da adição  e subtração de traços em escala.Ou seja vamos aprender a amplificar luz e cor por trechos em uma imagem rica em detalhes e luz concentrada =]

A gente começa escolhendo a imagem do dia :

Escolhida a imagem, duplique a camada base da imagem pois precisaremos da camada base intacta:

Feito isso vamos ao filtro responsável por boa parte da nossa tareda do dia, ele se denomina “borrão de movimento” e o caminho até o mesmo pode ser visto abaixo:

Aberta a interface do filtro, nossa tarefa aqui é bem simples bastando selecionar o tipo de borrão para “Zoom” e colocando valoraçãoc de comprimento acima de 140. Isto fará com que a imagem se torne um imenso borrão com epicentro próximo ao centro da imagem:

Quando o filtro concluir a tarefa teremos :

Repare que a camada que sofreu a ação do filtro teve o seu conteúdo transformado em um borrão uniforme e de luz homogênea:

Hora de fundir ambas as camadas, para que nosso borrão interaja em sinergia com o conteúdo da camada base, aplique o efeito de camada aditivo denominado “Adição”. Isto fará com que os efeitos e detalhes de ambas as camadas possam coexistir :

Eis aqui =] :

Repare como o borrão continua visível e além do conteúdo original =]

Para potencializar o efeito gerado pelo borrão basta duplicar a camada do mesmo quantas vezes desejar =]:

Feito isso combine as camadas visíveis do trabalho. Vamos enxugar a luz deste trabalho :

Combinadas as camadas, duplique a camada resultante e utilizando a ferramenta de espelhamento, espelhe o conteúdo da nova camada uma vez na horizontal e outra na vertical:

Feito isso, aplique ainda sobre esta camada o efeito de camada denominado “Somente Escurecer”, isto irá suprimir a luz que é emanada do centro das duas camadas até suas bordas deixando apenas seus traços visíveis =]!

E assim ficou o nosso exemplo do dia ! =]

Então hoje meus caros aprendizes  nós aprendemos a amplificar e redistribuir luz e cor de forma seletiva em uma imagem com foco concentrado de ambas as fontes =]. Dito isso, vejo  vocês no nosso próximo assunto!



A última inovação do Photoshop já existia no GIMP

6 de Abril de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

GIMP Faz uma semana que o site Muy Linux mostrou que o Photoshop copiou o GIMP. Pelo que sei não é a primeira vez, mas isso é comum quando um software livre amadurece, então não vamos ficar falando de obviedades e vamos ver o último e emocionante capítulo dessa novela:

Photoshop faz sua apresentação à plateia de fãs sedentos por novidade:

O GIMP mostra que a notícia é velha, quem descobriu a pólvora foi o pessoal do SL:


Notou que a interface estava diferente? Quem fez o vídeo usou uma versão beta do próximo GIMP.

Se quiser usar essa funcionalidade hoje, é só instalar o plugin Resynthesizer, mas eu também recomendo o Texturize e o Liquid Rescale. Com esses você faz o trabalho de horas em segundos! (Depois dizem que não tem marquetingui de software livre)

No Debian e Ubuntu você pode instalar os plugins pelo gerenciador de pacotes:
aptitude install gimp-resynthesizer gimp-texturize gimp-plugin-registry
(o Liquid Rescale está no pacote gimp-plugin-registry junto com outros bons plugins)



Cria Livre lança curso de GIMP à distância

5 de Abril de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 1Um comentário

Enviado por Camila Magri (camila?crialivre·com·br):

“Devido a imensa demanda por cursos à distância, o Cria Livre agora também oferece cursos on-line visando atender a todos os que desejam conhecer ou mesmo ingressar no universo da computação gráfica livre. O primeiro curso disponível é o Básico de Criação e Edição de Imagens com o GIMP. Inicio das aulas: 19/04. Informações e Matriculas: (21) 3328-2519. E-mail:treinamento@crialivre.com.br. Site: www.crialivre.com.br” [referência: crialivre.com.br]
p.s Abaixo segue o calendário dos cursos disponíveis:


Tags deste artigo: gimp edição fotos imagens