Lançado o Grupo de Interesse 4CMULTI no FISL!
27 de Julho de 2010, 0:00 - sem comentários aindaCaros,
antes de mais nada quero dizer o nome disso : VITÓRIA.
Durante o 11º Fisl foi lançado o 4CMULTI , o primeiro espaço destinado a fomentação das ferramentas gráficas livres*(Gimp, Inkscape e Blender no Portal do Software Públco! )
Todos aqui estão convidados a se tornarem membros colaboradores desta nossa grande conquista!
http://www.softwarepublico.gov.br/4cmulti
O 4CMULTI tem como objetivo fomentar o uso de ferramentas gráficas e projetos colaborativos com este foco, bem como o compartilhamento de conhecimento e recursos entre as comunidades dos principais programas gráficos livres. A comunidade acadêmica também poderá participar do compartilhamento de tais recursos como também todos os interessados de maneira irrestrita e colaborativa.
Com a iniciativa do governo e a ONG Ser viva a computação gráfica livre alcança hoje um grau de apoio e visibilidade desejado há muito tempo. Concluindo foi um grande avanço e uma conquista para todos os que apoiam e aumejam o sucesso do segmento e do software livre em geral. Cabe também ressaltar que a histórica reunião e parceria destas comunidades não é restritiva sendo bem vindos outros projetos do seguimento que tenham como objetivo o compartilhamento de conhecimentos e talentos em prol deste ideal comum. Esperamos sinceramente que este espaço seja aproveitado em plenitude máxima por muito tempo.
Atari Book Blister
11 de Julho de 2010, 0:00 - sem comentários aindaCaros,
Pixel s e mais pixel s amontoados como tijolos em uma casa sem gesso me fazem lembrar do “Enduro” um joguinho de corrida para o console “Atari” , quem foi criança ou aborrecente entre os anos 80 e 90 deve lembrar bem disso. Então em homenagem a essa época vamos aprender a aplicar um efeito semelhante em fotografias =].
A gente começa escolhendo a imagem do dia :
Uma vez escolhida a imagem, duplique a camada base da mesma
Feito isso, vamos rotacionar a nova camada em 90 graus, isto porque o efeito a ser aplicado deve ser na vertical por toda a extensão do conteúdo da camada.
E ficamos assim =] , A razão disso é que nesta posição a camada é afetada na posição correta sem distorcer o efeito que iremos criar sobre a mesma
Hora do filtro do dia, ele se denomina “Vento” e sua serventia se dá em criar ranhuras na imagem como uma ventania =] :
Aberta a interface do filtro, opte pelo parâmetro denominado “Ventania”, isto fará com que as ranhuras fiquem mais claras e firmes, a Direção e extremidade afetada ficam a seu gosto assim como o limite e a valoração da força do filtro:
Repare como o efeito corre na vertical do objeto *(no sentido original da imagem)
Para amplificar o efeito, não é necessário refazer o caminho até o mesmo por inteiro =] , basta utilizar o atalho do último filtro acessado :
E temos:
Hora de voltarmos para a posição original =] , para tal basta rotacionar a camada no sentido oposto ao executado anteriormente =] :
Agora estamos de volta a posição original=]
Hora de fundirmos nosso efeito a camada base =] , para tanto aplique sobre esta camada o efeito subtrativo denominado “Sobrepor” =]
Isto fará com que ele fique bem sutil, para potencializa-lo basta duplicar a camada portadora do mesmo algumas vezes =]
E poderíamos até terminar assim =]
Mas ao combinar as camadas visíveis do trabalho, duplicar a camada resultante e sobre esta última aplicarmos o efeito de camada denominado somente Clarear após espelharmos a mesma…..
Terminamos assim =]
Visto isso meus caros fica aqui uma pequena homenagem a este efeito tão carimbado em tempos mais civilizados =] . Dito isso, vejo vocês em nosso próximo assunto!
Quer melhorar os recursos que virão com o novo Gimp? A HORA É AGORA!
6 de Julho de 2010, 0:00 - sem comentários aindaÉ isso mesmo! Os desenvolvedores lançaram sua carta convite para que os usuários sugiram novos recursos a serem implementados no Gimp 2.8 =]
Segue a versão original e a traduzida :
Hi all,
If you would like better default resources in GIMP, now is a great
opportunity to do something about it. We want GIMP 2.8 to ship with a
good set of default resources, but we need help from our artist
community with this. Right now, we would like to do the following:
* Add rake brushes
* Add more bristle brushes
* Add more realistic patterns from commonly used artistic media
* Add more complex vector based brushes because of their good
scaling properties
* Add a selected subset of GIMP Paint Studio brushes and presets
* Remove the outline squares
* Convert small bitmap brushes to larger variants
* Either create better example brushes of GIMP’s capabilities, or
keep existing ones
* Make sure the new resources are properly tagged
To see the current set of default resources, refer to the recently
released GIMP 2.7.1 snapshot. If you have anything to contribute, please
attach that to
Bug 589371 – Improve default set of resources
https://bugzilla.gnome.org/show_bug.cgi?id=589371
Whatever default set of resources we have when it is time to release 2.8
will be what 2.8 ships with, and we probably won’t add more when 2.8 is
released, so don’t miss this chance!
2.8 is expected to be released at the end of 2010.
Thanks in advance for your help.
Regards,
Martin
__________________
Olá a todos,
se você gostaria de ver melhores recursos no Gimp 2.8 essa é a sua grande oportunidade, para o momento estamos procurando por texturas mais realistas, novos pincéis maleáveis, formas vetoriais mais complexas. Para ver o progresso atual e ou contribuir por favor acesse o link https://bugzilla.gnome.org/show_bug.cgi?id=589371
O novo gimp tem previsão de lançamento para o final de 2010, grato a todos e cuidem-se bem
Martin