O Degradê tubular
8 de Julho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaCaros,
Hoje nós vamos falar sobre o volume que se pode obter de um degradê a partir do seu desfoque interno.
Comecemos aplicando um degradê de múltiplos seguimentos sobre uma nova imagem:
Agora vamos direto ao filtro cuja serventia é criar a sensação de volume a qual me referi, ele se chama “Borrão de Movimento” e o caminho até o mesmo pode ser visto abaixo:
Agora antes de mais nada desmarque o campo denominado “BORRAR PARA FORA”, isto fará com que o efeito borrão se volte para “dentro” da imagem ocasionando o nosso efeito =]. Feito isso basta escolher o comprimento ou angulo de ataque dependendo da forma de atuação escolhida e deixar o filtro executar o seu trabalho:
Eis aqui:
Repare que o desfoque cobrou seu preço deixando a sensação de volume bem tênue:
Não se preocupe, corrigiremos este problema agora mesmo dando um enfoque maior nas bordas :
Para isto duplique a camada do degradê que criamos e aplicamos o filtro e sobre a nova camada aplique o efeito de camada denominado “Super Exposição”:
Para uma melhor acuidade, duplique a nova camada algumas vezes =]:
Feito isso vamos dar um realce ao nosso trabalho utilizando pinceis =], para tal, crie uma nova camada transparente e crie uma pequena composição com pinceis sobre ela :
Quando estiver satisfeito aplique sobre a camada portadora da composição o efeito de camada denominado “Sobrepor”:
Agora para vamos dar um pequeno reforço na estrutura luminosa do trabalho :
Combine todas as camadas visíveis duplicando a resultante e aplicando sobre a mesma o efeito de camada denominado “Esconder”, para quem desejar uma quebra de luz basta duplicar a camada mais uma vez e sobre a ultima resultante aplicar o efeito de camada denominado “Sobrepor”:
Agora vamos ver oque como este processo se aplica aos degradês mais espaçados sem repetições:
Para tal, crie uma nova imagem e aplique um degradê com longo raio:
Agora voltemos ao filtro “Borrão de Movimento”, você pode utilizar os mesmos ajustes de antes apenas não esquecendo de desativar o campo denominado “Borrar para Fora”:
Agora basta aguardar:
Para aguçar os traços vamos fazer o seguinte:
Duplique a camada do nosso degradê e sobre a nova camada vamos aplicar o filtro denominado “Bordas” cujo caminho pode ser visto abaixo:
Neste caso o algoritmo denominado “Degradê” nos atende muito bem bastando dar ok e aguardar:
Agora vem o “pulo do gato”:
Eis a situação pré efeito de camada:
Agora aplique o efeito de camada denominado “Adição” e duplique esta camada algumas vezes =]:
Faltou sal? Escolha uma imagem de padrão contínuo de conceito compatível com o seu trabalho e cole-a sobre o trabalho em forma de nova camada aplicando em seguida o efeito de camada denominado “Sobrepor” reduzindo ainda a sua opacidade o quão necessário for=]:
Para quem deseja uma alteração radical de tons sem esforço…vamos deixar o “amigo” “Mapeamento Alien” ajudar:
E para facilitar, combine todas as camadas visíveis do trabalho =]
Antes de mais nada caso você não conheça este filtro por favor clique aqui.
Basta uma valoração relativamente alta na freqüência de luminosidade *(acima de 1,30) para que as áreas mais densas obtenham destaque. E como não poderia ser diferente as cores são a seu critério =]:
Quando ficar satisfeito deixe o filtro trabalhar =]:
Caso prefira que as áreas mais fechadas ganhem destaque basta zerar a fase da luminosidade=]:
Eis aqui:
E para finalizar o trabalhinho extra-classe: Como e cheguei a essa coloração? =]
Dito isso meus caros aprendizes, vejo vocês no nosso próximo assunto!=]
O Conceito de Manobrabilidade e o Gimp
6 de Julho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaNeste vídeo é apresentada a interface de trabalho do Gimp e sua elevada capacidade de customização.
A centelha abstrata
6 de Julho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaCaros,
vamos hoje visitar a centelha abstrata que tem como serventia alterar a estrutura de uma imagem sem sequer arranhar o seu conceito original.
Comecemos escolhendo uma imagem base para trabalhar:
Escolhida a imagem vamos direto ao Gimp:
Agora vamos reavivar uma técnica muito eficiente na reformulação estrutural de objetos, estamos falando das “Construções Aditivas e Subtrativas” , para quem já é “mais antigo” vamos simplificar: Duplique a camada base e utilizando a ferramenta de espelhamento, espelhe a camada resultante deste processo:
O uso desta ferramenta é muito simples, basta ativa-la e clicar sobre a imagem para que o espelhamento horizontal seja executado. Caso você prefira o espelhamento vertical basta pressionar a tecla “Ctrl” durante o uso da ferramenta.
Agora sobre esta mesma camada aplique o efeito de camada denominado “Somente Escurecer” e veja oque acontece=]:
Ops…parece que o prédio ganhou uma cara nova =]
Agora vamos ao nosso tão aguardado truque do dia, o abstrato alterando a estrutura do nosso trabalho:
Comece abrindo sua paleta de pincei, uma vez lá escolha primeiro um de grande raio de ação e em seguida aplique-o sobre a imagem utilizando para isso a ferramenta “Borracha” presente na caixa de ferramentas principal do Gimp:
Repare bem na diferença que apenas um pincel foi capaz de fazer:
Agora para dar um pouco de brilho *(opcional.), utilize pincel de conceito similar ou o próprio anterior e aplique o em uma nova camada transparente,aplicando em seguida sobre ela o efeito de camada denominado “Sobrepor”:
Agora podemos aplicar um degradê para quebrar a estrutura luminosa do trabalho, para isso, escolha e ou crie um padrão degradê liso e aplique-o de maneira linear sobre uma nova camada no trabalho:
O trabalho sumiu?
Aplique sobre a camada do degradê o efeito de camada denominado “Sobrepor” e pronto=]!:
Mas…e se eu quiser um espelho que deforme a estrutura mais um pouco sem alterar o conceito?
Bem, delete a camada onde aplicou-se o degradê e crie uma nova transparente, se preferir um “Ctrl+Z” já resolve.
Agora escolha e ou crie um novo padrão degradê com quebras formadas por contraste, em seguida na aba ou janela denominada “opções de ferramentas” pós opção degradê ativada selecione a forma de aplicação do degradê denominada “Espiral”, o sentido é a seu gosto. Não esqueça de marcar as opção denominada “Amostragem adaptativa”afin de se evirar indesejáveis cerrilhados=]:
Agora basta aplicar o efeito de camada denominado “Esconder” sobre a camada portadora do degradê =]:
E para quem quiser complementar o serviço basta repetir o processo que fizemos no início do nosso assunto que foi: selecionar um pincel do nosso estoque e aplica-lo sobre a camada do topo fazendo uso da ferramenta borracha =]:
Eis aqui: =]
E assim fica o nosso exemplo do dia=]:
Dito isso meus caros aprendizes, eu gostaria de dedicar o primeiro assunto “recente” que escrevo para “O GIMP” a TODOS os colaboradores deste site e em especial ao Anderson Prado. Que o amigo saiba que seu lugar continuará guardado e jamais esquecido.
Razgriz.
Mudanças no OGIMP!
5 de Julho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaOlá pessoal,
Comunico que a partir de hoje estou deixando o cargo de mantenedor e webmaster (administrador) do OGIMP e repassando para o atual colaborador Guilherme Gonçalvez Magalhães (Razgriz), o mesmo é bem conhecido no circuito GIMP do Brasil realizando treinamento e algum tempo e vem se deslocando por vários eventos onde abordam ou não softwares livres, sempre batalhando e mostrando um pouco do poderio das ferramentas gráficas livres!
Aproveitando este comunicado gostaria de agradecer a todo pessoal que colaborou com o site enviado artigos, notícias, vídeos etc. Aos que ajudaram a produzir a GIMPZine, nossa revista eletrônica, seja concedendo um tempo para entrevista, aos que produziram tutoriais, dicas, arte. Com destaque para o próprio Guilherme, Henrique Barone (idealizador da Zine), Mozart Couto com toda sua autoridade e experiência com a arte tradicional e agora na digital!
Também gostaria de agradecer ao pessoal que nos forneceu infraestrutura como o sitehosting pela parceria realizada hospedando o OGIMP pelo período de 2005 até 2009 por intermédio do Augusto (obrigado cara!!), ao codigolivre.org.br que nos hospedou pelo período 2004 a 2005 neste período o site ganhou corpo, ao pessoal do finado Jbrasil onde iniciamos em 2004 movidos a xoops e ficamos por 7 meses, lá aprendemos muito sobre cms, design, php, css etc. Agradecimento também a incubadora, sem ela não seria possível distribuir as Zines, devido ao grande fluxo de download e tamanho das mesmas e aos projetos xoops, wordpress, smf, graças a eles tivemos ferramentas para fazer um bom trabalho e também a todo o armamento livre por de trás destas ferramentas.
É isso! Fica aqui registrado meu agradecimento pessoal para os que tornaram possível levar o software livre GIMP para o conhecimento todos! Continuem colaborando com OGIMP seja enviando material, comentando, participando do fórum, indicado o portal e o programa, sejam livres usem GIMP!
E desejo boa sorte para o Razgriz, neste trabalho!
Anderson Prado dos Reis (AndeOn) – (andeonbr-ogimpØyahoo·com·br) – site: (http://andeons.com)
No Feed Key Found
5 de Julho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaYou need to use a Feed Key to access feeds on this site. Please login to obtain yours.