Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade do GIMP - GNU Image Manipulator Program

4 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A sombra que fala

12 de Julho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Caros,

Hoje vamos falar sobre o conceito subliminar, ou seja, como embutir uma determinada mensagem ou mesmo simples objeto de forma que o conceito original seja relativamente preservado incorporando ainda o adicional que se deseja fornecer.

A gente começa escolhendo a imagem base portadora do conceito original:

somb1

Agora vamos escolher a imagem portadora do conceito a ser incorporado:

somb2

Agora, cole a nova imagem em forma de nova camada e vamos direto ao “Pulo do Gato”:

Quando se quer embutir uma idéia de maneira subliminar o grande segredo é a baixa opacidade e a uniformidade de tons. No caso de imagens com estruturas luminosas semelhantes *(grandes áreas com a mesma quantidade de luz), o efeito de camada  subtrativo denominado “Sobrepor faz muito bem o serviço”:

somb3

Caso deseje que o novo conceito incorporado obtenha um destaque maior, basta duplicar a camada portadora da  imagem do mesmo=]:

somb4

Mas e quanto aos pinceis? Eles podem amplificar o conceito novo sem destoar do original?

Claro =], vamos criar uma nova camada para eles:

somb5

Agora vamos colocar a camada que abrigará os pinceis entre as camadas que criamos com o conceito novo, isto para que os pinceis possam se mesclar ao resultado das mesmas depois:

Na interface de controle das camadas, arraste a nova camada transparente até que ela fique no meio do “sanduíche”:

somb6

Agora basta criar a sua composição, não esquecendo de utilizar apenas os pincéis compatíveis =]:

somb7

Dependendo do que se deseja até podemos deixar assim:

somb8

Agora basta aplicar o efeito de camada denominado “Sobrepor” e pronto!:

somb9

Para realçar os pinceis, basta duplicar a  camada dos mesmos =]:

somb10

Para encaixar os pinceis diretamente na base do trabalho, arraste a primeira camada da imagem portadora do conceito incorporado para cima:

O efeito resultante será um toque mais suave dos pinceis:

somb11

Como se pode notar, não temos mais a quebra de cores e a transição é suave =]:

somb12

Para finalizar… que efeito é este e como ele foi anexado ao trabalho?

somb13

E hoje nós vimos como incorporar conceitos de forma subliminar a uma imagem sem eliminar o seu conceito original!

Dito isso, vejo vocês no nosso próximo assunto!



O GIMP precisa de VOCÊ Colaborador!

11 de Julho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

1gimp

É com satisfação que informo que a regularidade na atualização do portal foi restabelecida  e que temos o apoio operacional necessário para mante-lo sem preocupações a longo prazo=]. Contudo precisamos de mais colaboradores para manter o site sempre com conteúdo atualizado e de qualidade para atender ao exigente público do mesmo.

Caso você esteja interessado em contribuir o processo é muito simples, primeiro escolha uma das formas de contribuição relacionadas abaixo, depois leia os pré-requisitos para o posto pretendido e por fim envie um e-mail informando dados para contato e  seu mini-currículo em ODT, ODF ou PDF para : razgriz AT ogimp.com.br , este processo relativamente autoritário e  rigoroso tem a sua serventia em manter a qualidade do conteúdo e permitir que somente quem realmente deseje contribuir possa faze-lo.

-Colunista:

Número de vagas disponíveis: 4

Pré-requisitos:

Ter pelo menos 3 artigos recentes *(com menos de 6 meses e intervalo máximo entre os mesmos de 3 meses) publicados em sites da comunidade regidos pela licença GNU-FDL que atendam ao nível técnico atual do site “O GIMP”.

Ter o discernimento de que estará assumindo um compromisso incondicional para com a comunidade de arte gráfica livre denominada “O GIMP”, se comprometendo a publicar no mínimo um novo artigo a  cada 4*(QUATRO) semanas.

Disponibilidade em dedicar pelo menos 45 minutos por semana ao site para acompanhar as mudanças e ajudar os usuários do forum.

_______________________________

-Revisor de texto

Número de vagas disponíveis: 2

Pré-requisitos:

Bom domínio da lingua portuguesa.

Ter o discernimento de que estará assumindo um compromisso incondicional para com a comunidade de arte gráfica livre, se comprometendo revisar o(s) artigo(s) solicitado(s) em um prazo máximo de 48h.

_________________________________

Todos os candidatos aprovados terão direito a uma conta de e-mail ATogimp.com.br totalmente funcional com 2GB de espaço.

_________________________________________________________

Os candidatos aprovados serão notificados por e-mail.

Gostaria de aproveitar e agradecer os esforços dos atuais colaboradores do portal pois sem vocês nada disso seria possível. =]

Dito isso, hoje eu fico por aqui =]

Até o próximo artigo !

Razgriz.



O senhor aceita um Cafezinho?

11 de Julho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Caros,

Nessa nossa longa caminhada vejo que priorizei de mais a usabilidade e exploração de recursos do Gimp fugindo até um um pouco da referência principal da minha área que é a propagação de uma mensagem através de uma imagem, então, a partir desta reflexão é este o nosso assunto do dia: A mensagem dentro de uma imagem.

A mensagem nada mais é na criação livre do que uma massa de sentimentos que se concatenam em forma de uma idéia que se precisa exportar para o exterior de alguma forma. Pode ser em gestos, palavras ou até mesmo edição ou criação de imagens =] . Quando falamos da publicidade e propaganda surgem mais dois caminhos, são eles:

O termo publicidade vem do latim “Propagare”, o primeiro “reclame” veio nos periódicos escritos na época das caravelas e galeões espanhóis ainda, e eram relativamente simples como pedido de “donativos” para a igreja ou mesmo a venda de propriedades , sendo que tais periódicos tinham grandes intervalos de produção, cerca de 8 meses ou mais dependendo da distancia que os navios tinham de percorrer e claro a velocidade com que o pedido chegava. Historinhas a parte, propaganda nada mais é do que “vender uma idéia”, ou seja , convencer alguem afazer algo que você deseja que a pessoa faça, é bom perceber também que isso não quer dizer que a pessoa precise comprar algo*(mas na  maioria das vezes é isso mesmo de forma velada.), exemplo: “Plante uma árvore” ou “Não fume” ou ainda “Viva a vida, beba tota-tóia”.

Publicidade já reflete diretamente a diretriz: Implante uma necessidade, um desejo na mente de alguém, faça a pessoa querer implorar para comprar o seu produto ou usufruir do seu serviço, seja ele barato ou que custe os dois olhos da cara. Exemplo:” Novo sabonete LIXO-Gotas de Sacudo, sua pele macia e desidratada como nunca!”*(é, o anúncio está ao contrário =])

Obviamente que essa linha entre ambas é bem frágil muitas vezes podendo até juntar as duas em uma mesma peça.

Agora vamos analisar o lado da moeda que recebe a mensagem :

O VER e o OLHAR:

O VER: Nossos olhos, ouvidos e nariz e membros são as janelas do nosso corpo para o mundo exterior, é com eles que nós enxergamos as coisas, sentimos o aroma e podemos tocar e sentir, perceba que todas as coisas chegam de maneira igual para todas as pessoas sem distinção, ou seja: TODOS VEMOS AS MESMAS COISAS!

O OLHAR: É como nós INTERPRETAMOS tudo oque vemos! Repare que uma mensagem pode se distorcer no caminho porque todos nós interpretamos a mesma coisa de maneira diferente, afinal não existem pessoas iguais! =]

Dai a pergunta: Mas a final o que é uma IMAGEM?

Uma imagem não é uma coisa que nós vemos mas algo que nós interpretamos, ou seja algo que construímos a partir da analise das informações que nós recebemos das nossas janelas*(sentidos). Uma outra definição muito boa é de que a imagem é um a representação, ou simplesmente um “espelho” =].

Dito isso, podemos passar para um estágio mais palpável da coisa: Feche os olhos e monte uma pequena mensagem utilizando objetos corriqueiros sem encostar no pc, concatene as imagens na sua mente como se você estivesse escrevendo uma  mensagem de próprio punho. Repita este pequeno exercício mental algumas vezes durante alguns minutos, depois faça o seguinte exercício mental: Pegue todos os sentimentos que fluem dentro de você e peça a eles que elaborem uma mensagem seja ela qual for e para quem for, depois novamente tente canalizar isso em uma imagem ou mesmo plano abstrato =].

Depois de exercitarmos alguns minutos no plano mental, vamos para o estágio mais palpável da  coisa:

Escolhi aqui algumas imagens que são compatíveis com a mensagem que eu quero passar:

cafe

cafe1

cafe2

Em tese são imagens que dizem coisas diferentes certo? Mas juntas elas podem utilizar os seus conceitos para formar um único, vamos a ele em sua forma compilada:

Comecemos com a parte mais simples da execução do exemplo, repare que o pendrive e o “cafezinho” possuem estrutura luminosa  semelhante com fundo branco, então a técnica das “construções aditivas e subtrativas” tão vista por nós no blog “El diablo Criativo” mais que suficiente é para atender a nossa demanda, de qualquer forma as imagens abaixo ilustram este processo:

Primeiro colamos o pendrive em forma de nova camada sobre a imagem do “Cafezinho”:

cafe3

Agora basta aplicar o efeito de camada subtrativo denominado Multiplicar e lá se foi o fundo branco do nosso pendrive =]:

cafe4

Hora de encaixar a “varanda de vidro” dentro do “liquido”, a vantagem da variação luminosa resultante do reflexo do mesmo nos permite uma vasta gama de possibilidades de aplicação, vamos a  elas:

Primeiro colamos a nossa imagem da varanda em forma de nova camada e a posicionamos sobre a area desejada:

cafe5

Agora aplica-se o efeito de camada denominado “Somente clarear”, isto vai nos dar uma “guia” para que utilizando a ferramenta borracha com um pincel de bordas desfocadas possamos apagar as áreas indesejáveis desta nova camada deixando somente oque ficar “dentro da xicara”:

cafe6

Agora até poderiamos deixar assim mesmo: =]

cafe7

Repare como o reflexo agora abriga o vidro com relativa perfeição:

cafe8

Agora  se trocarmos o efeito de camada por um subtrativo de grande potência como por exemplo o “Super exposição”, o efeito obtido se assemelha aos prédios imersos no liquido =]:

cafe9

Eis aqui:

cafe10

Agora se aplicarmos um efeito de camada aditivo de grande potência como o “Luz Dura” temos:

cafe11

Repare como agora temos os prédios imersos e refletidos dentro da xícara =]:

cafe12

Pois bem, agora que já vimos como 3 objetos não comuns podem vir a formar uma mensagem, vamos a um pequeno trabalhinho de casa:

Abaixo se vê um pequeno aplique disforme a uma  das imagens utilizadas acima :

cafe13

cafe14

O que foi alterado na imagem abaixo além da deformidade apresentada pelo objeto abaixo? Justifique sua resposta criando uma imagem de conceito livre mas remetente ao artigo do dia.

cafe15

Dito isso meus queridos aprendizes, vejo vocês no nosso próximo assunto!

Razgriz.



O Gimp para mentes criativas agora é da Training Tecnologia

9 de Julho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

cqc

O já consagrado mini curso “O Gimp para mentes criativas” apresentado em inúmeros eventos nacionais e internacionais de software livre,  ganha uma versão exclusiva de 40 horas na melhor escola de soluções livres do brasil, a Training Tecnologia!

Não perca esta incrível oportunidade de se tornar apto a gerir a sua própria identidade visual e a de seus futuros clientes!

Conteúdo Programático:

CARGA HORÁRIA

40 HORAS

APRESENTAÇÃO

Este curso tem a missão de conduzir o aluno ao universo da computação gráfica livre apresentando os conceitos de criação e técnicas de direção de arte iniciando assim a busca pela identidade visual do aluno obtendo ao final do processo um profissional sólido e único.

PÚBLICO ALVO

Universitários que cursam comunicação social, Desenho Industrial, Designer Gráfico, Publicidade, Entusiastas, Diretores de arte/Desenhistas industriais, Designers gráficos em busca de autalização profissional ou migração para ferramentas livres, comunidade de software livre e interessados em conhecer o oficio da criação.

VANTAGENS E PONTOS FORTES DO CURSO

O aluno estará apto a conseguir um lugar no competitivo universo da comunicação tendo uma base de conhecimentos sólida e auto-reciclável através do processo colaborativo e evolutivo.

  • Capacidade pós formando para diretor de arte Junior em agência de médio porte

  • Capacidade para arte finalista sênior pós formando

  • Capacidade para trabalhar como freelancer

  • Dominará qualquer ferramenta de criação independente da plataforma utilizada

  • Aprenderá a trabalhar sob pressão

  • Tornará se um detalhista .

As ferramentas GIMP e INKSCAPE substituem com recursos superiores ao Corel e Photoshop, desta forma as empresas economizam em valores de licenças de software proprietários deixando de praticar pirataria.

Ao final do treinamento os alunos estarão prontos para enfrentar o mercado de maneira competitiva sem para isso depender de uma ferramenta específica.

Os alunos durante o curso enfrentarão diversos desafios que a profissão oferece em classe de maneira que tais situações possam ser melhor encaradas quando estiverem no mercado.

PRÉ-REQUISITOS

  • Desejável Inglês *(não essencial)

  • Conhecimentos básicos de operação em sistema operacional Linux, Mac OSX ou Windows.

  • Disponibilidade para executar tarefas extra-classe.

Conteúdo in-classe:

-Introdução a computação gráfica livre
-O que é de fato ser CRIATIVO?

-Ver e olhar é só começar
- A interface mais que é Total-Flex

  • Seleções e seus recursos de corte e colagem
    -Camadas de A a Z
    -Os pinceis falam
    -Sim nós temos fontes
    - Recortando o tempo
    -Luz, cor e o GIMP
    -Construções aditivas e Subtrativas

  • -A mensagem dentro da imagem
    -Conceito e execução

    -Recursos? Sim é facil encontra-los!

-Ink-Oque?

-Construções vetoriais

-Descentralização vetorial

-Degradês Contínuos, Lisos, Radiais e intro-espectrais

-Fractilianos Vectoris

- Extrudição Vetorial

-Criação de assinaturas e manuais de identidade visual
-O diretor de ARTE que não faz ARTE

-Métricas e diretrizes quebráveis e inquebráveis

O INSTRUTOR:

RAZGRIZ

Mini-curriculo:

Diretor de arte desde 2003 o mesmo utiliza apenas ferramentas livres em suas tarefas diárias, seja na criação de uma complexa peça como uma empena com tipografia exótica ou ainda redigindo um simples documento interno. Participante ativo de diversos projetos da comunidade Razgriz é o atual mantenedor do “O GIMP”  que é o site da comunidade brasileira da principal ferramenta de edição bitmap livre que é o “GNU-IMAGE-MANIPULATION-PROGRAM” ou simplesmente “The Gimp. Razgriz é também autor de vastíssima documentação especializada em direção de arte com software livre sendo hoje o blog “El Diablo Criativo*(http://razgrizbox.wordpress.com)” a fonte mais vasta em documentação avançada que se pode encontrar em português na web sobre o seguimento.

Razgriz também ministra desde 2005 palestras e mini cursos sobre computação gráfica e direção de arte com software livre, afim de que a própria comunidade deixe de pensar nessa ramificação como uma alternativa a outras soluções pagas, mas sim como uma solução tão boa ou se não superior em diversos quesitos. Ele considera que o software nada mais é do que uma extensão das nossas capacidades mentais e motoras, e que a grande vantagem do software livre é que não existem restrições quanto as possibilidades de tais benefícios.

Inscrições pelos telefones: (0xx61) 3223-2825 e (0xx61) 3223-3000

Ou se preferir envie um e-mail para a central de atendimento : contato-arroba-trainingtecnologia.com.br

Corra, vagas limitadíssimas!!




O Princípio NEON

8 de Julho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda



Tags deste artigo: gimp edição fotos imagens