The wall chair
18 de Julho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaCaros,
a habilidade de se esconder e camuflar também é inacreditavelmente vital na publicidade e propaganda e na arte digital apesar destas duas vertentes seguirem valores e caminhos opostos. Dito isso vamos aqui aprender a esconder conceitos dentro de um cenário relativamente comum.
Nota: Apesar de ser um procedimento relativamente simples, atenção e esmero são primordiais.
A gente começa escolhendo uma imagem que seja do nosso agrado, preferencialmente uma sala:
Agora crie uma nova camada transparente e aplique sobre a mesma o efeito de camada subtrativo denominado “sobrepor”, feito isso crie uma pequena composição com pincéis que reflita a mensagem a ser transmitida:
Agora é hora de preparar o cenário para esconder a composição que criamos, duplique esta mesma camada duas vezes
e inverta as cores da última camada criada:
Eis aqui :
Agora, selecione a camada base e copie-a, feito isso cole-a diretamente sobre a camada que sofreu a inversão coloral, note que esta agora tem sobre si a seleção flutuante escondendo o seu real conteúdo bastanto aplicar o efeito de camada denominado “Diferença” para que a camada original cubra de forma precisa a composição dentro da camada. Feito isso basta agora ancorar a seleção flutuante na camada =]:
Agora, caso a sua imagem não esteja em uma boa resolução dê zoom ou em caso de boa resolução deixe-a em 100% na visualização e mova delicadamente a camada que modificamos a pouco, isto irá criar uma leve sensação de volume no trabalho:
Depois você pode diminuir o tamanho da visualização e apreciar o resultado -=]:
Para finalizar eu deixo um pequeno dever de casa para uma aprendiz em especial chamada Camila, mas quem quiser pode fazer também:
Escondida está dentro da imagem abaixo o seguinte código: MMV. Agora basta encontrar!
Tornando o Gimp mais simples
18 de Julho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaGIMP quer dizer: GNU Image Manipulation Program. Só por aí já podemos entender que o GIMP é algo “GRANDE”, afinal estamos falando de manipulação de imagem e quando se fala disso o leque de opções é enorme. Mas muitas pessoas não entendem isso. Reclamam que o GIMP é diferente demais e/ou “cheio” demais. Bem… logicamente elas nunca entenderam o GIMP de fato.
Como veremos à seguir, o GIMP é incrivelmente maleável. Podemos assim modifica-lo como quisermos. Podemos melhora-lo ou simplifica-lo. Tanto na sua aparência (nas preferências do programa) quanto na sua estrutura (código-fonte).
Mas talvez também o problema dessas pessoas seja outro… talvez essas pessoas estão querendo fazer algo no programa errado. Então fique sabendo que existem outras opções além do GIMP para trabalhar com imagens.
- MyPaint é um programa desenvolvido para pintura virtual – uma outra alternativa ao GIMP, já que este também é muito útil para pintura virtual.
- Tux Paint já é destinado à crianças – simples, prático e divertido. Ótimo para quem só quer brincar de pintar.
- Inkscape trabalha com desenhos vetoriais – ótimo para trabalhos comerciais como fazer websites, logomarcas, etc.
- Phatch é um editor de imagens em lote – perfeito para redimensionar centenas de imagens de uma única vez.
Dito isso agora iremos falar sobre o assunto proposto no título desse texte que é como deixar o GIMP mais simples. Bem… se eu fosse explicar cada etapa eu levaria algumas boas horas. Então pré-suponho que você já tem uma boa base sobre o GIMP, assim será bem mais fácil entender o que direi. Para aqueles que não sabem eu colocarei alguns links, assim basta clicar sobre esses links para ler do que se trata.
Para muita gente a Caixa de ferramentas tem ferramentas demais. Remover algumas dessas ferramentas é muito simples. Basta ir no menu Janelas » Diálogos de encaixe » Ferramentas. Lá você verá um lista de todas as ferramentas disponíveis, para remover uma basta clicar sobre o “olho”, assim ele desaparecerá e a ferramenta também da Caixa de ferramentas. Se por acaso você removeu alguma ferramenta por engano, basta clicar de volta e a ferramenta voltará ao seu lugar.
Você viu algo diferente nessa imagem? Está faltando uns dois “quadradinhos”, não é mesmo? Sim, para remover esses “quadradinhos” você vai em Editar » Preferências, na janela que surgir vá em Caixa de ferramentas e desative Exibir cor de frente & cor de fundo.
Se você não percebeu ainda, praticamente todas as janelas do GIMP são redimensionáveis. Então se você acha alguma pequena demais ou grande demais, basta arrastar o mouse para a “borda” da jenela em questão e arrastar de forma que a nova dimensão se ajuste ao seu desejo. Inclusive você pode separar ou unir diálogos.
Além disso podemos mover os diálogos de um lugar para outro, assim como vemos na imagem à cima. Dessa forma podemos por exemplo deixar todas as ferramentas numa única janela. Para isso pegue os diálogos de encaixe Cor de frente e fundo, Texturas, Pinceis e Degradês (eu suponho que para muita gente esses são os únicos diálogos necessários). Arraste-os para baixo do diálogo das Opções de ferramentas. Ficará semelhante a imagem à baixo.
Observe que nas opções de cor de frente/fundo e escolhi a opção Paleta. Essa opção é a mais simples para escolha das cores. Qualquer um aprende a usa-la muito mais facilmente do que a opção GIMP que é bem mais complexa.
Eu também modifiquei a forma como os ícones dos diálogos são exibidos. Para mim é viável que os ícones mudem de acordo com a opção selecionada, mas para outras pessoas isso é confuso. Essas prefeririam que os ícones fossem fixos. Então para fazer isso basta clicar no botão apontado pelo mouse na imagem à baixo.
Em seguida vá em Estilo da aba e escolha Ícone. Repita o mesmo procedemento com os outros diálogos e pronto!
Por fim… um último ajuste…
Clique novamente no mesmo botão mostrado na imagem acima. E clique agora em ‘Exibir barra de botões’. Repita o mesmo processo na caixa de ferramentas.
No fim você terá um GIMP mais simples e prático de usar. Você ainda pode remover muito mais e deixar só o essencial, mas para isso recomendo que você estudo mais sobre o GIMP e continue voltando aqui.
Até a p?oxima!
A Imagem que estica
17 de Julho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaCaros,
Hoje nós vamos descobrir como extrair mais de um conceito de uma imagem através da técnica de distorção colaborativa simétrica. =]
A gente começa escolhendo uma imagem do nosso acervo:
Hora de criarmos a ligação distorciva que fará a transferência conceitual do trabalho, uma boa pedida para essa tarefa é o nosso já conhecido filtro denominado “Distorção de Lente” cujo caminho pode ser visto abaixo:
O ajuste de cada parâmetro é a seu gosto! =]
Eis aqui:
Agora crie uma imagem maior*(algo entre 800×600 e 1600×1200 pixel s) e utilizando a nossa imagem base, crie uma pequena composição simétrica de maneira que a nossa nova imagem seja totalmente preenchida pela mesma:
repare como o encaixe simétrico forma uma “onda contínua”:
Depois de preencher a imagem de uma ponta a outra, repare que você terá um elevado número de camadas, para simplificar combine agora as camadas visíveis e duplique a resultante utilizando ainda esta ultima para preencher a parte restante da imagem:
Eis aqui:
Depois que você realizar o ultimo encaixe, combine novamente as camadas visíveis de maneira que reste apenas uma além do fundo original da imagem =]:
Agora duplique a camada portadora da composição e aplique o nosso filtro do dia sobre ela novamente com os parâmetros a seu gosto:
Quando o filtro terminar o seu trabalho, selecione a ferramenta “Borracha” e escolha um pincél sólido aplicando-o em seguida sobre esta camada =]. Eis oque acontece:
Isso mesmo! a diferença nas formas entre as camadas produziu novos desenhos na nossa imagem =]!
Agora se desejar, crie uma pequena composição baseada neste princípio:
Para completar, crie uma nova camada transparente sobre o trabalho e dentro da mesma crie uma pequena composição com pincéis de conceito compatível e pronto!
E assim ficou o nosso exemplo do dia =]
Então hoje meus queridos aprendizes nós aprendemos a ampliar o alcance conceitual de um objeto através da técnica de distorção colaborativa simétrica=]. Dito isso, vejo vocês no nosso próximo assunto!
Como fazer texturas volumétricas sem esforço
15 de Julho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaCaros,
para poder entender como funciona a mecânica desta técnica em detalhes peço que antes de prosseguirem com a leitura deste pequeno documento que acessem este Link:
http://razgrizbox.wordpress.com/2009/07/15/i-can-touch-the-quazar/ No mesmo explico como funciona o filtro denominado “Distorção de Lente” que é o grande responsável pelo nosso “pulo do gato” do dia.
A gente começa escolhendo ou mesmo criando uma imagem com padrão uniforme, preferencialmente bem detalhista como a que criei para ilustrar o exemplo abaixo:
Agora vamos direto ao filtro supra-citado:
Uma vez aberto, o ajuste de todos os parâmetros é livre:
Um pequeno BIZU: Amplie a valoração do Zoom para obter uma “onda distorcida” mais detalhista.
Depois, basta clicar em “ok’ e aguardar =]:
Eis aqui a nossa imagem uniforme com o novo padrão volumétrico:
Agora para terminar com chave de ouro, escolha uma imagem com ranhuras, como esta roda automotiva e aplique sobre a mesma o nosso filtro do dia com os mesmos parãmetros utilizados agora a pouco:
Agora cole a mesma em forma de nova camada sobre a nossa umagem uniforme, e aplique o efeito de camada aditivo denominado “Luz Dura” =]:
Voilà!
Por hoje é isso meus caros aprendizes, vejo vocês no nosso próximo assunto!
Como obter Cor sem Dor
13 de Julho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaCaros,
Há tempos ouço que dar cor a uma imagem ou mesmo re-coloriza-la tende a ser um processo lento e relativamente complicado, então hoje nós vamos desmistificar este processo=].
Agente começa escolhendo uma imagem para trabalhar:
Dito isso, vamos agora duplicar a camada base, será sobre esta nova camada clone que iremos efetivamente começar o nosso trabalho, em seguida vamos direto acessar o filtro denominado “Equilibrio de Cores”, ele será o nosso grande aliado do dia:
Uma vez aberto o filtro, vamos falar um pouquinho sobre os recursos e serventias dos mesmos:
Faixas de ajuste:
Aqui podemos ajustar a intensidade da mistura de cores, para a maioria dos casos a padrão de fábrica é suficiente =].
Níveis de cor:
É aqui o grande segredo, podemos através da mistura das cores base criar uma nova cor ou tonalidade que nos agrade. Dito isso crie uma mistura relativamente forte que lhe agrade, pois nesta camada iremos tratar da iris do nosso exemplo:
Quando estiver satisfeito clique em “OK”, em seguida vamos fazer uso da ferramenta denominada “Borracha” em conjunto com um pincel de bordas desfocadas *(caso não tenha um basta criar.)
Não esqueça de preservar apenas a iris =]:
Agora vamos a pele =], duplique novamente a camada original base e selecione-a, feito isso abra novamente o nosso filtro principal do dia=]:
Agora, crie uma mistura de cores que corresponda ao padrão de tom de pele imaginado por você para a moça da imagem ou para a imagem que você esteja trabalhando, no meu caso ficou assim:
Não cometa o erro clássico de deixar a parte branca dos olhos colorida =], não esqueça de apagar toda essa parte fazendo uso da ferramenta “Borracha”:
E a “carne” do olho?
É verdade, vamos a ela:
Duplique a camada que utilizamos para fazer a pele ou se preferir pode ser a original mesmo, depois utilizando o nosso filtro do dia,crie um tom avermelhado moderado, semelhante ao visto nessa parte do olho:
Feito isso, utilizando a ferramenta “Borracha”, apague tudo que estiver na camada deixando apenas o trecho da “carninha” dos olhos e a parte periférica que é geralmente rosada:
Caso deseje um pequeno reforço de cor nesta área basta duplicar a camada correspondente:
Agora para encerrar, um toque sutil:
Crie uma nova camada transparente e escolha um pincel suave, feito isso aplique-o dentro da iris:
Pronto =]:
O grande segredo da tarefa do dia esta na troca de cores e luz que cada nova camada terá para com a imagem original, ou seja