Isso ai é “Impressionismo” Ou “Gimpionismo”?
27 de Julho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaCaros,
é sabido por muitos que não é esse o meu primeiro documento a respeito mas senti falta de criar um mais “macio” apto a todos os que atracam aqui em busca de conhecimento, então hoje nós vamos aprender a aplicar este conceito a uma fotografia=].
Aproveitando o gancho, antes de prosseguirmos vamos falar um pouquinho sobre este movimento artístico importante: O Impressionismo foi concebido na França do século XIX tendo como características principais os pincéis “sem destino” ou “soltos” praticamente aleatórios, e a retratação da natureza através da luz e movimento quebrando a barreira “estática”. Geralmente Monet preferia pintar ao ar livre no começo da manha, entre 5:30 e 6:30 AM para captar melhor a luz mais intensa vinda dos primeiros raios solares, tanto que que outros artistas deste movimento preferiam também pintar ao ar livre pela mesma razão. Geralmente tais obras tem um clima “leve”, quase “feliz” eu diria, isso por que a estrutura luminosa desse tipo de trabalho é extremamente rica e harmoniosa, seus traços igualmente leves proporcionam um caminho suave para que se possa interpretar as sensações do artista e o conceito que ele deseja passar. Dito isso, podemos prosseguir.
A gente começa escolhendo a imagem do dia:
Escolhida a imagem do dia, duplique a camada base e vamos direto ao filtro que será o grande responsável pela execução do assunto do dia, o “Gimpressionista” cujo caminho pode ser visto abaixo:
Como se pode notar, o filtro possui diversos parâmetros de configuração alocados em abas, dito isso, vamos falar um pouquinho sobre cada uma delas , seus recursos e serventias:
Valores de Fábrica:
Aqui estão armazenadas diversas combinações pré-configuradas para o uso do filtro, desnecessário até dizer que você pode acrescentar ou deletar estas caso deseje. Para ativar uma delas basta clicar sobre a mesma para em seguida clicar em “Aplicar”. Feito isso clique em “atualizar” para ver uma prévia do efeito.
Papel:
Aqui estão diversas bases de fundo que assim como o recurso supracitado também permite interação, para escolher um, basta clicar sobre o recurso desejado e por fim clicar em “atualizar”.
Pincel:
Aqui estão diversos tipos de pincéis que assim como o recurso supracitado também permite interação, para escolher um, basta clicar sobre o recurso desejado e por fim clicar em “atualizar”.
Orientação:
Nesta aba estão localizados os parâmetros de orientação dos pincéis que serão aplicados pelo filtro a fim de formar o efeito, aqui é possível definir o sentido e o fluxo de aplicação e adaptabilidade dos mesmos.
Tamanho:
Nesta aba podemos determinar o tamanho dos pincéis que o filtro irá utilizar podendo ser mais de um.
Colocação:
Aqui se define a aleatoriedade dos pincéis ao longo do trabalho:
Cor:
Aqui se define de onde partirá a cor do trabalho pós filtro, se do centro ou das bordas do pincel utilizado pelo filtro.
Geral:
Nesta aba se definem os parâmetros de uso generalistas como por exemplo se o filtro irá usar como base o plano de fundo original da imagem ou o escolhido na aba denominada “Papel” por exemplo.
Agora que nós já falamos um pouquinho sobre o filtro, vamos ao efeito do dia:
A escolha do padrão combinatório é algo pessoal, optei por esse parão devido a fluidez que ele proporciona, mas você pode ter uma opinião diferente da minha =]:
A escolha do pincel também é bastante pessoal, apenas recomendo um padrão sem grandes sobressaltos =]:
Usar mais de um tamanho de pincél garante resultados mais ricos e diversificados =]:
Depois de autorizar o filtro a trabalhar aguarde, pode mesmo demorar um pouco dependendo do tamanho da imagem:
Agora basta aplicar o efeito de camada denominado “Somente escurecer”, isto fará com que as partes escuras da camada pós filtro se mesclem a perfeição a camada original=]!:
Prontinho!
Agora você também pode dizer que faz parte do movimento impressionista =] . Vejo vocês no nosso próximo assunto!
a
O Quarto Branco
26 de Julho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaCaros,
Hoje nós vamos falar sobre área útil e a cor luz, falando neles, vamos ao significado de ambos:
Área útil: São os espaços vazios em um trabalho ou seja sem preenchimento algum, tendo apenas a cor de fundo ou mesmo transparência.
Cor Luz: No sistema de cores RGB, a soma de todas as cores resulta no BRANCO, por essa razão que se usa tal expressão.
Voltando ao nosso assunto, hoje vamos descobrir que a área útil feita de cor luz não serve apenas para despoluir trabalhos carregados ou mesmo para descansar a vista, vamos explorar um recurso chamado “contrast-color” que é de fácil execução mas bastante complexo por permitir incontáveis aplicações .
Comecemos escolhendo uma imagem do nosso acervo:
Agora duplique a camada base, é com a nova camada resultante desta ação que iremos começar o ganho de luz:
Dito isso, comecemos dessa-turando a nova camada :
Você é livre para determinar como será a forma de atuação da estrutura luminosa pós filtro sem prejuizos ao trabalho final:
Eis aqui a camada em escala de cinzas:
Sobre a camada supracitada, aplique o efeito de camada denominado “Sobrepor”, repare que esta ação resultou em um pequeno aumento do percentual da cor luz na imagem em detrimento as demais cores:
Para o ganho final, duplique a camada em tons de cinza e sobre a mesma aplique o efeito de camada denominado “Dividir”, isso fará com que a cor luz literalmente “coma” as periferias formadas por todos os tons cinzas deixando a sensação de claridade forte=]:
Ou se preferir um branco mais “apurado” e não ofuscante, troque o efeito de camada pelo denominado “adição”, isso fará com que as periferias também sejam engolidas mas preservando os tons mais escuros que estiverem em agrupamentos maiores=]:
Dito isso, vamos agora fazer com que a área útil possa interagir com o trabalho, para isso crie uma ova camada transparente e dentro da mesma execute uma composição com pincéis que seja compatível com o conceito do seu trabalho feita com pincéis negros e brancos lisos:
Eis oque temos até aqui:
Agora que já temos a composição, vamos fazer com que esta e a área útil agora teoricamente preenchida possam interagir, vamos ao processo*(CCA-BR*(Cortesia da unidade “Os Processos”)) :
Primeiro combine todas as camadas deixando independente apenas a camada da composição, feito isso duplique esta última e inverta sua estrutura coloral :
Feito isso, mova delicadamente o conteúdo desta camada para cima:
Agora aplique sobre esta camada o efeito de camada denominado “Esconder”, iso fará com que as partes negras sejam suprimidas por enquanto:
Agora escolha um ou mais pincéis de grande raio e aplique os sobre tal camada fazendo uso da ferramenta “Borracha”=]:
Eis aqui! Repare como agora a área útil ajudou a alterar radicalmente a composição sobre o trabalho=]:
E para encerrar, uma pergunta de prova:
Como esse verde foi parar ai mesmo??
Dito isso meus caros
O que o GIMP fez com meu carro?
26 de Julho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaOlá gente boa! Vim aqui esclarecer uma dúvida lá do fórum. Um camarada perguntou como fazer arranhões na lataria de um carro e quebrar o farol. Bem… essa é uma montagem muito simples, mas que requer um bom conhecimento no GIMP. Desaconselho quem quer que seja a tentar fazer isso sem antes saber o básico sobre o funcionamento do GIMP. Caso contrário você poderá não entender a explicação e achar que o processo é difícil, quando na verdade não é.
Como sempre só vou ensinar o método. Espero que você possa aprender e criar suas próprias artes de forma original e inusitada. Dito isso, vamos começar!
Aqui vou usar uma imagem relativamente pequena, mas claro que você pode usar qualquer tamanho.
Vamos ver um pouco de tudo aqui, começando pela lataria enferrujada. Escolha uma textura de metal enferrujado. De preferência semelhante a primeira imagem abaixo. Cole-a na nossa imagem em uma nova camada. Infelizmente essa textura não está ideal para nosso projeto. Primeiro devemos tornar a pintura que ainda resta mais clara (aumentando o contraste entre branco e cores). Para isso eu usei a ferramenta Curvas em Cores. Isso é necessário para quando mudarmos o modo dessa imagem para Multiplicar.
Redimensione a camada e remova os excessos com a ferramenta que você quiser. O resultado final será algo como isso ?
Esse mesmo processo poderia ser feito com pinceis, mas isso eu não recomendo, salvo em casos de retoques. Assim baixe esses pinceis grunge. De uma forma geral o princípio é o mesmo. Faça a composição com os pinceis em uma nova camada, ajuste para o tamanho adequado, remova o execessos e se necessário mude o modo para Multiplicar. Você pode usar a ferramenta Colorizar para tar um tom amarelado aos pinceis. Usar os filtros Ruído HSV e/ou Plasma também pode ajudar.
Os arranhões também seguem o mesmo princípio. Esses vocês pode fazer com pinceis. Se você for bom no desenho coloque a mão na massa e crie seus próprios arranhões, se não tente usar alguns dos pinceis que citei acima. Se não quiser usar pinceis use texturas como essa. O princípio é o mesmo da ferrugem, contudo aqui vamos trocar o modo da imagem para Mesclar grãos. Na verdade o modo vai depender da imagem que você vai usar. Então para saber qual o melhor modo nada melhor do que ler no manual oficial do GIMP.
Ainda falta quebrar o farol. Hum… basicamente é o mesmo princípio. Ou pinceis ou texturas. Mas tem uma outra forma, bem mais complexa, mas que deixa um resultado interessante. O tutorial sobre como fazer esse procedimento você pode ler (em inglês) aqui. Lá foi usado o filtro Deslocar que você encontra em Filtros » Mapear » Deslocar. Também você pode usar esse filtro em conjunto com texturas e pinceis. Um adicional é o filtro Traçar com fractual que bem usado dará um realismo à imagem.
Um “plus” é experimentar o plugin Bloom que você pode baixar aqui. Ele cria um efeito de iluminação interessante que vai ser necessário em casos onde pelo o vidro quebrado passa alguma luz. Se isso o vidro parecerá totalmente falso. Esse mesmo efeito você pode conseguir só com o GIMP utilizando várias outras ferramentas num processo demorado e chato. Recomendo que você baixe essse plugin e divirta-se. =D
Basicamente é isso, pessoal. Espero que tenham gostado e principalmente entendido a mecânica dessa montagem. Se você tiver alguma dúvida não deixe de postar um comentário. A sua dúvida pode esclarecer a dúvida de outra pessoa. Aproveite também para acompanhar esse tópico no fórum e compartilhar experiências.
Folha de teclas de atalho do GIMP
25 de Julho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaOlá gente boa! Prapei essa folhinha com a maior parte das teclas de atalho do GIMP. Um material muito útil, principalmente para quem está vindo de outros programas. O GIMP usa atalhos bem lógicos, então agente não fica completamente perdido. Ctrl + I inverte a seleção (i de invert), PageUp passa para a camada de cima, Ctrl + A seleciona tudo (a de all) e por aí vai.
Para fazer o download clique na imagem a baixo.
Se você encontrar algum erro, ou quiser adicionar algum atalho deixe um comentário. O arquivo ODT desse documento pode ser baixado AQUI. Sinta-se livra para editar e melhorar esse documento como quiser.
Até a próxima
O metal tipográfico
25 de Julho de 2009, 0:00 - sem comentários aindaCaros,
hoje nós vamos tratar das entranhas de um trabalho teoricamente intocado, semelhante em parte aos conceitos vistos em “The wall chair” , porém desta vez ao invés de esconder de todo, vamos fazer com que o objeto se mescle ao trabalho original tornando-se único, com estrutura luminosa semelhante a vista em metal escovado. Vamos lá? =]
A gente começa escolhendo uma magem do nosso acervo para ilustrar o exemplo do dia:
Agora temos aqui duas escolhas, podemos criar uma nova camada transparente e dentro da mesma criar uma composição com pincéis de shape sólido com preenchimento branco ou simplesmente digitar um texto ou mesmo palavra tendo como cor de preechimento o já supracitado branco =]:
Caso do texto ou palavra, não se esqueça de escolher uma fonte bacana =]:
Feito isso, vamos agora duplicar a camada portadora do nosso texto ou composição, essa nova camada terá a responsabilidade de produzir grande parte do nosso efeito:
Agora copie a camada base e cole-a em forma de seleção flutuante diretamente sobre a camada que acabamos de criar:
Feito isso, vamos agora aplicar sobre a seleção flutuante o efeito de camada denominado “Multiplicar”, isso fará com que a seleção flutuante fique restrita aos espaçamentos preenchidos pela composição ou texto da camada detentora de baixo:
Agora podemos ancorar a seleção flutuante sem problemas =]:
Hora do primeiro “pulo do gato”:
Mova a camada resultante da fusão acima DELICADAMENTE para cima *(3 toques no teclado no máximo)
Agora utilizando a ferramenta “Borracha” em conjunto com um pincel de bordas desfocadas , apague setores alternados desta camada :
Eis aqui=]:
Repare que deixando a camada base invisível podemos notar que o nosso trabalho está completamente livre podendo ser levado para onde quisermos se combinarmos as camadas visíveis =]
Mas tornando novamente a camada base visível, vamos agora aprender a tornar as ranhuras coincidentes do trabalho e da imagem base capazes de interagir umas com as outras:
Se ainda não o fez, combine as camadas que fazem parte do trabalho deixando apenas a camada base de “fora”, depois copie a camada base colando-a em forma de seleção flutuante sobre a camada resultante da fusão das demais. Feto isso aplique o efeito de camada denominado “Subtrair” sobre a seleção flutuante, isso irá criar um visível contraste entre tais setores de ambas as camadas, bastando ancorar a seleção flutuante depois.
Eis aqui =]:
E se eu quiser trocar as cores sem esforço?
Lembram do filtro “Matiz-saturação? Pois é, basta remixar as cores meus queridos! =]
Repare nas áreas concorrentes, destoantes do vermelho obtido *(azul), isso reforça que a função deste filtro não é estabilizar os tons mas apenas altera-los!
Eis aqui=]:
A imagem abaixo tev os tons estabilizados, e a cor se tornou uniforme depois da ação de um certo filtro, cabe vocês a descobrirem qual é esse filtro =].
Dito isso meus queridos aprendizes, vejo vocês no nosso próximo assunto!