Os usos e desusos de uma estrutura coloral pobre em cor luz.
27 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaCaros,
O assunto do dia remete novamente a fronteira entre a analise das estruturas colorais *(estrutura de cores de uma imagem) a respeito do seu papel na formação conceitual do trabalho.
As imagens que possuem estrutura coloral pobre em cor luz*(branco no sistema RGB) possuem uma característica única que se bem explorada pode trazer infinitas possibilidades de fusão e anexação entre imagens diversas a fim de se obter um conceito uniforme sem demandar grande esforço e é justamente isto que iremos aprender hoje.
A gente começa buscando em nosso acervo uma imagem base com essa característica e mais uma para anexação por fusão:
Eis aqui:
A imagem a ser anexada não precisa seguir as diretrizes estruturais da primeira, por tanto sinta-se livre para escolher oque desejar sem pressão.
Escolhida a imagem, cole-a em forma de nova camada sobre a imagem base:
Não se preocupe com o posicionamento, você é livre para decidir onde vai deixar a imagem a ser anexada.
Agora vem o pulo do gato: Aproveitando a baixa potência de luz da imagem original, aplique o efeito de camada denominado “Luz Dura” sobre a camada portadora da imagem a ser anexada, isso irá fazer com que a fusão ocorra inclusive entre as estruturas luminosas e colorais de ambas as imagens de maneira uniforme =]!:
Feito isso, faça uso da ferramenta “Borracha” para corrigir eventuais discrepâncias e eliminar resquícios da fusão :
Note que o fundo negro facilita por demais esta tarefa pois o mesmo “engoliu” a maioria das imperfeições:
Eis oque temos aqui, repare como a fusão ocorreu da maneira mais suave possível de maneira que pareçam realmente uma peça única:
Caso deseje uma fusão com um toque de destaque para a nova imagem anexada basta duplicar a camada da mesma =]:
Tanta área útil e não vamos brincar mais um pouco? =] Claro que sim, duplique a camada base *(objeto original) e usando a ferramenta de simetria espelhe-o no sentido vertical =] :
Não se esqueça de aparar as arestas fazendo uso da ferramenta “borracha”: =]
Eis oque temos =]: Basicamente reaproveitamos o vão deixado pela ausência de cor luz preenchendo-o com os traços estruturais ogirinais da imagem espelhados na vertical =], a fusão entre os objetos permanece inalterada devido a ordem hierárquica ascendente das camadas, pois as camadas correspondentes ao objeto anexado continuam acima desta =]:
Que tal um pouco mais de detalhismo? =]
Escolha uma nova imagem de conceito compatível e cole-a sobre o trabalho em forma de nova camada:
Para uma anexação perfeita o efeito de camada denominado “Sobrepor” executa a tarefa com maestria devido ao reaproveitamento da estrutura luminosa da camada que preencheu aquele espaço *(no caso do exemplo a camada que espelhamos na vertical):
Agora basta duplicar esta mesma camada afim de obter um realce ou mesmo expandir sua atuação a outros setores do trabalho:
Eis oque temos aqui =]:
Até poderiamos deixar a estrutura coloral intacta mas… acho que o nosso amigo “Mapeamento Alien” não iria deixar :
Um ajuste fino *(meu favorito, adoro a sensação do branco e vermelho em contraste) :
Para obter um ajuste como este basta trabalhar com a valoração da frequencia e da fase da saturação de modo que fiquem em opostos na pré-visualização, a alteração da estrutura luminosa é facultativa, honestamente eu gosto de dar um pequeno realce as coisas não pertencentes ao fundo, para isto basta trabalhar com a valoração da frequencia de luminosidade deixando o parâmetro “fase” com valoração nula.
Prontinho =].
Dito isso meus caros, vejo vocês no nosso próximo assunto!
Lançado GIMP 2.7 (versão instável)
26 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaFoi lançado recentemente o GIMP 2.7, a versão instável para o 2.8 que é a versão estável. Enquanto o 2.8 não chega o 2.7 demonstra quais serão as novidades da próxima versão do nosso fantástico GIMP.
- A ferramenta de texto foi modificada para melhor edição de textos. Aquele velho problema com o tamanho da tela… agora é possível escrever diretamente na imagem.
- Agora é possível adicionar tags/marcadores a recursos do GIMP como pincéis. Essa novidade é fundamental para quem trabalha com dezenas de pinceis.
- Agora existe “Exportar”. Antes no GIMP só existia o Salvar e nele salvavamos em qualquer formato apenas indicando a extenção. Agora o Salvar só salva em .xcf e o Exportar salva nos demais formatos.
- Remoção de vários diálogos chatos.
- Os modos das camadas foram reorganizados de forma mais lógica.
- Rotacionar os pinceis!
Essas são só algumas das novidades… a lista completa está disponível aqui. No mesmo link você encontra informações sobre como baixar e instalar. E lembrando que até o GIMP 2.8 teremos muitas outras novidades. Posso estar enganado, mas me parece que o GIMP 3 será a primeira versão do GIMP a competir de igual com os outros programams gráficos.
Quando a imagem vira pincel
21 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaCaros,
Lembro que há muito tempo escrevi um documento a respeito da criação de composição com pincéis a partir de imagens, ainda na época do “Báu proibido do “Razgriz”, porém com a extinção de tal espaço vejo que um novo documento sobre o assunto se faz necessário.
Dito isso a gente começa escolhendo a imagem do dia e importando-a para o Inkscape:
“Mas… Razgriz…e o GIMP o site não é dedicado a ele??? O que faz o Inkscape aberto aqui? ”
Essa é uma pergunta esperada e de resposta simples, vamos a ela: A Interação entre ferramentas de criação é algo extremamente comum no âmbito da criação, direção de arte e finalização, isto porque cada uma fornece recursos únicos que quando combinados de maneira adequada produzem de maneira fiel exatamente o que nós imaginamos criar sem esforços e desdobramentos desnecessários, então considere-se livre para experimentar interagir com diferentes ferramentas para criar novos trabalhos derivados da interação entre as mesmas, isso só irá enriquecer a sua experiência e conseqüentemente o seu portfólio =]:
Uma vez importada a imagem, faremos agora uso do recurso denominado “Traçar Bitmap” cuja serventia é criar uma estrutura vetorial derivada do bitmap originalmente importado. Para conhecer melhor este valioso recurso clique aqui antes de prosseguir.
No tipo de trabalho a ser executado hoje o primeiro recurso desta ferramenta *(Intensidade do Brilho) é o ideal para a tarefa de criar a estrutura vetorial básica do objeto que desejamos, a valoração atribuída a este recurso exerce papel fundamental no resultado final pois quanto mais alta a mesma, menos detalhista e populosa fica a estrutura gerada e quanto menor esta última é, mais detalhista e menos populosa e densa a mesma fica:
Satisfeito com o ajuste visto na pré-visualização, clique em ok e aguarde o processamento:
Veja como a estrutura cobre a imagem apenas em seu traço mór:
Agora, delete o bitmap importado para o Inkscape e exporte a estrutura vetorial criada com as mesmas dimensões do bitmap, feito isso abra ambos no Gimp, as imagens abaixo ilustram este processo:
Abertas as imagens, vamos primeiro trabalhar com a imagem oriunda da estrutura vetorial exportada:
Crie sobre a mesma uma nova camada transparente e dentro da mesma execute uma composição relativamente rica em detalhes a partir de pincéis de preenchimento branco:
Terminada a composição, aplique o efeito de camada denominado “Esconder” sobre esta camada, isso fará com que a mesma deixe a composição visível apenas nas áreas preenchidas pela estrutura vetorial exportada:
Feito isso, escolhba alguns pincéis de grande raio e fazendo uso de preenchimento negro, suprima algumas áreas brancas a fim de criar uma composição mais detalhista sobre a estrutura vetorial, ao seu término combine as camadas visíveis e copie o resultado:
Agora voltemos nossos olhos a imagem original:
Agora cole o resultado do trabalho executado sobre a estrutura vetorial exportada na imagem original em forma de nova camada =]:
Note que a mesma a estrutura alterada pela composição com pincéis se funde perfeitamente a imagem original alterando seu conceito sem destruir a sua estrutura original =]:
Para uma interação subtrativa de cor, aplique sobre esta camada o efeito de camada denominado “Sobrepor” e duplique esta última algumas vezes para ampliar sua presença:
Para uma presença mais “forte” e menos “invasiva”, utilize o efeito de camada denominado “Subtrair”:
E porque não deixar um degradê de padrão contínuo e de transição suave participar? =] Crie uma nova camada transparente para o mesmo e aplique-o a gosto, depois basta aplicar sobre a camada portadora do mesmo o efeito de camada denominado “Sobrepor” =]:
E hoje é assim que fica o nosso exemplo do dia =]:
Então meus queridos, hoje nós vimos como uma compisção com pincéis pode literalmente se integrar a uma imagem a partir da sua raiz -=]! Dito isso, vejo vocês no nosso próximo assunto!
As vezes… certas coisas pedem que o protocolo seja quebrado.
11 de Agosto de 2009, 0:00 - Um comentárioCaros,
isso não é um artigo mas um pedido a pessoa que eu amo.
Espero que compreendão isto mas sem ela provavelmente eu não teria condições de tocar esse projeto. Assim:
MILLA:
Aos demais 10000000 desculpas e voltemos a programação normal.
O LISTÃO-Reloaded
7 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários aindaCaros,
hoje recebi um pedido um tanto inusitado que foi a repostagem da lista de recursos que disponibilizei a algum tempo atrás, como acredito que isso possa ajudar outras pessoas ai está:
Stocks são imagens com direitos de uso livre* (Royalty free) pra usar em trabalhos e coisas do gênero sem dor de cabeça* (sim, em alguns sites você deve pagar pela licença da imagem ou assinatura), a não ser pela resolução de algumas imagens e em alguns casos qualidade da imagem)
Stocks
- http://www.sxc.hu ( incrível um dos melhores, é necessário criar uma conta pra poder baixar as imagens, mas não se preocupe já que não enviam emails e ou cobram por isso.)
- http://www.freeimages.co.uk/ (Site meio confuso mas não necessita cadastro)
- http://morguefile.com (Não necessita cadastro)
- http://www.texturewarehouse.com/gallery/index.php (Não necessita cadastro)
- http://www.mayang.com/textures/ (Não necessita cadastro)
- http://www.photocase.com/de/ (Necessita cadastro e é pago, porém não é caro e dependendo do que se faça até vale o preço, cerca de 10 euros por 10 fotos.)
- http://www.studio25.ro/ (Necessita cadastro e é gratuito.)
- http://www.istockphoto.com/index.php (É caro e pago, mas vale o preço.)
- http://www.deviantart.com ( Digite “stocks” no campo de busca e não esquece de ver a licença de uso da imagem, aproveite também e crie uma conta no site, dai você pode usar o espaço para colocar seu portfólio e ou ser avaliado pelos outros artistas afim de melhorar a sua performance.)
- http://www.gettyimages.com ( Se o cliente ou vc for rico… é uma boa pedida.)
- http://banco.agenciaoglobo.com.br/Pages/Capa/ (Se você tiver realmente muito dinheiro ou o seu cliente tiver, vale ao menos uma consulta.)
- http://www.sgeier.net/fractals/flam3/ (Fractais prontos gratuitos, são uteis em certas situações.)
- http://www.logotypes.ru/ (Logomarcas diversas de empresas famosas, o idioma padrão é russo mas há opção para inglês.)
- http://www.brandsoftheworld.com/ (Logomarcas do mundo inteiro..).
- http://www.agenciabrasil.gov.br/ (Este aqui é uma jóia, imagens em alta resolução de uso livre proporcionadas pela agência do governo!=])
- http://www.dafont.com (Site francês muito bom, tem quase de tudo)
- http://www.fontesgratis.com.br (Só os banners que são chatos mas é muito bom.)
- http://www.netfontes.com.br/ (Razoável mas meio mais ou menos)
- http://www.abstractfonts.com/ (O nome já diz…)
- http://www.1001freefonts.com/ ( Tem algumas coisas bem originais mas tem que ter paciência pra procurar)
- http://www.brandsoftheworld.com (Aqui tem em formato “eps” tudo quanto for logomarca de empresas famosas, bem útil pra trabalhos universitários)
- http://www.searchfreefonts.com/categories/21/ (Muito bom)
- http://creamundo.com/ ( Do mesmo nível dos outros mas vale a pena quando se tem um pingo de paciência)
- http://www.acidfonts.com/ (Bem razoável)
- http://www.fontfreak.com/ (Como diria um amigo que é dono de lanchonete onde o povo almoça todo dia: Tem? Claro que tem ué!)
- http://neatfonts.com/ (Mais do mesmo acima.)
- http://fontfabric.com/ (Excelente, contém ainda projetos realmente inovadores =])
- http://www.fontfont.com/downloads/ (Vale a visita, a sofisticação se faz presente na eficiência e limpeza)
- http://www.fontsquirrel.com/fonts (Fantástico e o uso comercial é permitido de pronto)
- http://www.smashingmagazine.com (Reviews sobre tipografia e sugestões de fontes ??? =] é ai mesmo.)
Pincéis:
http://www.deviantart.com ( Digite “Gimp Brushes” ou “Photoshop Brushes”*(sim o Gimp aceita os pinceis feitos para o programa citado.).Aproveite também e crie uma conta no site, dai você pode usar o espaço para colocar seu portfólio e ou ser avaliado pelos outros artistas afim de melhorar a sua performance.).
E hoje nós ficamos por aqui.
Vejo vocês no nosso próximo assunto!
p.s: Sim é a mesma lista presente no “El Diablo Criativo”. O motivo da sua postagem aqui é apenas ampliar o leque de acessibilidade a mesma.