Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade do GIMP - GNU Image Manipulator Program

4 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Efeito de explosão de luz

14 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Efeitos de iluminação são interessantes, o problema é como consegui-los. Aqui vamos ver um truque interessante que abre nossos horizontes para milhares de possibilidades, o famoso Borrão de movimento.

Basicamente esse filtro proporciona um borrão na imagem empurrando pixels de forma direcional. Com efeito de Zoom, onde o borrão vai das extremidades para além delas (envolvendo toda  imagem); o Radial, onde o borrão começa na extremidades e conserva o centro; E o Linear no qual o borrão obedece a direção e o ângulo especificado.

(de forma figurativa) Quando luz não é vida é movimento (ou as duas coisas juntas)… explosões de luz nada mais são do que essa sensação de movimento contínuas. Essa é a receita para se fazer o efeito que iremos aprender nesse tutorial. Por isso não existe uma ferramenta para fazê-lo visto que a intenção é dar “movimento” para a luz. Mas vamos aprender como fiz o efeito da imagem abaixo (criada do zero).

sol-surgindo+auroraNo passo-a-passo a seguir você vê o processo de criação de um efeito desse estilo.

1

Com um pincel fiz alguns traços aleatórios, já imaginando-os como raios de luz

2

Com a ferramenta Borrão de Movimento, no modo Zoom, fiz esse movimento que você pode ver nessa imagem. Os valores não são fixos, é melhor ajusta-los de acordo com o movimento que você quer dar.

3

Em uma nova camada fiz mais um traço, também pensando em outros feixe de luz diferente. Em seguida também apliquei o Borrão de movimento nessa camada.

6

Aplico o Borrão de Movimento nessa nova camada.

7

Crio uma nova camada entre as duas camadas anteriores (a camada com o último traço que fiz deve ficar na frente, como na imagem). Uso o filtro Plasma que se encontra em Filtros » Renderizar » Nuvem » Plasma.

8

Novamente, o Borrão de movimento sobre o plasma.

9

Mudo o modo da camada do plasma (a que acabei de criar) para Sobrepor. O outro traço não ficou colorido porque ele está acima da camada do plasma.

10

Repetindo os mesmos processos anteriores deixei a imagem assim.

Agora… olhe atentamente para o centro da imagem…

Bem… espero que você tenha entendido o princípio dessa técnica. Use sua criatividade e crie… crie muito. As possibilidades são infinitas.

Até a próxima, pessoal! ;)



Desenhando pixel por pixel

7 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

pixel-marioNesse tutorial simples e direto vamos aprender a fazer os famosos desenhos pixelados no GIMP, como na imagem ao lado do nosso querido Mario.

Pixel art, como é chamado em inglês, é o termo dado a um determinado tipo de arte digital produzida com editores de imagem raster. O termo surgiu em 82, mas esse estilo já existia há algum tempo. Uma arte vetorial nada mais é do que um pintura digital onde cada pixel é trabalhado individualmente. Por isso uma não deve sofrer os efeitos de anti-aliasing automático, blur ou qualquer outro que caucule o valor dos novos pixels automaticamente.

Mas não se prenda às regras… sinta-se livre para criar com a ferramenta que você quiser. Uma pixel art poderia ser feita até no Inkscape. Desde que siga o mesmo estilo padrão dessa arte.

Mas… do que você vai precisar?

  • Gimp (mesmo as versões mais antigas)
  • Uma boa paleta de cores (ou várias delas)
  • Criatividade

Vamos lá! Antes de mais nada vamos preparar a área de trabalho. Abra o GIMP e vá em Preferências. Isso se encontra no menu Editar. Em seguida vá em Grade padrão e em Espaçamento mude a altura e largura para 1 pixel. Pronto, agora é só clicar em OK.

Crie uma nova imagem de 10 por 10 pixels (esse tamanho vai mudar de acordo com o tamanho da sua arte, aqui ele é apenas para exemplificar). Observe que a tela de pintura está preta. Agora aumente o zoom para 3200%.

Por fim… vá no menu Visualizar e clique em Exibir Grade.

gimgradeEsse processo proporcionou um ambiente perfeito para a pintura. A grade visível mostra a separação entre cada pixel. Agora só falta pintar! Para isso você pode usar, praticamente, qualquer ferramenta de pintura. Isso fica a sua escolha. Mas é aconselhável que utilize a ferramenta Lápis (N, para atalho) por ela ser mais fiel a esse estilo de arte.

A paleta de cores mencionada acima serve (e muito) para esse tipo de arte. Em geral artes pixeladas possuem uma composição de cores de poucos tons. No GIMP você pode habilitar a visualização das paletas de cores indo no menu Janelas » Diálogos de Encaixe » Paletas.

Daí para frente é com você.

Boas artes ;)

Aproveite para me enviar as artes que você criar com esse método. Quem sabe ela não aparece aqui no OGIMP?
julio@ogimp.com.br



Brincando de eletricista

31 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Olá gente boa! Estava navegando na internet e me deparei com a seguinte imagem:

ad-26Está meio óbvio que a imagem está com uma iluminação completamente errada. Está tão tosco que pensei que meu monitor estava com algum problema. Mas na verdade não, é a imagem que está péssima mesmo. Antes de mais nada deu pra entender que trata-se de uma propaganda de uma bateria. Querendo passar uma ideia de durabilidade. O carro está acabado, mas a luz interna ainda está ligada. Só tem um problema… que diabos de iluminação é essa?!

Tem luz em todo canto… vindo de todo canto… teoricamente o ambiente deveria ser noite… mas não é! Pasme! Essa foto foi tirada de dia e remodelada para parecer noite. Seria muito mais interessante tirar a foto a noite e fazer pequenos ajustes posteriormente, mas preferiram tirar de dia. Não teria problema algum se tivessem feito a modificação correta na iluminação.

Vamos usar a ferramenta Curvas. Ela é uma grande aliada no ajuste da iluminação de uma imagem. E também é uma ferramenta muito simples de usar. Os parâmetros são poucos, mas importantes. Como em praticamente qualquer ferramenta as possibilidade são infinitas. Assista o vídeo a seguir para entender como funciona a ferramenta e como a utilizei para verificar a iluminação original da imagem.

Curvas e luz – GIMP from Julio Neto on Vimeo.

{O vídeo realmente está sem som}

Bem… como vocês viram é bem simples. Mas é bom deixar claro que a ferramenta sozinha aqui não faz milagres. Seria necessário vários outros ajustes para fazer a imagem voltar ao seu estado original e mesmo assim muitas informações foram perdidas (nesse exemplo).

ANTES-DEPOIS

Bem… esse foi um exemplo exagerado… que tal algo mais habitual? Veja as imagens a seguir:DEPOIS-500x_3847241094_61dcd9549d_b500x_3847241094_61dcd9549d_b

A primeira imagem acima é a imagem já corrigida, a imagem de baixo foi a foto original. Observe que a única iluminação da foto parece ter sido do flash. Como a iluminação foi gradual utilizei a ferramenta de ‘Máscara Rápida’ para fazer uma seleção em gradiente da parte mais escura para a mais clara. Assim consegui a iluminação quase perfeita da primeira imagem.

Até a próxima pessoal!



Conheça o Plugin Registry

28 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Existe um site… um incrível site, um site oficial… Nele você pode encontrar centenas de plugins para o seu GIMP. Sim! Centenas! Não estou brincando. Na primeira vez que encontrei esse site por indicação do Razgriz eu não acreditei no que estava vendo.

O Plugin Registry é como um repositório para plugins do GIMP produzidos pela comunidade. No momento que escrevo esse artigo acaba de estar disponível o twitpic-gimp, um plugin que envia para o Twitpic a imagem na qual você está trabalhando no GIMP. Um outro plugin permite fazer com que uma imagem qualquer pareça uma foto polaroid. Ainda existem outros plugins que simulam ferramentas bem conhecidas em outros programas como o Layer Effects do PhotoShop.

Tem um plugin lá para praticamente tudo que você imaginar. E se por acaso não houver você pode criar. O GIMP permite a criação de adicionais em diversas linguagens de programação.

Talvez não tenha mencionado… mas todos os plugins são gratuitos.



Conhaça o Plugin Registry

28 de Agosto de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 1Um comentário

Existe um site… um incrível site, um site oficial… Nele você pode encontrar centenas de plugins para o seu GIMP. Sim! Centanas! Não estou brincando. Na primeira vez que encontrei esse site por indicação do Razgriz eu não acreditei no que estava vendo.

O Plugin Registry é como um repositório para plugins do GIMP produzidos pela comunidade. No momento que escrevo esse artigo acaba de estar disponível o twitpic-gimp, um plugin que envia para o Twitpic a imagem na qual você está trabalhando no GIMP. Um outro plugin permite fazer com que uma imagem qualquer pareça uma foto polaroid. Ainda existem outros plugins que simulam ferramentas bem conhecidas em outros programas como o Layer Effects do PhotoShop.

Tem um plugin lá para praticamente tudo que você imaginar. E se por acaso não houver você pode criar. O GIMP permite a criação de adicionais em diversas linguagens de programação.

Talvez não tenha mencionado… mas todos os plugins são gratuitos.



Tags deste artigo: gimp edição fotos imagens