Fragment Brush
19 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaCaros,
hoje nós vamos falar sobre abstrações criadas a partir da colisão de pincéis de propriedades estruturais e colorais distintas somadas ao ganho de luz em pontos centrais.
A gente começa criando uma nova imagem com cor de fundo livre ao nosso gosto e sobre a mesma executando uma pequena composição com pincéis de estrutura sólida, ou mesmo fazendo uso de apenas um de grande porte :
Feito isso, escolha outro pincel de borda e estrutura interna variada semi-sólida ou com ranhuras e rompantes estruturais como este escolhido para o trabalho do dia, uma vez escolhido o pincel aplique-o sobre a composição utilizando a mesma cor escolhida para o fundo, isso produzirá as quebras de padrão estrutural pretendidas para hoje =]:
As imagens abaixo ilustram este processo:
Como se pode notar, as quebras geradas fazem com que o objeto pareça que foi criado a partir da junção dos fragmentos aparentes =]:
Caso deseje enriquecer ainda mais a variedade de quebras e padrões fragmentais, basta escolher outro pincel que atenda as diretrizes solicitadas acima:
Quando estiver satisfeito com o número de fragmentos formadores do objeto parta para o preenchimento interno do mesmo com um pincel de estrutura rica em detalhes mas de opacidade baixa, isso irá tornar o nosso trabalho ainda mais rico =]:
Um bom exemplo de pincel com as características solicitadas pode ser visto abaixo:
Agora basta aplica-lo dentro das áreas internas remanescentes da imagem =]
Feito isso vamos examinar o que temos até aqui:
Repare como a composição primária agora parece ser fruto da junção dos fragmentos criados pelos pincéis de cor de fundo =]:
Feito isso vamos agora preencher essa vasta área útil remanescente reaproveitando a já conhecida técnica das “Construções Aditivas e Subtrativas”:
Comecemos duplicando a cabada base e aplicando sobre a mesma o efeito de camada denominado “Somente Clarear”, feito isso basta espelha-la para onde desejar e move-la para onde você quiser se for o caso =]:
Feito isso, vamos agora acrescentar um pouco de volume a nossa composição, combine as camadas visíveis e duplique a resultante, sobre a mesma vamos aplicar o filtro denominado “Borrão de Movimento”, é ele que fará o trabalho “mór” de dar volume a nossa composição:
Como a interface é auto-explicativa e já falamos sobre ela antes vamos direto ao ponto, faça uso do parâmetro Linear, escolhendo um angulo de ataque de sua preferência, no caso do exemplo eu optei por um mais vertical porém isso é escolha sua. O comprimento do espectro também é de livre escolha:
Satisfeito aguarde o processamento da tarefa:
Agora basta aplicar o efeito de camada denominado “Esconder” para que a sensação de volume apareça =]:
Eis oque temos até aqui:
Agora que já temos a desejada sensação de volume repare que um preço ao nosso trabalho ela “cobrou”, a estrutura luminosa absorveu luz de mais suprimindo alguns detalhes da composição, porém a correção para o “problema” é bem simples, basta fazer uso da ferramenta “Borracha” presente na caixa de ferramentas principal do Gimp aliada a um pincel de grande porte, aplicando o mesmo sobre as áreas que perderam o detalhismo original:
No caso do exemplo do dia, a composição primária foi feita a partir de um pincel de grande porte, então bastou aplica-lo sobre a área original para que o detalhismo fosse restaurado =]:
a
Eis oque temos agora =]:
Repare que a sensação de volume fora preservada =]:
Agora vamos adicionar um pouco de cor fazendo uso de um degradê, primeiro aplique-o dentro de uma nova camada transparente *(sim a escolha é livre tanto de cores quanto sobre a forma de aplicação):
Agora sobre a camada do degradê aplique o efeito de camada denominado “Cor”, isto fará com que a composição assuma as cores do degradê =]:
Para dar um pouco mais de “sabor” a nossa composição, você ainda pode unificar as camadas visíveis da mesma preservando independente a do degradê, depois basta duplicar a resultante e aplicar sobre a nova camada o efeito de camada “Somente Clarear” reposicionando-a a seu gosto. Feito isso, faça uso da ferramenta “Borracha” em conjunto com um pincel de bordas desfocadas em trechos de sua escolha a fim de criar novos detalhes =]:
E por hoje o nosso exemplo do dia fica assim =]:
Dito isso meus caros aprendizes, vejo vocês no nosso próximo assunto!
Encontro Mineiro de Software Livre 2009
18 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaO EMSL, Encontro Mineiro de Software Livre ocorrerá esse ano na cidade de Itajubá, no sul do estado. Realizado pelo Projeto Software Livre de Minas Gerais em conjunto com o coletivo Minas Livre,Prefeitura e Associação Comercial de Itajubá e UNIFEI.
o EMSL busca apresentar novas tecnologias e ser um ponto de interação entre vários grupos de diferentes pontos do estado.
A proposta,deste ano, é ter atividades mais voltadas à comunidade de usuários locais, empresariado e setor público.
O EMSL ocorrerá de 13 a 17 de outubro no campus da Universidade Federal de Itajubá.
Mais informações no portal http://emsl.softwarelivre.org/
Composição por fusão
17 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaCaros,
Hoje nós voltamos ao âmbito da criação de trabalhos através da fusão de imagens de conceitos relativamente compatíveis, hoje especificamente vamos falar um pouquinho sobre ecossistema e natureza, ou seja, vamos reproduzir um pequeno ecossistema através da fusão de camadas por estrutura coloral e luminosa.
A gente começa escolhendo a imagem base *(primeira) e as que serão anexadas durante a composição:
E a imagem a ser anexada :
Primeiro, cole a imagem a ser anexada em forma de nova camada. Em seguida vamos agora avaliar a situação da mesma perante a imagem base: Repare que a proporção do objeto a ser anexado está em desacordo com a estrurura proposta pela imagem base *(inclinação perpendicular vertical) uma vez que os elementos presentes na mesma tem seu tamanho reduzido de acordo com a evolução da mesma:
De posse disso, precisamos então reduzir o tamanho da imagem a ser anexada para que o objeto se adeque a situação proposta pela imagem base:
Para tal, utilize a ferramenta de redimensionamento presente na caixa de ferramentas principal do Gimp. Não se esqueça de manter o link de proporcionalidade ativado *(a correntinha lincada) para que a ferramenta faça o serviço sem distorcer o objeto:
Feito isso é hora da fusão coloral, repare que o objeto a ser anexado possui estrutura coloral relativamente semelhante a presente em alguns fragmentos da imagem base, dessa forma basta aplicar sobre o mesmo um efeito de camada ADITIVO*(somador de cor luz), cada caso é único mas geralmente o efeito mais indicado para a situação do dia é o “Luz Dura”:
Agora basta fazer uso da ferramenta “Borracha” para eliminar as discrepâncias do trabalho:
Neste caso ocorre algo interessante, repare que o movimento da água que circunda o objeto anexado ajuda a compor o conceito, bastando eliminar apenas as bordas da imagem e demais corpos “estranhos” que não fazem parte do que se deseja anexar:
Eis o que temos:
Para acrescentar mais vida, vamos agora fazer uso de uma técnica relativamente comum mas pouco lembrada por nós. Vamos inserir pincéis realistas ao conceito da imagem =]:
Este tipo de pincel não é tão raro quanto se pensa, seu uso principal está relacionado a criação de couro cabeludo, tatuagens e afins, mas é possível encontrar material de todos os gêneros e usos incluindo fauna e flora =] *(caso você não saiba onde encontrar bom material por favor visite este post)
O processo é bem simples, vamos a ele:
Primeiro criamos uma nova camada e escolhemos dentro do nosso acervo o que iremos inserir:
Note que escolhi um pincel de estrutura luminosa relativamente complexa pois ele é escuro onde “não deveria” *(carcaça da ave e cabeça) , mas isto não é um problema, neste tipo de caso basta fazer uso da cor oposta a do problema na hora da aplicação, por exemplo: Quando for aplicá-lo em ambientes escuros, opte por cor de frente branca =] , como é o caso do exemplo do dia=]:
Geralmente os sets de fauna e flora vem com grande variedade de opções mas sempre use o bom senso ao escolher , dois ou três variantes é ideal =]:
Prontinho =] Repare como temos uma história contada pelo ecosistema do cenário que criamos =]:
Outro bom exemplo de anexação é feito a partir de objetos semi imersos na água como penas oriundas de pincéis realistas também:
Para o efeito de objetos semi submersos basta usar um efeito de camada neutro como o “extrair grãos” dando sombreamento interno aos objetos presentes na camada:
E assim fica o nosso exemplo do dia =]
Então hoje meus caros, nós vimos como anexar objetos a um cenário por fusão coloral e a adicionar objetos a um cenário por meio de pincéis realistas =].
Dito isso, vejo vocês no nosso próximo assunto!
Speed Paint da tira “Nem tudo o que reluz é Ouro”
17 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaComposição por fusão.
17 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaCaros,
Hoje nós voltamos âmbito da criação de trabalhos através da fusão de imagens de conceitos relativamente compatíveis, hoje especificamente vamos falar um pouquinho sobre eco sistema e natureza, ou seja, vamos reproduzir um pequeno eco-sistema através da fusão de camadas por estrutura coloral e luminosa.
A gente começa escolhendo a imagem base *(primeira) e as que serão anexadas durante a composição:
E a imagem a ser anexada :
Primeiro, cole a imagem a ser anexada em forma de nova camada. Em seguida vamos agora avaliar a situação da mesma perante a imagem base: Repare que a proporção do objeto a ser anexado está em desacordo com a estrurura proposta pela imagem base *(inclinação perpendicular vertical) uma vez que os elementos presentes na mesma tem seu tamanho reduzido de acordo com a evolução da mesma:
De posse disso, precisamos então reduzir o tamanho da imagem a ser anexada para que o objeto se adeque a situação proposta pela imagem base:
Para tal, utilize a ferramenta de redimensionamento presente na caixa de ferramentas principal do Gimp. Não se esqueça de manter o link de proporcionalidade ativado *(a correntinha lincada) para que a ferramenta faça o serviço sem distorcer o objeto:
Feito isso é hora da fusão coloral, repare que o objeto a ser anexado possui estrutura coloral relativamente semelhante a presente em alguns fragmentos da imagem base, dessa forma basta aplicar sobre o mesmo um efeito de camada ADITIVO*(somador de cor luz), cada caso é único mas geralmente o efeito mais indicado para a situação do dia é o “Luz Dura”:
Agora basta fazer uso da ferramenta “Borracha” para eliminar as discrepâncias do trabalho:
Neste caso ocorre algo interessante, repare que o movimento da água que circunda o objeto anexado ajuda a compor o conceito, bastando eliminar apenas as bordas da imagem e demais corpos “estranhos” que não fazem parte do que se deseja anexar:
Eis oque temos:
Para acrescentar mais vida, vamos agora fazer uso de uma tecnica relativamente comum mas pouco lembrada por nós, vamos inserir pincéis realistas ao conceito da imagem =]:
Este tipo de pincel não é tão raro quanto se pensa, seu uso principal está relacionado a criação de couro cabeludo, tatuagens e afins, mas é possível encontrar material de todos os gêneros e usos incluindo fauna e flora =] *(caso você não saiba onde encontrar bom material por favor visite este post)
O processo é bem simples, vamos a ele:
Primeiro criamos uma nova camada e escolhemos dentro do nosso acervo oque iremos inserir:
Note que escolhi um pincel de estrutura luminosa relativamente complexa pois ele é escuro onde “não deveria” *(carcaça da ave e cabeça) , mas isto não é um problema, neste tipo de caso basta fazer uso da cor oposta a do problema na hora da aplicação, por exemplo: Quando for aplica-lo em ambientes escuros, opte por cor de frente branca =] , como é o caso do exemplo do dia=]:
Geralmente os sets de fauna e flora vem com grande variedade de opções mas sempre use o bom senso ao escolher , dois ou três variantes é ideal =]:
Prontinho =] Repare como temos uma história contada pelo ecosistema do cenário que criamos =]:
Outro bom exemplo de anexação é feito a partir de objetos semi imersos na água como penas oriundas de pincéis realistas também:
Para o efeito de objetos semi submersos basta usar um efeito de camada neutro como o “extrair grãos” dando sombreamento interno aos objetos presentes na camada:
E assim fica o nosso exemplo do dia =]
Então hoje meus caros, nós vimos como anexar objetos a um cenário por fusão coloral e a adicionar objetos a um cenário por meio de pincéis realistas =].
Dito isso, vejo vocês no nosso próximo assunto!