Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade do GIMP - GNU Image Manipulator Program

4 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O Sanduíche de cor

8 de Outubro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Caros,

hoje nós vamos falar sobre alterações e ganhos  na estrutura coloral de uma imagem através da mesclagem de camadas com traços idênticos e cores distintas. =]

Agente começa escolhendo a imagem do dia:

sanduba1

Escolhida a imagem, duplique a camada base da mesma:

sanduba2

Feito isso vamos direto ao “pulo do gato”: O “sanduíche” de cor é formado pela mesclagem de duas camadas de maneira que as propriedades colorais e luminosas das camadas envolvidas possam interagir entre si =], para tanto basta aplicar sobre a nova camada o efeito de camada denominado “Mesclar Grãos”:

sanduba3

Repare como o efeito resultou no reforço dos traços e estrutura coloral dos objetos envolvidos:

sanduba4

Ainda sem modificar as cores de forma direta ficamos assim:

sanduba5

Agora vamos a alteração coloral =] :

Para esta tarefa faremos uso da ferramenta denominada “Matiz-Saturação” cujo caminho pode ser visto abaixo:

sanduba6

Agora basta selecionar a cor base a ser modificada ou mesmo trabalhar com todos os tons de uma vez só até que se encontre a combinação desejada =]!

sanduba7

Quando terminar basta clicar em “ok” e pronto! =] . Mas hoje eu não poderia encerrar sem deixar um pequeno desafio:

A imagem abaixo além de encerrar o exemplo do dia traz um pequeno efeito que nós já aprendemos aqui mesmo no “O GIMP” faz algum tempo:

sanduba8

Dito isso, pergunto: Como ele foi feito ? Justifique sua resposta recriando o mesmo em seu trabalho! =]

sanduba9

Dito isso meus caros aprendizes, vejo vocês no nosso próximo assunto!



Metalorigami

5 de Outubro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Caros,

Muito já fizemos muitos dos usos possíveis e conhecidos da técnica de trabalho com camadas conhecida como “Construções aditivas e subtrativas” porém o dito “origami simétrico” nunca foi por nós tentado ou mesmo concluído, então vamos por hora cumprir tal demanda =]:

A gente começa escolhendo a imagem do dia:

metalori1

Feito isso, duplique a camada base e a nova camada atribua o efeito de camada denominado “Somente Clarear” ou “Somente Escurecer” a escolha é toda sua meu caro aprendiz:

Em seguida aplique espelhamento horizontal sobre esta última:

metalori2

Agora é que vem o “Pulo do Gato” : Combine as camadas visíveis do trabalho forçando uma imagem unificada:

Pronto! Já temos a primeira dobradura!

metalori3

Agora vamos a segunda dobra:

Duplique a nova camada base e espelhe-a na vertical, aplicando um dos efeitos de camada supracitados a seu gosto:

metalori4

Ou:

Repare que não foi necessário nem mesmo mover qualquer uma das camadas para que o efeito simétrico ocorresse mesmo após a unificação dupla =]:

metalori5

Mas se desejarmos mover um pouco ou mesmo rotacionar a camada hierarquicamente superior nós podemos mudar o espectro formado =]

metalori6

Para enriquecer o trabalho você ainda pode criar uma pequena composição apagando trechos da camada superior com a ferramenta “borracha” utilizando uma família de pincéis abstratos =] :

metalori7

E assim meus queridos aprendizes ficou o nosso exemplo do dia!

metalori8

Dito isso, vejo vocês no nosso próximo assunto!



“O GIMP” Confirmado no Latinoware 2009!

28 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

gimplgm

O II Libre Graphics Meeting – Brasil é um evento comunitário durante o Latinoware 2009 organizado por representantes das comunidades brasileiras de GIMP, Inkscape, Blender, Scribus e Estudio Livre com o objetivo de divulgar estes grupos, divulgar a arte gráfica digital livre e promover a trocar conhecimentos com o público da Conferência Latino Americana de Software Livre.

O Latinoware 2009 acontecerá nos dias 22 a 24 de outubro, e será novamente realizada no Parque Tecnológico Itaipu, localizado dentro da área da usina hidrelétrica Itaipu Binacional.

Não perca esta incrível oportunidade de conhecer a computação gráfica livre em sua real instância!

http://wiki.softwarelivre.org/LGM/WebHome



Speed paint da tira “Nem tudo que reluz é ouro” parte 2

25 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda



A parede achatada

24 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Caros,

hoje vamos falar sobre a criação de volume em abstrações contínuas geralmente usadas como texturas =].

A gente começa

criando uma nova imagem de tamanho qualquer, depois fazendo uso de um pincel quadrado de abrangência moderada ou mesmo de uma imagem na área de transferência do Gimp, crie uma pequena composição sobreposta que preencha boa parte da área útil da imagem:

arch1

Feito isso, escolha um pincel sólido que abranja boa parte da imagem ou crie uma pequena composição com pincéis sólidos que atendam tal diretriz sobre a imagem:

arch2

Feito isso, duplique a camada base e sobre a nova camada aplique o efeito de camada denominado “Extrair Grãos”, isto fará com que a imagem fique “cinza” devido a extração dos grãos colorais  porém não há motivo para pânico, pois isso é peça chave para o nosso trabalho:

arch3

Pulo do gato: Mova DELICADAMENTE a camada que sofreu o efeito para a  direção de sua  escolha =]:

Pronto! Já temos volume!

arch4

Para um pouco mais de “sal”, vamos colocar um desenho sobre a nossa parede. Para tanto basta criar uma nova camada transparente e sobre ela  aplicar um pincel ou composição de sua escolha com preenchimento negro:

arch5

Feito isso basta aplicar sobre esta camada o efeito denominado “Extrair Grãos” =]:

Repare agora como a imagem anexada se mostra compatível com a estrutura luminosa original =]

arch6

Para uma integração ainda maior basta reduzir a opacidade desta última =]:

arch7

Para adicionar cor nada mais simples e prático do que um degradê de transição suave aplicado sob padrão linear em nova  camada =]:

Opa a Imagem sumiu?

arch8

Não, basta agora aplicar o efeito de camada denominado “Mesclar Grãos” e pronto =]!

arch9

E assim termina o nosso exemplo do dia =]

arch10

Dito isso meus caros, vejo vocês no nosso próximo assunto!



Tags deste artigo: gimp edição fotos imagens