Imersão Poli-sulcada
2 de Dezembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaCaros,
hoje vamos falar sobre uma técnica de mesclagem abstrata muito útil para criar mosaicos a partir de ganho de cor e reprogramação espectral de objetos comuns. A gente começa escolhendo a imagem do dia :
Escolhida a imagem do dia, duplique a camada base da mesma e sobre esta última aplique o efeito de camada denominado “Esconder”, tal ação irá proporcionar um ganho na estrutura luminosa da imagem:
Agora vamos criar um padrão sulcado no nosso exemplo do dia, para tanto o filtro denominado “Mosaico” cujo caminho pode ser visto abaixo se mostra ideal :
Aberta a interface do filtro, os ajustes são ao seu gosto, porém para um plano relativamente uniforme o ajuste de fábrica é perfeito. :
Depois que o filtro terminar o seu trabalho teremos :
Repare como o efeito de camada aplicado anteriormente suavizou também o impacto do filtro proporcionando um efeito não tão agressivo :
E poderiamos terminar assim =] :
Mas não, vamos agora mostrar uma pequena variante da mesma metodologia porém mais refinada:
Desfaça a ação do filtro anterior *(Ctrl+Z) , isso porque agora nós vamos transformar o conteúdo da camada de cima em pintura a óleo, para isto nada mais apropriado do que o filtro cujo nome é congruente ao da tarefa proposta:
Uma vez aberto, deixe as valorações de tamanho e expoente em seus limites máximos, declarando também o uso dos mapas :
Quando o mesmo concluir a tarefa o resultado será extremamente sutil graças ao efeito de camada pré-aplicado =] :
Para dar maior entonação ao trabazlho do filtro, basta duplicar a camada portadora da ação do mesmo algumas vezes :
Eis aqui o resultado da amplificação do efeito gerado pelo filtro:
Agora sim a imagem parece uma pintura =]
Faltaram os sulcos :
Combine as camadas visíveis do trabalho e duplique a resultante, sobre esta última faremos uso do filtro denominado “Entalhar”, isto fará com que a imagem presente nesta camada seja reduzida ao seu núcleo luminoso :
Uma vez aberto o filtro, reduza a altura das linhas para que a estrutura conserve seus traços chave:
Quando o filtro terminar teremos :
Repare como apenas a estrutura básica da imagem foi preservada:
Agora basta aplicar sobre a camada portadora do efeito o efeito de camada denominado sobrepor e:
Pronto! Agora temos as ranhuras e os traços chave realçados!
E assim ficou o nosso exemplo do dia =]
Dito isso meus caros aprendizes, vejo vocês no nosso próximo assunto!
Speed Paint : Nem tudo o que reluz é ouro parte 3
13 de Novembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaSplash Melt
13 de Novembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaCaros,
hoje vamos analisar o processo de transformação de um objeto em abstração distinta, ou seja vamos transformar um objeto comum em arte abstrata mas com um pequeno detalhe: A mesma ficará atrás do objeto original da imagem =].
A gente começa escolhendo a imagem do dia:
Escolhida a imagem, duplique a camada base, sobre esta última faremos uso do filtro denominado “Borrão de movimento” com o intuito de cadenciar o objeto em uma linha uniforme com angulo de ataque livre:
Aqui o serviço é bem simples, vamos manter a forma de aplicação Linear, o comprimento do borrão é livre e o angulo de ataque também, quando satisfeito basta dar o “OK”‘ :
Para o caso do exemplo do dia optei por um comprimento mediano e angulo de ataque diagonal :
Agora vamos dar um aspecto um tanto mais sofisticado a estas linhas distorcendo as através do uso do filtro denominado “Redemoinhos e marteladas” cujo caminho pode ser visto abaixo:
Uma vez aberta a interface do filtro, basta determinar o angulo do turbilhão de maneira que lhe agrade , o mesmo vale para os demais parâmetros:
Concluído o trabalho do filtro, aplique sobre a camada portadora do mesmo o efeito denominado “Somente Clarear” e voilà! Repare agora como o nosso abstrato agora foi parar atrás do objeto!
Hora de colocar um pouco mais de sal na nossa composição abstrata aplicando linhas retas concorrentes, para tal, duplique a camada portadora da mesma e sobre esta última faça uso do filtro denominado “Vento” cujo caminho pode ser visto abaixo:
Uma vez aberto o filtro, zere a valoração do “freio” do filtro*(limite) , e os demais parâmetros são de livre escolha:
E por agora ficamos assim:
Repare nas linhas retas por trás da composição principal, note que é preciso realça-las :
Para tal, duplique a camada portadora da composição principal distorcida como visto abaixo:
Agora basta aplicar sobre a mesma o efeito de camada subtrativo denominado “Super-Exposição” =] :
Caso você deseje um realce do conjunto mais acentuado, basta mover tal camada para o topo =]:
E por enquanto ficamos assim =] :
Repare que a composição Agora realçada forma uma nova arte agora fundida ao objeto original =]:
Para quem quiser ir ALÉM :
Voltemos a situação anterior, mas desta vez troque os efeitos de camada das duas primeiras camadas para os efeitos denominados “Extrair Grãos” e “Diferença” respectivamente , na ordem abaixo:
Repare que tal alteração resultou em um belo contraste luminoso, mas como o mesmo é “sujo” é preciso limpa-lo :
Para tanto, duplique a camada portadora do efeito denominado “diferença” e pronto!=]
Agora, para amplificar os resultados, combine as camadas visíveis e duplique a resultante, aplicando sobre esta última o efeito de camada denominado”Adição”: =]
Pronto! =] Agora temos o contraste luminoso em sua valoração máxima ! =]
Dito isso meus caros aprendizes, vejo vocês no nosso próximo assunto!
Caros,
hoje vamos analisar o processo de transformação de um objeto em abstração distinta, ou seja vamos transformar um objeto comum em arte abstrata mas com um pequeno detalhe: A mesma ficará atrás do objeto original da imagem =].
A gente começa escolhendo a imagem do dia:
Escolhida a imagem, duplique a camada base, sobre esta última faremos uso do filtro denominado “B
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
a
Resolvido! - Video sis671 no Ubuntu 9.10 - Notebook Positivo
4 de Novembro de 2009, 0:00 - 11 comentáriosPostagem para quem teve o desprazer de comprar um note positivo...
FATO: A positivo vende micros com linux e manda CD de drivers para windows XP e Vista, e se você pede pra eles passarem um link pra vocÊ baixar aquele mandriva horrivel que eles customizaram eles mandam vc pagar 70 mangos na assistencia!
Olá a todos, muitos de vocês resolveram reinstalar o Ubuntu 9.10 ao invéz de apenas atualizar pelo aptitude/apt-get... eu fui um deles!
No 9.04 nós baixávamos um driver 2D xorg, editavamos o /etc/X11/xorg.conf com a palavra "sis671" na linha Driver não é?
Bem, no 9.10 não é assim, pois não temos mais o xorg.conf pra editar, e só instalar o .deb nao basta! Agora o que fazer???? Bem, praticamente nada, aquele Driver não funciona mais (em caso de reinstalação) e nem tentem criar o xorg.conf que o X nao carrega e vocês terão apenas linha de comando!
Agora meus amigos, basta apenas baixar outro arquivo .deb que originalmente era um .rpm e foi convertido, que caras legais!
Enfim, resumindo, baixem o arquivo, instalem, reiniciem o note e sejam felizes para sempre!
Link: http: xorg-driver-sisimedia_0.9-1_i386.deb
Gostou? Dúvidas?
softwarelivrenow@gmail.com
www.fatecinformatica.com
twitter.com/tittao
GIMP Oficialmente em uma Janela
9 de Outubro de 2009, 0:00 - Um comentárioTalvez esse seja o maior e mais antigo desejo da comunidade de usuários GIMP. No último LGM Peter Sikking mostrou como a comunidade tem proposto novas interfaces fortemente alinhadas com o modo single window em gimp-brainstorm.blogspot.com.
Na real a comunidade já havia tentado de forma independente fazer isso por vários meios. Já foram criados plugins e ferramentas externas já foram usadas, mas a que mais me chamou a atenção foi o uso de Xnest para que todo o GIMP fique em apenas uma janela do ambiente principal.
Pois bem, finalmente um cara legal (Martin Nordholts) começou a implementação do modo single window e já está disponível no repositório GIT onde está o código oficial do GIMP. Se você sabe o que significa compilar um software, já pode testar a nova interface, mas lembre-se que ela ainda está em desenvolvimento.
As pessoas que gostam de múltiplas janelas ou as que vêem utilidades em alguns usos de múltiplas janelas (como eu), ainda poderão trocar de modo ou usar soluções intermediárias, como fazemos com o Inkscape.