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Comunidade do GIMP - GNU Image Manipulator Program

4 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

The Defrog Warp

29 de Dezembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda



Suavização coloral com o Gimp

21 de Dezembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda



Criação de Degradês e Múltiplas células

18 de Dezembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Olá Pessoal,

Me chamo Milla e sou a mais nova colaboradora do Portal O GIMP. Venho contribuindo com o Software livre desde de 2006 e fico imensamente feliz em poder participar agora no Projeto O GIMP. Nesse meu primeiro post gostaria de abordar algo muito simples e voltado para os novatos que ainda estão se familiarizando com a ferramenta e seus diversos recursos.

Para que possamos começar a criar nossos degradês inicialmente precisamos entender duas coisas: o que realmente é um degradê e para que eles servem.

Um degradê nada mais é do que um padrão natural de transição coloral (transição  de uma determinada cor para outra qualquer ). É uma linha que determinamos de um ponto ao outro, sendo que tal linha pode ser partida em vários segmentos conhecidos como quebra de cor.

Podemos assim afirmar então que existem 3 modelos básicos de degradês:

- Transição Suave : são aqueles que apresentam uma transição suave entre as cores envolvidas, sendo que o âpice de tal transição ocorre na metade do degradê aplicado.

- Dupla Quebra de Cor: são aqueles que utilizamos o recurso de replicação de segmento , formando assim 2 células independentes , podendo utilizar cores diferentes para cada célula.

- Tripla Quebra de Cor: está é nada mais do que a Dupla quebra de Cor com mais 1 célula, formando assim 3 células. Está última será o conteúdo do nosso estudo de hoje logo mais a frente.

Assim sendo, sem mais delongas  e teorias , Vamos colocar a Mão na Massa!!!!!

Vamos inicialmente aprender a criar um degradê suave. Para isso vá até a caixa de ferramentas e na aba de Degradê peça para cria um NOVO. Conforme imagem explicativa abaixo:

arte 1

Feito isso o primeiro passo é dar um nome a esse degradê , depois clicando com o botão direito apareçerá uma aba com várias opções para personalização do degradê . Localize a opção Cor do Canto Esquerdo , isso fará com que você determine a cor inicial do seu degradê.

arte2

Feito isso com o mouse no cursor branco , na parte inferior da janela de degradê você define o ponto de transição de um ponto ao outro. Observe a imagem abaixo:

arte3

O ideal quanto se cria um degradê é aplicá-lo em uma imagem em branco para que você possa avaliar o resultado obtido . Para isso selecione a ferramenta de degradê e aplique na imagem.Conforme imagem abaixo:

arte4

Feito isso está na hora de brincarmos com o lado direito do degradê, da mesma forma que fizemos anteriormente.

arte5

Testando o degradê em uma imagem em branco obtemos o seguinte resultado:

arte6

Assim temos nosso degradê  de transição suave. Muito fácil né?!

Agora vamos complicar um pouquinho. Utilizando o mesmo degradê entre novamente no editor de degradê e com o mouse no botão direito selecione replicar o segmento, neste caso optamos por 3 células.

arte7

Feito isso está na hora de trabalhar com as células individualmente. Se você não marcar a célula que deseja alterar você irá alterar o degradê como um todo , para isso iremos utilizar o que aprendemos a pouco . Clicando no curso branco abaixo da célula desejada para a alteração:

arte8

O próximo passo é aplicá-lo em uma imagem em branco. Para que esse degradê possa ganhar mais dinamismo utilizamos  o recurso de Forma em Espiral. Uma dica é que a distãncia ente o ponto de inicio e termino do degradê determina a uniformidade da distribuição coloral, ou seja, o tempo de transição de uma cor para outra  . Assim o resultado obtido é:

arte10

Agora vamos dar uma pouco mais de vida para o nosso degradê. Nesse caso utilizamos cores diferentes para cada célula.  Aqui optei com cores quentes pois busquei um tom sobre tom, mas nada lhe impede de escolher cores que sejam diferentes. Depois disso brinquei um pouco com o recurso Cor do canto esquerdo e direito para que meu degradê ficasse um pouco integrado.

arte11

Feito isso o resultado final obtido do degradê é:

arte12

Olhando inicialmente pode parecer meio estranho . Mas aplicando a uma imagem você poderá notar as nuances do degradê e das cores. Para isso iremos criar uma composição. Crie uma nova imagem e sobre ela uma nova camada transparente, depois  utilize os  pincéis que desejar .

arte 13

Agora crie novamente uma camada transparente e sobre ela aplique o degradê. Isso fará com que sua composição fique suprimida abaixo do degradê.

arte14

Agora alterando o Efeito de camadas para Super-exposição ,( efeito que subtrai a luz da camada a qual é aplicada) Obtemos o resultado na imagem abaixo.Para aqueles que necessitem se familiarizar com os efeitos de camadas acesse: http://casalgimp.wordpress.com/2009/12/03/os-efeitos-de-camadas-e-seus-grupos/

arte final 1

Se quisermos dar uma efeito melhor para que o degradê possa ser melhor visto. Selecionamos a Ferramenta de Degradê   e alteramos a Forma para espiral conforme já explicado anteriormente. Assim temos um trabalho mais sofisticado:

arte final 2

E o nosso resultado final :

coração e degradê

Mais uma vez quero agradecer o privilégio de poder contribuir com o Portal o GIMP , espero que todos vocês que acompanham nossos artigos tenham gostado.

Nos encontramos em breve em um novo post.



Reinserção de objetos

9 de Dezembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Caros,

hoje vamos aprender a inserir objetos dentro de um cenário com efeito de Zoom em determinado fragmento do cenário a ser escolhido:

Como nada seria viável sem um conceito que seja compatível com tal premissa,  as imagens do dia tem de ser escolhidas com cuidado de maneira que sejam compatíveis com tal diretriz:

Abaixo temos a imagem base:

reinsert1

E aqui temos o objeto a ser inserido:

reinsert2

Escolhidas as imagens, copie o objeto a ser inserido e cole-o sobre a imagem receptora:

reinsert3

Feito isso, aplique o efeito de camada denominado “Somente Escurecer”, isto fará com que as áreas ricas em cor luz da imagem inserida sejam suprimidas :

IPC:  as ditas construções aditivas e subtrativas são chave para a anexação de 98% dos objetos a imagens de maneira realista, porém é o nível de cor luz *(branco) que ditará o efeito de camada a ser utilizado para que o encaixe seja perfeito.

reinsert4

Repare que a anexação se deu por quase perfeita, isto porque com a supressão das áreas ricas em cor luz, as partes com ausência de cor *(preto) invadiram os espaços do objeto inserido, então vamos corrigir o problema duplicando a camada do objeto e sobre esta última aplicando o efeito de camada denominado “Somente Clarear” :

reinsert5

Agora basta fazer uso da “Borracha” em conjunto com um pincel de bordas enevoadas para apagar tudo oque não deveria estar ali, como por exemplo as áreas brancas ao redor do objeto e a parte interna do exemplo ou seja, a própria lente:

reinsert6

Repare que os setores restantes em cor luz são apenas o shine do cabo da lente e a parte cromada na junção da  mesma:

reinsert7

reinsert8]

Hora do ZOOM :

Nenhuma lente de aumento que se prese existe sem o Zoom, então vamos criar tal efeito em área seletiva na imagem:

Para tanto, selecione a camada de fundo e utilizando a ferramenta de seleção apropriada para sua imagem, selecione a área  desejada:

reinsert9

Não deixe rebarbas, a área selecionada deve abranger apenas oque for necessário:

reinsert10

Selecionado o setor desejado, vamos agora fazer uso do filtro denominado “Distorção de Lente” cuja serventia para nós será ampliar apenas o setor desejado na imagem :

reinsert11

Uma vez aberto, a tarefa é simples, Amplie a valoração do parâmetro Zoom até que o setor se destaque na pré-vizualização  ajustanto a valoração do parâmetro “Principal” se necessário:

reinsert12

Agora basta dar o ok ao filtro e aguardar =]

reinsert13

E assim ficou o nosso exemplo do dia =]:

Repare como agora temos um conceito plenamente legível e equalizado:

reinsert14

Dito isso meus caros aprendizes, vejo vocês no nosso próximo assunto!



Faça sua própria maquete

3 de Dezembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Olá pessoal! Gostaria de falar sobre um efeito bastante interessante e que está sendo usado bastante hoje em dia. Seu nome em inglês é Diorama Effect, mas vamos chamá-lo apenas de Miniaturização. Esse efeito consiste em fazer uma imagem comum parecer uma miniatura. Mas eu não vou ensinar um passo-a-passo, até mesmo porque o efeito é bastante complexo e vai depender de várias ferramentas e filtros. Ao invés disso eu vou ensinar algumas técnicas, assim todos vão aprender de verdade e poder fazer sua própria arte.

1 – Analise a imagem que você vai usar

Não é toda imagem que pode ser miniaturizada. Na verdade esse efeito tenta enganar seu cérebro. Ele, o cérebro, reconhece os elementos por puro preconceito. Ele “sabe” como as coisas são… Sendo assim não podemos fazer montagens que não existem para nosso cérebro, simplesmente não fará sentido. Como seria a miniatura do céu? Não tem como, não é? E do mar? Também não. Então vamos tentar fazer miniaturas de coisas que nosso cérebro pode reconhecer como tal. Assim como na imagem abaixo:

4148776133_86b62cf1e72 – Desfocagem

Quando olhamos temos um foco. Quando focamos em algo o que está na periferia ficará embasado. Quando mais longe do foco estiver um objeto mais embassado ele vai ficar. Agora mesmo observe que você consegue ver bem os objetos grandes que estão fora do seu foco. Já os objetos pequenos irão perder muita nitidez.

No GIMP podemos desfocar uma imagem de várias formas. As duas principais são usando a ferramenta Desfocar (Shift + U) ou o filtro Desfocagem Gaussiana (no menu Desfocar). A ferramenta Desfocar é bastante simples… basta clicar sobre a imagem e mover o mouse sobre as partes que se deseja embassar. Os poucos ajustes são auto-explicativos.

No caso do filtro Desfocagem Gaussiana o ideal é que antes se prepare uma seleção em torno do que você deseja desfocar ou focar. Eu custumo usar a Máscara rápida para isso.

Captura_de_tela-*4148776133_86b62cf1e7.jpg-1.0 (RGB, 1 camada) 392x500 – GIMPDepois de feita a seleção basta usar o filtro para desfocar a área em torno do que será o foco.

Captura_de_tela-*4148776133_86b62cf1e7.jpg-1.0 (RGB, 1 camada) 392x500 – GIMP-1Alguns pequenos ajustes podem ser feitos nesse momento com a ferramenta Desfocar.

3 – Detalhes

A tecnologia já avançou bastante, mas toda miniatura perde em nível de detalhes para o tamanho original. No GIMP existem ferramentas incríveis para essa tarefas, mas uma das que mais gosto é o filtro Desfocagem Gaussina Seletiva. Mas para usá-lo o ideal é que se faça outra seleção em torno dos objetos que precisam perder detalhes.

Captura_de_tela-*4148776133_86b62cf1e7.jpg-1.0 (RGB, 1 camada) 392x500 – GIMP-2Os ajustes do filtro Desfocagem Gaussiana Seletiva são simples e vão depender de como são os objetos. Considere que existem muitas outras formas de fazer uma imagem perder detalhes. Alguns desses métodos você pode encontrar navegando no site.

4 – Luz

A iluminação também é importante, mas não fundamental. Até mesmo porque isso vai depender de vários fatores. Muitas informações sobre sobre iluminação você também pode encontrar no site.

5 – Cores

As cores podem fazer milagres num processo de miniaturização. Basicamente o que temos que fazer é intensificar as cores. No GIMP uma das formas de fazer isso é indo em Cores » Matiz-Saturação. Nele basta ajustar a opção Saturação para obter cores mais vivas.

Captura_de_tela-*4148776133_86b62cf1e7.jpg-1.0 (RGB, 1 camada) 392x500 – GIMP-3Por fim é importante destacar que não há receita de bolo para esse efeito. Cada imagem requer ajustes diferentes. Assim é bom se informar e pesquisar mais na internet sobre o assunto.



Tags deste artigo: gimp edição fotos imagens