GIMP quer dizer: GNU Image Manipulation Program. Só por aí já podemos entender que o GIMP é algo “GRANDE”, afinal estamos falando de manipulação de imagem e quando se fala disso o leque de opções é enorme. Mas muitas pessoas não entendem isso. Reclamam que o GIMP é diferente demais e/ou “cheio” demais. Bem… logicamente elas nunca entenderam o GIMP de fato.
Como veremos à seguir, o GIMP é incrivelmente maleável. Podemos assim modifica-lo como quisermos. Podemos melhora-lo ou simplifica-lo. Tanto na sua aparência (nas preferências do programa) quanto na sua estrutura (código-fonte).
Mas talvez também o problema dessas pessoas seja outro… talvez essas pessoas estão querendo fazer algo no programa errado. Então fique sabendo que existem outras opções além do GIMP para trabalhar com imagens.
- MyPaint é um programa desenvolvido para pintura virtual – uma outra alternativa ao GIMP, já que este também é muito útil para pintura virtual.
- Tux Paint já é destinado à crianças – simples, prático e divertido. Ótimo para quem só quer brincar de pintar.
- Inkscape trabalha com desenhos vetoriais – ótimo para trabalhos comerciais como fazer websites, logomarcas, etc.
- Phatch é um editor de imagens em lote – perfeito para redimensionar centenas de imagens de uma única vez.
Dito isso agora iremos falar sobre o assunto proposto no título desse texte que é como deixar o GIMP mais simples. Bem… se eu fosse explicar cada etapa eu levaria algumas boas horas. Então pré-suponho que você já tem uma boa base sobre o GIMP, assim será bem mais fácil entender o que direi. Para aqueles que não sabem eu colocarei alguns links, assim basta clicar sobre esses links para ler do que se trata.
Para muita gente a Caixa de ferramentas tem ferramentas demais. Remover algumas dessas ferramentas é muito simples. Basta ir no menu Janelas » Diálogos de encaixe » Ferramentas. Lá você verá um lista de todas as ferramentas disponíveis, para remover uma basta clicar sobre o “olho”, assim ele desaparecerá e a ferramenta também da Caixa de ferramentas. Se por acaso você removeu alguma ferramenta por engano, basta clicar de volta e a ferramenta voltará ao seu lugar.
Você viu algo diferente nessa imagem? Está faltando uns dois “quadradinhos”, não é mesmo? Sim, para remover esses “quadradinhos” você vai em Editar » Preferências, na janela que surgir vá em Caixa de ferramentas e desative Exibir cor de frente & cor de fundo.
Se você não percebeu ainda, praticamente todas as janelas do GIMP são redimensionáveis. Então se você acha alguma pequena demais ou grande demais, basta arrastar o mouse para a “borda” da jenela em questão e arrastar de forma que a nova dimensão se ajuste ao seu desejo. Inclusive você pode separar ou unir diálogos.
Além disso podemos mover os diálogos de um lugar para outro, assim como vemos na imagem à cima. Dessa forma podemos por exemplo deixar todas as ferramentas numa única janela. Para isso pegue os diálogos de encaixe Cor de frente e fundo, Texturas, Pinceis e Degradês (eu suponho que para muita gente esses são os únicos diálogos necessários). Arraste-os para baixo do diálogo das Opções de ferramentas. Ficará semelhante a imagem à baixo.
Observe que nas opções de cor de frente/fundo e escolhi a opção Paleta. Essa opção é a mais simples para escolha das cores. Qualquer um aprende a usa-la muito mais facilmente do que a opção GIMP que é bem mais complexa.
Eu também modifiquei a forma como os ícones dos diálogos são exibidos. Para mim é viável que os ícones mudem de acordo com a opção selecionada, mas para outras pessoas isso é confuso. Essas prefeririam que os ícones fossem fixos. Então para fazer isso basta clicar no botão apontado pelo mouse na imagem à baixo.
Em seguida vá em Estilo da aba e escolha Ícone. Repita o mesmo procedemento com os outros diálogos e pronto!
Por fim… um último ajuste…
Clique novamente no mesmo botão mostrado na imagem acima. E clique agora em ‘Exibir barra de botões’. Repita o mesmo processo na caixa de ferramentas.
No fim você terá um GIMP mais simples e prático de usar. Você ainda pode remover muito mais e deixar só o essencial, mas para isso recomendo que você estudo mais sobre o GIMP e continue voltando aqui.
Até a p?oxima!
0sem comentários ainda