Esse é o primeiro artigo de uma série que veremos sobre o que é e como usar o filtro Ruído HSV. Muitos não percebem mas naturalmente as imagens (fotos naturais) contém algum ruído que pode ser discreto ou não. Quando tentamos dar um ar realístico a uma imagem (digital) e não conseguimos é, em muitas vezes, pela completa falta de ruídos na imagem. O ruído é tão importante que sem ele a imagem pode mudar completamente de sentido.
Nas imagens à seguir você pode ver o ruído natural capturado pelas lentes das câmeras. Em algumas você pode ver que o ruído é exagerado em outras é bem discreto (isso normalmente depende do tipo de lente, do foco e da iluminação do ambiente). Contudo quando vemos a imagem inteira não notamos conscientemente esses ruídos da mesma forma que podemos ver nessas imagens. Também não vemos o ruído quando diminuímos a imagem, já que ruído é formado por diferenciação em pixels dispersos. Ao diminuir o tamanho da imagem “aproximamos” esses pixel s de uma forma que perdemos o ruído original e temos uma cor quase uniforme.
Bem… vamos agora conhecer o filtro…
Obs: Note que existe uma perda de informações quando exporto as imagens para jpg. Então é bom que você veja a diferença entre os valores por conta própria.
Pré-visualização – mostra automaticamente as alterações feitas sem precisar aplicar.
Retenção – controla o quanto do valor da cor do próximo pixel pode ser aplicado comparado a cor existente. Uma retenção baixa irá dar uma grande variação de tons. Uma retenção alta dará pouca variação de tons.
Matiz – muda a cor dos pixels de forma aleatória. Ele escolhe um crescente número de cores disponíveis no círculo de cores HSV começando da cor original.
Saturação – muda a saturação de pixels dispersos na imagem.
Valor – altera o valor do brilho na imagem em pixels dispersos.
Bem… por hoje é só. Mas só por hoje, porque em breve teremos muito mais sobre esse filtro.
Até a próxima
Fonte – Documentação oficial do GIMP
0sem comentários ainda