Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Ruído HSV

19 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1540 vezes

Esse é o primeiro artigo de uma série que veremos sobre o que é e como usar o filtro Ruído HSV. Muitos não percebem mas naturalmente as imagens (fotos naturais) contém algum ruído que pode ser discreto ou não. Quando tentamos dar um ar realístico a uma imagem (digital) e não conseguimos é, em muitas vezes, pela completa falta de ruídos na imagem. O ruído é tão importante que sem ele a imagem pode mudar completamente de sentido.

Nas imagens à seguir você pode ver o ruído natural capturado pelas lentes das câmeras. Em algumas você pode ver que o ruído é exagerado em outras é bem discreto (isso normalmente depende do tipo de lente, do foco e da iluminação do ambiente). Contudo quando vemos a imagem inteira não notamos conscientemente esses ruídos da mesma forma que podemos ver nessas imagens. Também não vemos o ruído quando diminuímos a imagem, já que ruído é formado por diferenciação em pixels dispersos. Ao diminuir o tamanho da imagem “aproximamos” esses pixel s de uma forma que perdemos o ruído original e temos uma cor quase uniforme.

ruídos

Bem… vamos agora conhecer o filtro…
Obs: Note que existe uma perda de informações quando exporto as imagens para jpg. Então é bom que você veja a diferença entre os valores por conta própria.

Ruído HSV

Pré-visualização – mostra automaticamente as alterações feitas sem precisar aplicar.

Retenção – controla o quanto do valor da cor do próximo pixel pode ser aplicado comparado a cor existente. Uma retenção baixa irá dar uma grande variação de tons. Uma retenção alta dará pouca variação de tons.

retenção

Matiz – muda a cor dos pixels de forma aleatória. Ele escolhe um crescente número de cores disponíveis no círculo de cores HSV começando da cor original.

matiz

Saturação – muda a saturação de pixels dispersos na imagem.

saturação

Valor – altera o valor do brilho na imagem em pixels dispersos.

valor

Bem… por hoje é só. Mas só por hoje, porque em breve teremos muito mais sobre esse filtro.

Até a próxima ;)

Fonte – Documentação oficial do GIMP


Fonte: http://www.ogimp.com.br/tutoriais/iniciante/ruido-hsv/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.