Caros,
Lembro que há muito tempo escrevi um documento a respeito da criação de composição com pincéis a partir de imagens, ainda na época do “Báu proibido do “Razgriz”, porém com a extinção de tal espaço vejo que um novo documento sobre o assunto se faz necessário.
Dito isso a gente começa escolhendo a imagem do dia e importando-a para o Inkscape:
“Mas… Razgriz…e o GIMP o site não é dedicado a ele??? O que faz o Inkscape aberto aqui? ”
Essa é uma pergunta esperada e de resposta simples, vamos a ela: A Interação entre ferramentas de criação é algo extremamente comum no âmbito da criação, direção de arte e finalização, isto porque cada uma fornece recursos únicos que quando combinados de maneira adequada produzem de maneira fiel exatamente o que nós imaginamos criar sem esforços e desdobramentos desnecessários, então considere-se livre para experimentar interagir com diferentes ferramentas para criar novos trabalhos derivados da interação entre as mesmas, isso só irá enriquecer a sua experiência e conseqüentemente o seu portfólio =]:
Uma vez importada a imagem, faremos agora uso do recurso denominado “Traçar Bitmap” cuja serventia é criar uma estrutura vetorial derivada do bitmap originalmente importado. Para conhecer melhor este valioso recurso clique aqui antes de prosseguir.
No tipo de trabalho a ser executado hoje o primeiro recurso desta ferramenta *(Intensidade do Brilho) é o ideal para a tarefa de criar a estrutura vetorial básica do objeto que desejamos, a valoração atribuída a este recurso exerce papel fundamental no resultado final pois quanto mais alta a mesma, menos detalhista e populosa fica a estrutura gerada e quanto menor esta última é, mais detalhista e menos populosa e densa a mesma fica:
Satisfeito com o ajuste visto na pré-visualização, clique em ok e aguarde o processamento:
Veja como a estrutura cobre a imagem apenas em seu traço mór:
Agora, delete o bitmap importado para o Inkscape e exporte a estrutura vetorial criada com as mesmas dimensões do bitmap, feito isso abra ambos no Gimp, as imagens abaixo ilustram este processo:
Abertas as imagens, vamos primeiro trabalhar com a imagem oriunda da estrutura vetorial exportada:
Crie sobre a mesma uma nova camada transparente e dentro da mesma execute uma composição relativamente rica em detalhes a partir de pincéis de preenchimento branco:
Terminada a composição, aplique o efeito de camada denominado “Esconder” sobre esta camada, isso fará com que a mesma deixe a composição visível apenas nas áreas preenchidas pela estrutura vetorial exportada:
Feito isso, escolhba alguns pincéis de grande raio e fazendo uso de preenchimento negro, suprima algumas áreas brancas a fim de criar uma composição mais detalhista sobre a estrutura vetorial, ao seu término combine as camadas visíveis e copie o resultado:
Agora voltemos nossos olhos a imagem original:
Agora cole o resultado do trabalho executado sobre a estrutura vetorial exportada na imagem original em forma de nova camada =]:
Note que a mesma a estrutura alterada pela composição com pincéis se funde perfeitamente a imagem original alterando seu conceito sem destruir a sua estrutura original =]:
Para uma interação subtrativa de cor, aplique sobre esta camada o efeito de camada denominado “Sobrepor” e duplique esta última algumas vezes para ampliar sua presença:
Para uma presença mais “forte” e menos “invasiva”, utilize o efeito de camada denominado “Subtrair”:
E porque não deixar um degradê de padrão contínuo e de transição suave participar? =] Crie uma nova camada transparente para o mesmo e aplique-o a gosto, depois basta aplicar sobre a camada portadora do mesmo o efeito de camada denominado “Sobrepor” =]:
E hoje é assim que fica o nosso exemplo do dia =]:
Então meus queridos, hoje nós vimos como uma compisção com pincéis pode literalmente se integrar a uma imagem a partir da sua raiz -=]! Dito isso, vejo vocês no nosso próximo assunto!
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