Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

O que o GIMP fez com meu carro?

26 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1549 vezes

Olá gente boa! Vim aqui esclarecer uma dúvida lá do fórum. Um camarada perguntou como fazer arranhões na lataria de um carro e quebrar o farol. Bem… essa é uma montagem muito simples, mas que requer um bom conhecimento no GIMP. Desaconselho quem quer que seja a tentar fazer isso sem antes saber o básico sobre o funcionamento do GIMP. Caso contrário você poderá não entender a explicação e achar que o processo é difícil, quando na verdade não é.

Como sempre só vou ensinar o método. Espero que você possa aprender e criar suas próprias artes de forma original e inusitada. Dito isso, vamos começar!

Aqui vou usar uma imagem relativamente pequena, mas claro que você pode usar qualquer tamanho.

Reggie Jackson Chevrolet Camaro(autor da foto)

Vamos ver um pouco de tudo aqui, começando pela lataria enferrujada. Escolha uma textura de metal enferrujado. De preferência semelhante a primeira imagem abaixo. Cole-a na nossa imagem em uma nova camada. Infelizmente essa textura não está ideal para nosso projeto. Primeiro devemos tornar a pintura que ainda resta mais clara (aumentando o contraste entre branco e cores). Para isso eu usei a ferramenta Curvas em Cores. Isso é necessário para quando mudarmos o modo dessa imagem para Multiplicar.

RustPaint0177_7_Slataria_modificada

Redimensione a camada e remova os excessos com a ferramenta que você quiser. O resultado final será algo como isso ?

ferrugem-detalhe

Esse mesmo processo poderia ser feito com pinceis, mas isso eu não recomendo, salvo em casos de retoques. Assim baixe esses pinceis grunge. De uma forma geral o princípio é o mesmo. Faça a composição com os pinceis em uma nova camada, ajuste para o tamanho adequado, remova o execessos e se necessário mude o modo para Multiplicar.  Você pode usar a ferramenta Colorizar para tar um tom amarelado aos pinceis. Usar os filtros Ruído HSV e/ou Plasma também pode ajudar.

Os arranhões também seguem o mesmo princípio. Esses vocês pode fazer com pinceis. Se você for bom no desenho coloque a mão na massa e crie seus próprios arranhões, se não tente usar alguns dos pinceis que citei acima. Se não quiser usar pinceis use texturas como essa. O princípio é o mesmo da ferrugem, contudo aqui vamos trocar o modo da imagem para Mesclar grãos. Na verdade o modo vai depender da imagem que você vai usar. Então para saber qual o melhor modo nada melhor do que ler no manual oficial do GIMP.

Ainda falta quebrar o farol. Hum… basicamente é o mesmo princípio. Ou pinceis ou texturas. Mas tem uma outra forma, bem mais complexa, mas que deixa um resultado interessante. O tutorial sobre como fazer esse procedimento você pode ler (em inglês) aqui. Lá foi usado o filtro Deslocar que você encontra em Filtros » Mapear » Deslocar. Também você pode usar esse filtro em conjunto com texturas e pinceis. Um adicional é o filtro Traçar com fractual que bem usado dará um realismo à imagem.

Um “plus” é experimentar o plugin Bloom que você pode baixar aqui. Ele cria um efeito de iluminação interessante que vai ser necessário em casos onde pelo o vidro quebrado passa alguma luz. Se isso o vidro parecerá totalmente falso. Esse mesmo efeito você pode conseguir só com o GIMP utilizando várias outras ferramentas num processo demorado e chato. Recomendo que você baixe essse plugin e divirta-se. =D

Basicamente é isso, pessoal. Espero que tenham gostado e principalmente entendido a mecânica dessa montagem. Se você tiver alguma dúvida não deixe de postar um comentário. A sua dúvida pode esclarecer a dúvida de outra pessoa. Aproveite também para acompanhar esse tópico no fórum e compartilhar experiências.

http://cgtextures.com/texview.php?id=6849&PHPSESSID=e424859586d727040f82c85993ee0042

Fonte: http://www.ogimp.com.br/noticias/arranhar-um-carro/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.