Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

O Quarto Branco

26 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 750 vezes

Caros,

Hoje nós vamos falar sobre área útil e a cor luz, falando neles, vamos ao significado de ambos:

Área útil: São os espaços vazios em um trabalho ou seja sem preenchimento algum, tendo apenas a cor de fundo ou mesmo transparência.

Cor Luz: No sistema de cores RGB, a soma de todas as cores resulta no BRANCO, por essa razão que se usa tal expressão.

Voltando ao nosso assunto, hoje vamos descobrir que a área útil feita de cor luz não serve apenas para despoluir trabalhos carregados ou mesmo para descansar a vista, vamos explorar um recurso chamado “contrast-color” que é de fácil execução mas bastante complexo por permitir incontáveis aplicações .

Comecemos escolhendo uma imagem do nosso acervo:

blankroom1

Agora duplique a camada base, é com a nova camada resultante desta ação que iremos começar o ganho de luz:

Dito isso, comecemos dessa-turando a nova camada :

blankroom2

Você é livre para determinar como será a forma de atuação da estrutura luminosa pós filtro sem prejuizos ao trabalho final:

blankroom3

Eis aqui a camada em escala de cinzas:

blankroom4

Sobre a camada supracitada, aplique o efeito de camada denominado “Sobrepor”, repare que esta ação resultou em um pequeno aumento do percentual da cor luz na imagem em detrimento as demais cores:

blankroom5

Para o ganho final, duplique a camada em tons de cinza e sobre a mesma aplique o efeito de camada denominado “Dividir”, isso fará com que a cor luz literalmente “coma” as periferias formadas por todos os tons cinzas deixando a sensação de claridade forte=]:

blankroom6

Ou se preferir um branco mais “apurado” e não ofuscante, troque o efeito de camada pelo denominado “adição”, isso fará com que as periferias também sejam engolidas mas preservando os tons mais escuros que estiverem em agrupamentos maiores=]:

blankroom7

Dito isso, vamos agora fazer com que a área útil possa interagir com o trabalho, para isso crie uma ova camada transparente e dentro da mesma execute uma composição com pincéis que seja compatível com o conceito do seu trabalho feita com pincéis negros e brancos lisos:

blankroom8

Eis oque temos até aqui:

blankroom9

Agora que já temos a composição, vamos fazer com que esta e a área útil agora teoricamente preenchida possam interagir, vamos ao processo*(CCA-BR*(Cortesia da unidade “Os Processos”)) :

Primeiro combine todas as camadas deixando independente apenas a camada da composição, feito isso duplique esta última e inverta sua estrutura coloral :

blankroom10

Feito isso, mova delicadamente o conteúdo desta camada para cima:

blankroom11

Agora aplique sobre esta camada o efeito de camada denominado “Esconder”, iso fará com que as partes negras sejam suprimidas por enquanto:

blankroom12

Agora escolha um ou mais pincéis de grande raio e aplique os sobre tal camada fazendo uso da ferramenta “Borracha”=]:

blankroom13

Eis aqui! Repare como agora a área  útil ajudou a alterar radicalmente a composição sobre o trabalho=]:

blankroom14

E para encerrar, uma pergunta de prova:

Como esse verde foi parar ai mesmo??

blankroom15

Dito isso meus caros


Fonte: http://www.ogimp.com.br/tutoriais/avancado/o-quarto-branco/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.