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O metal tipográfico

25 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
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Caros,

hoje nós vamos tratar das entranhas de um trabalho teoricamente intocado, semelhante em parte aos conceitos vistos em “The wall chair” , porém desta vez ao invés de esconder de todo, vamos fazer com que o objeto se mescle ao trabalho original tornando-se único, com estrutura luminosa semelhante a vista em metal escovado. Vamos lá? =]

A gente começa escolhendo uma magem do nosso acervo para ilustrar o exemplo do dia:

washit1

Agora temos aqui duas escolhas, podemos criar uma nova camada transparente e dentro da mesma criar uma composição com pincéis de shape sólido com preenchimento branco ou simplesmente digitar um texto ou mesmo palavra tendo como cor de preechimento o já supracitado branco =]:

Caso do texto ou palavra, não se esqueça de escolher uma fonte bacana =]:

washit2

Feito isso, vamos agora duplicar a camada portadora do nosso texto ou composição, essa nova camada terá a responsabilidade de produzir grande parte do nosso efeito:

washit3

Agora copie a camada base e cole-a em forma de seleção flutuante diretamente sobre a camada que acabamos de criar:

washit4

Feito isso, vamos agora aplicar sobre a seleção flutuante o efeito de camada denominado “Multiplicar”, isso fará com que a seleção flutuante fique restrita aos espaçamentos preenchidos pela composição ou texto da camada detentora de baixo:

Agora podemos ancorar a seleção flutuante sem problemas =]:

washit5

Hora do primeiro “pulo do gato”:

Mova a camada resultante da fusão acima DELICADAMENTE para cima *(3 toques no teclado no máximo)

washit6

Agora utilizando a ferramenta “Borracha” em conjunto com um pincel de bordas desfocadas , apague setores alternados desta camada :

washit7

Eis aqui=]:

washit8

Repare que deixando a camada  base invisível podemos  notar  que o nosso trabalho está completamente livre podendo ser levado para onde quisermos se combinarmos as camadas visíveis =]

washit9

Mas tornando novamente a camada base visível, vamos agora aprender a tornar as ranhuras coincidentes do trabalho e da imagem base capazes de interagir umas com as outras:

Se ainda não o fez, combine as camadas que fazem parte do trabalho deixando apenas a camada base de “fora”, depois copie a camada base colando-a em forma de seleção flutuante sobre a camada resultante da fusão das demais. Feto isso aplique o efeito de camada denominado “Subtrair” sobre a seleção flutuante, isso irá criar um visível contraste entre tais setores de ambas as camadas, bastando ancorar a seleção flutuante depois.

washit10

Eis aqui =]:

washit11

E se eu quiser trocar as cores sem esforço?

Lembram do filtro “Matiz-saturação? Pois é, basta remixar as cores meus queridos! =]

washit13

Repare nas áreas concorrentes, destoantes do vermelho obtido *(azul), isso reforça que a função deste filtro não é estabilizar os tons mas apenas altera-los!

washit14

Eis aqui=]:

washit15

A imagem abaixo tev os tons estabilizados, e a cor se tornou uniforme depois da ação de um certo filtro, cabe vocês a descobrirem qual é esse filtro =].

washit16

Dito isso meus queridos aprendizes, vejo vocês no nosso próximo assunto!


Fonte: http://www.ogimp.com.br/tutoriais/intermediario/o-metal-tipografico/

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