Caros,
é sabido por muitos que não é esse o meu primeiro documento a respeito mas senti falta de criar um mais “macio” apto a todos os que atracam aqui em busca de conhecimento, então hoje nós vamos aprender a aplicar este conceito a uma fotografia=].
Aproveitando o gancho, antes de prosseguirmos vamos falar um pouquinho sobre este movimento artístico importante: O Impressionismo foi concebido na França do século XIX tendo como características principais os pincéis “sem destino” ou “soltos” praticamente aleatórios, e a retratação da natureza através da luz e movimento quebrando a barreira “estática”. Geralmente Monet preferia pintar ao ar livre no começo da manha, entre 5:30 e 6:30 AM para captar melhor a luz mais intensa vinda dos primeiros raios solares, tanto que que outros artistas deste movimento preferiam também pintar ao ar livre pela mesma razão. Geralmente tais obras tem um clima “leve”, quase “feliz” eu diria, isso por que a estrutura luminosa desse tipo de trabalho é extremamente rica e harmoniosa, seus traços igualmente leves proporcionam um caminho suave para que se possa interpretar as sensações do artista e o conceito que ele deseja passar. Dito isso, podemos prosseguir.
A gente começa escolhendo a imagem do dia:
Escolhida a imagem do dia, duplique a camada base e vamos direto ao filtro que será o grande responsável pela execução do assunto do dia, o “Gimpressionista” cujo caminho pode ser visto abaixo:
Como se pode notar, o filtro possui diversos parâmetros de configuração alocados em abas, dito isso, vamos falar um pouquinho sobre cada uma delas , seus recursos e serventias:
Valores de Fábrica:
Aqui estão armazenadas diversas combinações pré-configuradas para o uso do filtro, desnecessário até dizer que você pode acrescentar ou deletar estas caso deseje. Para ativar uma delas basta clicar sobre a mesma para em seguida clicar em “Aplicar”. Feito isso clique em “atualizar” para ver uma prévia do efeito.
Papel:
Aqui estão diversas bases de fundo que assim como o recurso supracitado também permite interação, para escolher um, basta clicar sobre o recurso desejado e por fim clicar em “atualizar”.
Pincel:
Aqui estão diversos tipos de pincéis que assim como o recurso supracitado também permite interação, para escolher um, basta clicar sobre o recurso desejado e por fim clicar em “atualizar”.
Orientação:
Nesta aba estão localizados os parâmetros de orientação dos pincéis que serão aplicados pelo filtro a fim de formar o efeito, aqui é possível definir o sentido e o fluxo de aplicação e adaptabilidade dos mesmos.
Tamanho:
Nesta aba podemos determinar o tamanho dos pincéis que o filtro irá utilizar podendo ser mais de um.
Colocação:
Aqui se define a aleatoriedade dos pincéis ao longo do trabalho:
Cor:
Aqui se define de onde partirá a cor do trabalho pós filtro, se do centro ou das bordas do pincel utilizado pelo filtro.
Geral:
Nesta aba se definem os parâmetros de uso generalistas como por exemplo se o filtro irá usar como base o plano de fundo original da imagem ou o escolhido na aba denominada “Papel” por exemplo.
Agora que nós já falamos um pouquinho sobre o filtro, vamos ao efeito do dia:
A escolha do padrão combinatório é algo pessoal, optei por esse parão devido a fluidez que ele proporciona, mas você pode ter uma opinião diferente da minha =]:
A escolha do pincel também é bastante pessoal, apenas recomendo um padrão sem grandes sobressaltos =]:
Usar mais de um tamanho de pincél garante resultados mais ricos e diversificados =]:
Depois de autorizar o filtro a trabalhar aguarde, pode mesmo demorar um pouco dependendo do tamanho da imagem:
Agora basta aplicar o efeito de camada denominado “Somente escurecer”, isto fará com que as partes escuras da camada pós filtro se mesclem a perfeição a camada original=]!:
Prontinho!
Agora você também pode dizer que faz parte do movimento impressionista =] . Vejo vocês no nosso próximo assunto!
a
0sem comentários ainda