Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Imersão Poli-sulcada

2 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 527 vezes

Caros,

hoje vamos falar sobre uma técnica de mesclagem abstrata muito útil para criar mosaicos a partir de ganho de cor e reprogramação espectral de objetos comuns. A gente começa escolhendo a imagem do dia :

suc1

Escolhida a imagem do dia, duplique a camada base da mesma e sobre esta última aplique o efeito de camada denominado “Esconder”, tal ação irá proporcionar um ganho na estrutura luminosa da imagem:

suc2

Agora vamos criar um padrão sulcado no nosso exemplo do dia, para tanto o filtro denominado “Mosaico” cujo caminho pode ser visto abaixo se mostra ideal :

suc3

Aberta a interface do filtro, os ajustes são ao seu gosto, porém para um plano relativamente uniforme o ajuste de fábrica é perfeito. :

suc4

Depois que o filtro terminar o seu trabalho teremos :

Repare como o efeito de camada aplicado anteriormente suavizou também o impacto do filtro proporcionando um efeito não tão agressivo :

suc5

E poderiamos terminar assim =] :

suc6

Mas não,  vamos agora mostrar uma pequena variante da mesma metodologia porém mais refinada:

Desfaça a ação do filtro anterior *(Ctrl+Z) , isso porque agora nós vamos transformar o conteúdo da camada de cima em pintura a óleo, para isto nada mais apropriado do que o filtro cujo nome é congruente ao da tarefa proposta:

suc7

Uma vez aberto, deixe as valorações de tamanho e expoente em seus limites máximos, declarando também o uso dos mapas :

suc8

Quando o mesmo concluir a tarefa o resultado será extremamente sutil graças ao efeito de camada pré-aplicado =] :

suc9

Para dar  maior entonação ao trabazlho do filtro, basta duplicar a camada portadora da ação do mesmo algumas vezes :

suc10

Eis aqui o resultado da amplificação do efeito gerado pelo filtro:

Agora sim a imagem parece uma pintura =]

suc11

Faltaram os sulcos :

Combine as camadas visíveis do trabalho e duplique a resultante, sobre esta última faremos uso do filtro denominado “Entalhar”, isto fará com que a imagem presente nesta camada seja reduzida ao seu núcleo luminoso :

suc12

Uma vez aberto o filtro, reduza a altura das linhas para que a estrutura conserve seus traços chave:

suc13

Quando o filtro terminar teremos :

Repare como apenas a estrutura básica da imagem foi preservada:

suc14

Agora basta aplicar sobre a camada portadora do efeito o efeito de camada denominado sobrepor e:

Pronto! Agora temos as ranhuras e os traços chave realçados!

suc15

E assim ficou o nosso exemplo do dia =]

suc16

Dito isso meus caros aprendizes, vejo vocês no nosso próximo assunto!


Fonte: http://www.ogimp.com.br/tutoriais/intermediario/imersao-poli-sulcada/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.