Caros,
Ontem tive ma boa conversa com o João Bueno *(tradutor e desenvolvedor do Gimp) e concordamos que não gostamos da nova metodologia de manobrabilidade da interface do Gimp *(Manter as janelas dependentes da principal, ou seja se você minimizar uma as outras irão junto), então resolvi fazer este pequeno documento mostrando como fazer para que as mesmas voltem ao seu modo de operação normal, ou seja independentes.
Quando inicializamos o Gimp essa é a situação atual, note que todas as janelas dependem da principal, não podendo ser minimizadas em separado:
Repare que apenas a janela retangular principal possui os ícones para maximizar, minimizar e obviamente fechar. As demais possuem apenas o ícone para fechar.
Para alterar o modo padrão de operação é simples, primeiro acesse o menu denominado “preferências”, presente na janela principal do Gimp :
Uma vez no “centro nervoso” do programa, vá diretamente ao menu denominado “Gerenciamento de Janelas”:
Repare que a configuração padrão de manobrabilidade se dá como “Janela de Utilidade”:
Visto isso, basta alterar para “Janela normal” e por fim clicar em “OK”:
O Gimp irá solicitar que você o reinicie para que as mudanças sejam implementadas.
Após reinicializar o mesmo, note como agora todas as demais janelas possuem as mesmas funcionalidades podendo agora operar de maneira independente =]:
Aqui temos todas as janelas da minha configuração de uso com os ícones de independência:
Simples assim! -=]
Dito isso meus caros aprendizes, vejo vocês no nosso próximo assunto!
*Post dedicado á João Bueno, siga firme companheiro.
22 comentários
Enviar um comentárioGerenciamento de Janelas
Janelas do GIMP