Nesse tutorial simples e direto vamos aprender a fazer os famosos desenhos pixelados no GIMP, como na imagem ao lado do nosso querido Mario.
Pixel art, como é chamado em inglês, é o termo dado a um determinado tipo de arte digital produzida com editores de imagem raster. O termo surgiu em 82, mas esse estilo já existia há algum tempo. Uma arte vetorial nada mais é do que um pintura digital onde cada pixel é trabalhado individualmente. Por isso uma não deve sofrer os efeitos de anti-aliasing automático, blur ou qualquer outro que caucule o valor dos novos pixels automaticamente.
Mas não se prenda às regras… sinta-se livre para criar com a ferramenta que você quiser. Uma pixel art poderia ser feita até no Inkscape. Desde que siga o mesmo estilo padrão dessa arte.
Mas… do que você vai precisar?
- Gimp (mesmo as versões mais antigas)
- Uma boa paleta de cores (ou várias delas)
- Criatividade
Vamos lá! Antes de mais nada vamos preparar a área de trabalho. Abra o GIMP e vá em Preferências. Isso se encontra no menu Editar. Em seguida vá em Grade padrão e em Espaçamento mude a altura e largura para 1 pixel. Pronto, agora é só clicar em OK.
Crie uma nova imagem de 10 por 10 pixels (esse tamanho vai mudar de acordo com o tamanho da sua arte, aqui ele é apenas para exemplificar). Observe que a tela de pintura está preta. Agora aumente o zoom para 3200%.
Por fim… vá no menu Visualizar e clique em Exibir Grade.
Esse processo proporcionou um ambiente perfeito para a pintura. A grade visível mostra a separação entre cada pixel. Agora só falta pintar! Para isso você pode usar, praticamente, qualquer ferramenta de pintura. Isso fica a sua escolha. Mas é aconselhável que utilize a ferramenta Lápis (N, para atalho) por ela ser mais fiel a esse estilo de arte.
A paleta de cores mencionada acima serve (e muito) para esse tipo de arte. Em geral artes pixeladas possuem uma composição de cores de poucos tons. No GIMP você pode habilitar a visualização das paletas de cores indo no menu Janelas » Diálogos de Encaixe » Paletas.
Daí para frente é com você.
Boas artes
Aproveite para me enviar as artes que você criar com esse método. Quem sabe ela não aparece aqui no OGIMP?
julio@ogimp.com.br
0sem comentários ainda