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Composição por fusão.

17 de Setembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
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Caros,

Hoje nós voltamos âmbito da criação de trabalhos através da fusão de imagens de conceitos relativamente compatíveis, hoje especificamente vamos falar um pouquinho sobre eco sistema e natureza, ou seja, vamos reproduzir um pequeno eco-sistema através da fusão de camadas por estrutura coloral e luminosa.

A gente começa escolhendo a imagem base *(primeira) e as que serão anexadas durante a composição:

pigg1

E a imagem a ser anexada :

pigg2

Primeiro, cole a imagem a ser anexada em forma de nova camada. Em seguida vamos agora avaliar a situação da mesma perante a imagem base: Repare que a proporção do objeto a ser anexado está em desacordo com a estrurura proposta pela imagem base *(inclinação perpendicular vertical) uma vez que os elementos presentes na mesma tem seu tamanho reduzido de acordo com a evolução da mesma:

pigg3

De posse disso, precisamos então reduzir o tamanho da imagem a ser anexada para que o objeto se adeque a situação proposta pela imagem base:

Para tal, utilize a ferramenta de redimensionamento presente na caixa de ferramentas principal do Gimp. Não se esqueça de manter o link de proporcionalidade ativado *(a  correntinha lincada) para que a ferramenta faça o serviço sem distorcer o objeto:

pigg4

Feito isso é hora da fusão coloral, repare que o objeto a ser anexado possui estrutura coloral relativamente semelhante a presente em alguns fragmentos  da imagem base, dessa forma basta aplicar sobre o mesmo um efeito de camada ADITIVO*(somador de cor luz), cada caso é único mas geralmente o efeito mais indicado para a situação do dia é o “Luz Dura”:

pigg5

Agora basta fazer uso da ferramenta “Borracha” para eliminar as discrepâncias do trabalho:

Neste caso ocorre algo interessante, repare que o movimento da água que circunda o objeto anexado ajuda a compor o conceito, bastando eliminar apenas as bordas da imagem e demais corpos “estranhos” que não fazem parte do que se deseja anexar:

pigg6

Eis oque temos:

pigg7

Para acrescentar mais vida, vamos agora fazer uso de uma tecnica relativamente comum mas pouco lembrada por nós, vamos inserir pincéis realistas ao conceito da imagem =]:

Este tipo de pincel não é tão raro quanto se pensa, seu uso principal está relacionado a criação de couro cabeludo, tatuagens e afins, mas é possível encontrar material de todos os gêneros e usos incluindo fauna e flora =]  *(caso você não saiba onde encontrar bom material por favor visite este post)

O processo é bem simples, vamos a ele:

Primeiro criamos uma nova camada e escolhemos dentro do nosso acervo oque iremos inserir:

Note que escolhi um pincel de estrutura luminosa relativamente complexa pois ele é escuro onde “não deveria” *(carcaça da ave e cabeça) , mas isto não é um problema, neste tipo de caso basta fazer uso da cor oposta a do problema na hora da aplicação, por exemplo: Quando for aplica-lo em ambientes escuros, opte por cor de frente branca =] , como é o caso do exemplo do dia=]:

pigg8

Geralmente os sets de fauna e flora vem com grande variedade de opções mas sempre use o bom senso ao escolher , dois ou três variantes é ideal =]:

pigg9

Prontinho =] Repare como temos uma história contada pelo ecosistema do cenário que criamos =]:

pigg10

Outro bom exemplo de anexação é feito a partir de objetos semi imersos na água como penas oriundas de pincéis realistas também:

Para o efeito de objetos semi submersos basta usar um efeito de camada neutro como o “extrair grãos” dando sombreamento interno aos objetos presentes na camada:

pigg11

E assim fica o nosso exemplo do dia =]

pigg12

Então hoje meus caros, nós vimos como anexar objetos a um cenário por fusão coloral e a adicionar objetos a um cenário por meio de pincéis realistas =].

Dito isso, vejo vocês no nosso próximo assunto!


Fonte: http://www.ogimp.com.br/tutoriais/intermediario/composicao-por-fusao/

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