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Brincando na terra – parte I

21 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
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Olá gente boa! Nesse meu primeiro grande post quero falar sobre terra. Sim, terra, não o planeta Terra. Terra de verdade na qual a gente brinca. Muita gente (normalmente quem trabalha com arte 3D) precisa de umas texturas maneiras mas não sabe como fazer. São tantos sites de texturas mas parece que nenhum tem a textura que agente quer. Conhece aquele ditado… “se quer alguma coisa bem feita faça você mesmo?” Pois é… aqui você vai ter a oportunidade de aprender a criar por conta própria.

O objetivo aqui não é te ensinar o passo-a-passo, mas sim que você aprenda os conceitos e possa criar livremente, sem seguir uma receita de bolo.

[1] Vamos começar conhecendo o filtro Plasma, amigo fiel dos artistas gráficos, sem ele muito não seria possível (ou seria um saco). Para isso vá em Filtros » Renderizar » Nuvens » Plasma. Essa é a tela que você terá:

plasma

A única opção que temos para ajustar esse filtro é a Turbulência. Basicamente aqui nós alteramos o quão misturadas as cores ficarão. O valor vai de 0.1 até 7. Quanto menor a turbulência maior será a organização das cores… quanto maior a turbulência, menor será essa organização. O botão Nova semente irá trocar as cores e suas disposições de forma aleatória. Esse filtro por si só não tem muita utilidade… a não ser que você adore imagens multicoloridas… O interessante é que a partir dele podemos criar dezenas e dezenas de texturas.

[2] Quando queremos usar esse filtro para gerar algo semelhante a terra usamos também em conjunto a ferramenta colorizar. Ajustando-a para dar uma cor mais semelhante ao tipo de terra que queremos.

Na imagem a baixo eu usei os valores: Matiz = 45; Saturação = 30; Luminosidade = -10.

terra-1

Simples, não? Por aí já temos uma boa terra! =D
Mas ainda podemos fazer muito mais!

[3] Duplique a camada. Vá em Filtros » Detectar bordas » Bordas e aplique o filtro nos mesmos parâmetros da imagem abaixo.

filtro-bordas

[4] No menu  Cores mande Dessaturar (em luminosidade) e em seguida inverta as cores da imagem. Por fim mude o modo da imagem para Multiplicar.

terra-2

[5] E que tal utilizarmos o filtro Cubismo? Para isso vá em Filtros » Artísticos » Cubismo e ajuste o valor para que os cubos pareçam com pequenas pedras regulares. O resultado não parecerá em nada com terra, mas se você repetir o processo [3] e [4] o resultado será semelhante ao da imagem à seguir.

terra-3

Agora vamos fazer o seguinte: numa imagem limpa vamos criar um plasma como visto no item [1] e em seguida dessaturá-lo. Por fim mude o modo da imagem para Sobrepor. Crie uma nova camada (transparente) e coloque-a  abaixo da camada com o plasma. Você provavelmente não está vendo coisa alguma… agora experimente preencher a camada com alguma cor.

terras

Aqui fiz um mosaico com várias cores, inclusive com degradês. Os degradês dão um charme a mais que podem muitas vezes mudar a percepção do trabalho. Se você observou bem, percebeu que essa técnica te dá a possibilidade de fazer centenas de texturas. E imagens de todo o tipo. Dê uma olhadinha na imagem à seguir e tente identificar os métodos usados:

exemplo de trabalho

Observe que a camada do plasma se transformou em algo semelhante a uma sobra. Agora vem o melhor de tudo, que eu reservei para o final. De tão especial vou “começar do começo”.

Crie uma nova imagem de tamanho qualquer e seguindo o item [1] crie um plasma e remova a sua saturação. Em seguida mude o modo dessa camada para Sobrepor. Agora crie uma nova camada abaixo, preencha-a com uma cor qualquer, de preferência semelhante a terra (algo como 91836a). Vá em Filtros » Mapear » Mapa de relevo. Agora você está diante de uma infinidade de possibilidades nesse momento. Se quiser um ponto de partida baseie-se na imagem abaixo.

Mapeamento de relevo

Eu poderia explicar cada variável desse filtro, mas isso vamos deixar para a segunda parte desse tutorial. Por enquanto é “só” isso. Na próxima veremos como criar e trabalhar com pincéis e outras texturas para dar mais realismo aos nossos trabalhos.

Até a próxima!

p.s.: Se você não entendeu qualquer parte desse tutorial sinta-se livre para deixar um comentário com sua pergunta.


Fonte: http://www.ogimp.com.br/tutoriais/intermediario/brincanda-na-terra-parte-i/

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