Olá gente boa! Estava navegando na internet e me deparei com a seguinte imagem:
Está meio óbvio que a imagem está com uma iluminação completamente errada. Está tão tosco que pensei que meu monitor estava com algum problema. Mas na verdade não, é a imagem que está péssima mesmo. Antes de mais nada deu pra entender que trata-se de uma propaganda de uma bateria. Querendo passar uma ideia de durabilidade. O carro está acabado, mas a luz interna ainda está ligada. Só tem um problema… que diabos de iluminação é essa?!
Tem luz em todo canto… vindo de todo canto… teoricamente o ambiente deveria ser noite… mas não é! Pasme! Essa foto foi tirada de dia e remodelada para parecer noite. Seria muito mais interessante tirar a foto a noite e fazer pequenos ajustes posteriormente, mas preferiram tirar de dia. Não teria problema algum se tivessem feito a modificação correta na iluminação.
Vamos usar a ferramenta Curvas. Ela é uma grande aliada no ajuste da iluminação de uma imagem. E também é uma ferramenta muito simples de usar. Os parâmetros são poucos, mas importantes. Como em praticamente qualquer ferramenta as possibilidade são infinitas. Assista o vídeo a seguir para entender como funciona a ferramenta e como a utilizei para verificar a iluminação original da imagem.
Curvas e luz – GIMP from Julio Neto on Vimeo.
{O vídeo realmente está sem som}
Bem… como vocês viram é bem simples. Mas é bom deixar claro que a ferramenta sozinha aqui não faz milagres. Seria necessário vários outros ajustes para fazer a imagem voltar ao seu estado original e mesmo assim muitas informações foram perdidas (nesse exemplo).
Bem… esse foi um exemplo exagerado… que tal algo mais habitual? Veja as imagens a seguir:
A primeira imagem acima é a imagem já corrigida, a imagem de baixo foi a foto original. Observe que a única iluminação da foto parece ter sido do flash. Como a iluminação foi gradual utilizei a ferramenta de ‘Máscara Rápida’ para fazer uma seleção em gradiente da parte mais escura para a mais clara. Assim consegui a iluminação quase perfeita da primeira imagem.
Até a próxima pessoal!
0sem comentários ainda