Olá gente boa! Nesse meu primeiro grande post quero falar sobre terra. Sim, terra, não o planeta Terra. Terra de verdade na qual agente brinca. Muita gente (normalmente quem trabalha com arte 3D) precisa de umas texturas maneiras mas não sabe como fazer. Fica meio perdido nesses muitos sites de texturas e termina não encontrando o que quer. Conhece aquele ditado… “se quer alguma coisa bem feita faça você mesmo”? Pois é… aqui você vai ter a oportunidade de aprender a criar por conta própria.
O objetivo aqui não é te ensinar o passo-a-passo, mas sim que você aprenda os conceitos e possa criar livremente, sem seguir uma receita de bolo.
[1] Vamos começar conhecendo o filtro Plasma, amigo fiel dos artistas gráficos, sem ele muito não seria possível (ou seria um saco). Para isso vá em Filtros » Renderizar » Nuvens » Plasma. Essa é a tela que você terá:
A única opção que temos para ajustar esse filtro é a Turbulência. Basicamente aqui nos alteramos o quão misturadas as cores ficarão. O valor vai de 0.1 até 7. Quanto menor a turbulência maior será a organização das cores… quanto maior a turbulência menor será essa organização. O botão Nova semente irá trocar as cores e suas diposições de forma aleatória. Esse filtro por si só não tem muita utilidade… a não ser que você adore imagens multicoloridas… O interessante é que a partir dele podemos criar dezenas e dezenas de texturas.
[2] Quando queremos usar esse filtro para gerar algo semelhante a terra usamos também em conjunto a ferramenta colorizar. Ajustando-a para dar uma cor mais semelhante ao tipo de terra que queremos.
Na imagem a baixo eu usei os valores: Matiz = 45; Saturação = 30; Luminosidade = -10.
Simples, não? Por aí já temos uma boa terra! =D
Mas ainda podemos fazer muito mais!
[3] Duplique a camada. Vá em Filtros » Detectar bordas » Bordas e aplique o filtro nos mesmos parâmetros da imagem à baixo.
[4] No menu Cores mande Dessaturar (em luminosidade) e em seguida inverta as cores da imagem. Por fim mude o modo da imagem para Multiplicar.
[5] E que tal utilizarmos o filtro Cusbismo? Para isso vá em Filtros » Artísticos » Cubismo e ajuste o valor para que os cubos pareçam com pequenas pedras regulares. O resultado não parecerá em nada com terra, mas se você repetir o processo [3] e [4] o resultado será semelhante ao da imagem à seguir.
Agora vamos fazer o seguinte: numa imagem limpa vamos criar um plasma como visto no itém [1] e em seguida dessatura-lo. Por fim mude o modo da imagem para Sobrepor. Crie uma nova camada (transparente) e coloque-a à baixo da camada com o plasma. Você provavelmente não está vendo coisa alguma… agora experimente preencher a camada com alguma cor.
Aqui fiz um mosaico com várias cores, inclusive com degradês. Os degradês dão um charme a mais que podem mutias vezes mudar a percepção do trabalho. Se você observou bem, percebeu que essa técnica lha dá a possibilidade de fazer centenas de texturas. E imagens de todo o tipo. Dê uma olhadinha na imagem à seguir e tente identificar os métodos usados.
Observe que a camada do plasma se transformou em algo semelhante a uma sobra. Agora vem o melhor de tudo, que eu reservei para o final. De tão especial vou “começar do começo”.
Crie uma nova imagem de tamanho qualquer e seguindo o item [1] crie um plasma e remova a sua saturação. Em seguida mude o modo dessa camada para Sobrepor. Agora crie uma nova camada à baixo da camada do plasma e preencha-a com uma cor qualquer, de preferência semelhante a terra (algo como 91836a). Vá em Filtros » Mapear » Mapa de relevo. Observe que você está diante de uma infinidade de possibilidades nesse momento. Se quiser um ponto de partida basei-se na imagem à baixo.
Eu poderia explicar cada variável desse filtro, mas isso vamos deixar para a segunda parte desse tutorial. Por enquanto é “só” isso. Na próxima parte veremos como criar e trabalhar com pinceis e outras texturas para dar mais realismo aos nossos trabalhos.
Até a próxima!
p.s.: Se você não entendeu qualquer parte desse tutorial sinta-se livre para deixar um comentário com sua pergunta.
0sem comentários ainda